Resumo Cristal | Resumo dos Capítulos da Novela Cristal SBT

Capítulo 01
Empresária de sucesso, Vitória vive atormentada pela tragédia que marcou sua vida. Na juventude se apaixonou por Ângelo de Jesus, um seminarista prestes a seguir o sacerdócio. Apesar da vocação, ele se sente pressionado pela mãe e tem dúvidas sobre o rumo que deve dar ao seu destino. Na noite que antecede sua ida ao seminário, Ângelo e Vitória têm uma noite de amor. Ângelo segue sua trajetória e Vitória fica arrasada. Vitória descobre que está grávida e diz a Luísa que Ângelo é o pai de seu filho. Furiosa, ela proíbe a menina de falar sobre a gravidez com seu filho e a expulsa da cidade. Grávida, sozinha e sem ter para onde ir, Vitória chega à capital e precisa encontrar um trabalho para sobreviver. Meses depois… No momento em que Vitória dá à luz, Ângelo de Jesus é ordenado padre. Sem condições financeiras para criar a filha, Vitória é obrigada a abandonar a criança na porta de uma casa. Vinte e um anos se passam… Depois de chegar ao fundo do poço, Vitória passa por uma grande transformação. Casada com um ator famoso, ela tem uma filha, Ely, e o enteado, João Pedro. Vitória constrói uma carreira brilhante no mundo da moda como estilista. Cristina é fruto do amor proibido de Vitória e Ângelo, viveu em um orfanato e agora, maior de idade, precisa começar sua vida e procura jovens de sua idade para dividir apartamento. Ângelo de Jesus é um padre dedicado e de vocação inquestionável, mas também vive atormentado pelo pecado que cometeu no passado. O destino começa a cruzar a vidas deles quando Alex, marido de Vitória, atropela Cristina.

Capítulo 02
Alex socorre Cristina e se oferece levá-la para casa. João Pedro tenta controlar a vida da irmã rebelde, mas Ely não aceita seus conselhos. Cristina conta que foi atropelada pelo famoso ator, Alex Ascânio, e deixa as amigas eufóricas. Apesar dos anos que se passaram, Ângelo e Vitória vivem atormentados pelas lembranças do passado. Cristina, Zora e Inocência conhecem a vizinha dona Zete, mais conhecida como Madame Ninon, famosa consultora sentimental. Vitória decide investir em um segmento mais popular e choca os colaboradores da Maison.  Inocência conhece João Pedro e fica encantada. Cristina abre seu coração com Inocência e fala da carência afetiva que sente por não ter tido uma família. Lino, filho de dona Zete, conhece as novas vizinhas e sente algo especial por Inocência. Alex critica Vitória por se dedicar exclusivamente ao trabalho e ela pergunta se ele quer o divórcio.

Capítulo 03
Alex descarta a possibilidade de divórcio, mas pede a ela mais dedicação à família. Inocência vai em uma pré-estreia, encontra João Pedro por acaso e não perde a chance de assediá-lo. Depois vê Alex Ascânio, se aproxima do ator e se insinua. Os dois são fotografados juntos. Inocência volta para casa eufórica, acorda as amigas e conta que conheceu Alex Ascânio. Alex disputa espaço no mundo artístico com Gustavo, um ator mal caráter capaz de tudo para se destacar na carreira. Depois de um teste para ser o protagonista de um novo trabalho, Gustavo chantageia o diretor para conseguir o papel e Alex percebe que está sendo vítima de uma armadilha. No trabalho, João Pedro bate de frente com a mãe que usa métodos pouco éticos para combater a concorrência. Vitória confidencia a Berta que não descansará enquanto não se vingar de Luísa, a mãe de Ângelo de Jesus. O que Vitória nem imagina é que a megera também está procurando por ela e já descobriu onde Vitória trabalha.

Capítulo 04
Com medo das chantagens, Aloísio diz a Alex que escolheu Gustavo como protagonista. Ângelo de Jesus vai almoçar na casa da mãe e irrita Luísa ao perguntar de Vitória. Balbina, que presencia a conversa, deixa escapar que a menina foi embora quando engravidou e deixa o padre apreensivo. Alex volta para casa arrasado e pede o apoio de Vitória. Cristina fala sobre seu sonho de ser modelo e Inocência entrega a ela o cartão da Maison Ascânio. Eufórica, Cristina se produz para conhecer a famosa estilista, mas o encontro não é dos mais amistosos. Cristina enfrenta a frieza de Vitória, eu não perde a chance de humilhá-la. Cristina vê todos seus sonhos ruírem diante da poderosa Vitória Ascânio e se surpreende quando ela muda de atitude e diz que vai contratá-la. Depois de um jantar em família, Vitória e Alex saem para dançar. Gustavo, que está na casa noturna, diz a Aloísio que guarda um segredo de Vitória e essa será sua arma contra Alex.

Capítulo 05
Vitória descobre a paróquia onde vive Ângelo de Jesus, mas não tem coragem de se aproximar. Balbina enfrenta a patroa e insiste que ela deve contar ao filho que Vitória estava grávida quando deixou a cidade. A intromissão da empregada irrita Luísa. Cristina chega atrasada na Maison e Vitória, depois da bronca, diz a ela que vai pessoalmente lhe  ensinar os conceitos básicos da moda. Berta interrompe a primeira aula de Cristina, comunica que uma das modelos faltou e Vitória pede a Cristina que vá para a passarela. João Pedro vê Cristina desfilando e fica fascinado. Ângelo confidencia a padre Francisco que rompeu seu voto de castidade quando era jovem e fala de sua desconfiança sobre a possível gravidez de Vitória. Ely vai até a Maison, conhece Cristina e a simpatia é mútua. Vitória elogia a atuação de Cristina e dá ordens para que a contratem imediatamente. Na saída da Maison, Cristina encontra João Pedro e aceita a carona do rapaz sem imaginar que ele é filho da estilista.

Capítulo 06
Encantado com Inocência, Lino pede uma chance, mas ela se esquiva. Cristina e João Pedro passam a tarde juntos e se beijam. João Pedro volta entusiasmado para a Maison e diz ao amigo que pretende terminar seu compromisso com Marion para ficar com a modelo. Eufórica, Cristina conta às amigas que acaba de beijar o grande amor de sua vida. As lembranças do passado estão cada vez mais presentes na vida de Vitória e ela confidencia a Berta que gostaria de reviver seu primeiro amor. Berta a aconselha a procurar o padre.

Capítulo 07
Apaixonada pelo bombeiro, Zora sofre uma grande decepção  ao ouvir Lino comentar com Fonseca que jamais se apaixonaria por ela, pois é muito feia. Cristina e João Pedro continuam se encontrando às escondidas na Maison para que Vitória não fique sabendo do namoro. Durante a aula, Cristina conta a Vitória que é órfã. Berta dá dicas a Cristina para conviver em paz com Vitória. Mulherengo incorrigível, João Pedro consegue levar Cristina ao seu apartamento e tenta seduzi-la. Indignada com a atitude do namorado, Cristina vai embora e desabafa com as amigas. Rebelde e inconsequente, Ely arrisca a vida ao lado do namorado que dirige em alta velocidade. Alex fica furioso com a filha e a chama de irresponsável. Vitória relembra o dia que abandonou a filha recém-nascida, chora copiosamente e Alex não consegue entender o que está acontecendo com ela.

Capítulo 08
Balbina acompanha Luísa em uma visita a Ângelo de Jesus e aproveita para contar ao padre que Vitória foi expulsa quando Luísa descobriu que ela estava grávida. A dúvida sobre a paternidade da criança deixa Ângelo atormentado. João Pedro envia flores a Cristina e no bilhete pede perdão por seu comportamento. Ansiosa por um telefonema de Alex Ascânio, Inocência decide tomar a iniciativa e ligar para o ator, mas é impedida por Cristina e as duas discutem. O remorso por ter abandonado a  filha transformou Vitória em uma mulher amarga. Durante uma reunião com amigos, Alex bebe demais, fala de seus problemas conjugais e irrita Vitória. Alex, apesar de apaixonado pela esposa, confidencia ao amigo, Régis, que já não suporta viver ao lado dela.

Capítulo 09
Vitória e João Pedro discutem e se ofendem mutuamente criando um clima tenso entre eles. Apaixonada por Alex, Inocência pede Cristina para descobrir se ele é feliz com Vitória. Ângelo almoça na casa da mãe e volta a perguntar a Balbina se Vitória esperava um filho dele. Ela confirma, alerta Ângelo para o comportamento estranho de Luísa e afirma que ela tem um remorso que  atormenta sua vida. Convencido da bondade da mãe, Ângelo não acredita na empregada. Gustavo Palhares se une a Raquel para destruir Alex e Vitória Ascânio. Ely discute com a mãe por causa da festa de aniversário. A rivalidade entre Alex e Gustavo está cada vez mais acirrada e eles não perdem a chance de trocarem farpas. Atormentado pela dúvida, Ângelo pede a opinião de padre Francisco e este  o aconselha a procurar pelo filho. Ângelo fica ainda mais confuso quando Luísa o procura para dizer que Balbina mentiu sobre a gravidez de Vitória. O clima na mansão Ascânio continua tenso e não há diálogo entre eles. Cristina aproveita o domingo de sol para ir ao parque e lá encontra João Pedro.

Capítulo 10
João pede perdão a Cristina por sua atitude. Os dois se reconcilam e passam a tarde juntos no parque trocando juras de amor. Diante da insistência do filho, Luísa confirma a gravidez de Vitória, mas afirma que o pai dele a engravidou. Cris volta eufórica para casa e conta para as amigas que ela e João são namorados. João Pedro diz a Vitória que pretende terminar seu compromisso com Marion porque está apaixonado por outra. João tenta acabar com o clima tenso entre os pais e pede que façam as pazes. Por obra de Raquel e Gustavo Palhares, a briga de Alex e Vitória vira notícia de jornal. Irritada, Vitória exige que Alex  se desculpe publicamente. João Pedro e Cristina se encontram, mas na presença de Vitória os dois fingem que não se conhecerem. Vitória  apresenta Cristina como a nova estrela da Maison e diz ao filho que a partir de agora ele cuidará dos contratos da empresa. Cristina fica surpresa quando Vitória diz que ela será a modelo principal da nova coleção e que ficará conhecida no mundo da moda como “Cristal”.

Capítulo 11
Cristina coloca a barreira social como impedimento para seu namoro com João Pedro, mas ele insiste e os dois se beijam. Luísa diz ao filho, Ângelo, que seu pai engravidou Vitória, mas ele se nega a acreditar. Ao ser questionada pelo filho, ela se descontrola. Cristina conhece Adam, o fotógrafo que vai fazer seu ensaio e João Pedro fica enciumado. Uma viagem a trabalho provoca uma nova briga entre Alex e Vitória. Ele tenta de todas as formas convencê-la a ficar para assistir seu recital, mas ela não desiste de sua decisão e Alex ameaça ir embora de casa. Arrasado, Alex encontra o telefone de Inocência e decide telefonar. Cris e Zora criticam Inocência por se envolver com um homem casado, mas ela não dá ouvidos e vai ao encontro do galã. Apesar do bom momento que está vivendo, Cristina vive atormentada pelo abandono e pede a ajuda das freiras para encontrar seus pais.

Capítulo 12
Inocência janta com Alex. Galanteador, romântico, sedutor, Alex deixa Inocência fascinada. Ao retornar para casa, ela está aérea, como quem vive um sonho. Enquanto Ângelo de Jesus desabafa com padre Francisco sobre o comportamento da mãe, Luísa procura um receptador e vende as obras sacras que roubou da igreja. Vitória volta de viagem, encontra Raquel em sua casa e pede satisfações sobre a publicação no jornal. Luísa volta a discutir com Balbina por causa dos segredos do passado e dá uma bofetada na empregada. Inocência telefona para Alex, mas Vitória atende. Cristina critica Inocência por insistir em ter um romance com um homem casado. Cris , contrariando as ordens da patroa, muda o visual, deixa Vitória furiosa e leva uma bofetada.

Capítulo 13
Berta critica a atitude de Vitória em relação a Cristina. Inocência, revoltada, decide vingar a amiga conquistando o marido da estilista. Dona Zete mobiliza os vizinhos para a quermesse do orfanato. Lino convida Inocência, mas é esnobado por ela, que está de saída para o recital de Alex Ascânio. Inocência chega ao teatro e vê Alex com Vitória. Alan telefona para Cristina, percebe que ela está chorando e se oferece para ajudá-la. Na quermesse do orfanato, a madre superiora apresenta Cristina a dona Luísa e padre Ângelo. Ele tem a sensação de que já a conhece. Depois do recital, Inocência tenta se aproximar de Alex, mas ele é frio com ela. Gustavo também está presente e não perde a chance de provocar o rival. João Pedro vive um dilema e não sabe o que fazer com Cristina agora que Marion está prestes a retornar ao Brasil. Cristina se sente solitária e desamparada. Ela decide ir ao loft de João Pedro.

Capítulo 14
Durante a quermesse, dona Luísa espalha seu mal humor. Ao ver seu retrato borrado, Cristina deduz que João Pedro já não a ama e volta para casa arrasada. Inocência chega furiosa do recital, decidida a se vingar do galã e de sua esposa. Ela e Zora aconselham Cristina a não voltar para a Maison. Depois do sucesso do recital, Alex e Vitória se reconciliam e vivem uma linda noite de amor. No dia seguinte, ele confidencia ao amigo, Régis, que sente remorso por ter mentido para Vitória. Luísa força Balbina a desmentir o que disse a padre Ângelo. Vitória vai à paróquia, vê Ângelo de Jesus, mas não tem coragem de se aproximar dele.  Cristina não aparece na Maison e Vitória vai buscá-la em casa.

Capítulo 15
Cristina se espanta com a visita. Vitória diz a Cristina que ela tem um grande futuro pela frente e que está em seus planos investir na sua carreira de modelo. Cansado de ser chantageado, Aloísio cancela a produção da minissérie. Alex e Régis desconfiam que Gustavo Palhares está por trás da decisão. Vitória pede a Cristina que esqueça o incidente e volte para a Maison. Confusa, Cristina vai à igreja rezar e encontra padre Ângelo. No dia seguinte, Cristina volta para a Maison e diz a Vitória que fará tudo que ela disser. Vitória promete transformá-la em uma estrela.

Capítulo 16
João Pedro volta de viagem, pede perdão ao pai por não ter voltado para o recital e diz que tomou uma decisão importante. Cristina se sente uma nova mulher. Berta e Piero dão conselhos sobre como ela deve se comportar. Cristina e João Pedro se reconciliam. Inocência vibra ao saber que Cristina é a nova estrela da Maison Ascânio. Dona Luísa contrata um detetive para saber tudo sobre a vida e os hábitos de Vitória e descobrir onde está o filho ou filha que teve há vinte anos. O interesse de Vitória por Cristina provoca ciúmes entre as modelos. Adam, o fotógrafo, desde que a conheceu está fascinado por Cristina e termina o namoro com uma das modelos da Maison. Cristina e João Pedro se encontram na sala de Vitória e fingem que não se conhecem, mas um comentário da estilista deixa Cristina desconfiada.

Capítulo 17
Cristina pergunta a João Pedro quem é Marion e ele desconversa. A decisão de Vitória de levar Cristina para o desfile em Nova York provoca ciúmes entre as modelos. Paola, que não concorda com a atitude das colegas, alerta Cristina e a aconselha a tomar cuidado. Cristina sai para jantar com João Pedro e insiste em saber quem é Marion. Ele mente e diz que é uma ex-namorada. Cris exige que João Pedro assuma o namoro perante a família. Berta pressiona Darío, e ele acaba admitindo que está apaixonado por Eliana e ela o aconselha a se afastar da filha de Vitória Ascânio. João Pedro desabafa com o amigo, Beto, e diz que não sabe o que fazer para terminar seu compromisso com Marion.

Capítulo 18
Uma das modelos da Maison perde o filho e as amigas desconfiam que ela provocou o aborto. Padre Ângelo pergunta a Balbina se Vitória tinha namorado. Ela diz que não e afirma que ele é o pai do filho que ela esperava. João confessa ao pai que não ama Marion e diz que quer por um ponto final no compromisso arranjado por ele e Vitória. Chega o dia da festa de aniversário de Eliana e João Pedro convida uma amiga da irmã para acompanhá-lo. Cristina está angustiada por causa do desinteresse de João Pedro por ela. Inocência aconselha a amiga a ir à festa com Adam. Gustavo Palhares aparece de penetra na festa da família Ascânio. Alex e Vitória ficam furiosos com ousadia dele. Alex fica sem ação ao ver Inocência .

Capítulo 19 Alex tenta tirar Inocência da festa com discrição, mas é visto por Gustavo Palhares. Eliana bebe demais e dá vexame. Adam fica sabendo que Bijú perdeu o bebê. Alex critica Inocência por ter aparecido na festa sem ser convidada. Gustavo aproveita a ausência de Alex no salão para assediar Vitória. Luísa sofre alucinações e Balbina chama padre Ângelo. Inocência volta para casa revoltada por ter sido desprezada pelo galã e promete se vingar. A festa se transforma em um pesadelo para Vitória: Alex e Eliana bebem demais; João Pedro beija uma garota na frente dos pais de Marion; Lucélia e Vitória discutem por causa dos filhos. Eliana sai da festa com o namorado e só volta para casa ao amanhecer. Vitória tem uma séria discussão com Eliana e dá uma bofetada na filha. No dia seguinte, Vitória vai à igreja e se apresenta para padre Ângelo.

Capítulo 20 Ângelo se surpreende ao ver Vitória. Ela conta que investigou sua vida, mas nunca teve coragem de se aproximar. Ângelo relembra o passado e confessa que até hoje se sente atormentado pelo que aconteceu entre eles. Na porta da Maison, uma mulher misteriosa chama a atenção de Cristina e João Pedro. Vitória conta a padre Ângelo que eles tiveram uma filha e deixa o padre perplexo quando diz que abandonou a filha recém-nascida. Darío mostra a João Pedro o jornal onde ele aparece beijando Mônica. Ele tenta evitar que Cristina veja a matéria. A descoberta de que tem uma filha deixa padre Ângelo atormentado. Lucélia, indignada, mostra a Erasmo a foto de João Pedro beijando outra mulher e faz sérias críticas ao comportamento do futuro genro. Luísa entrega mais uma peça roubada da igreja para o receptador. Adam visita Bijú no hospital e critica a modelo por ter provocado o aborto.

Capítulo 21
Gustavo mostra a Raquel as fotos que fez de Alex com Inocência e diz que pretende usá-las para prejudicar o rival. Rebelde, Eliana continua criando problemas para os pais que não sabem como lidar com a filha adolescente. Vitória fala sobre remorso e Alex desconfia que sua mulher esconde um segredo. João Pedro confidencia ao amigo, Beto, que ama Cristina e que pretende terminar seu compromisso com Marion. Cristina vê no jornal, a foto de João Pedro beijando Mônica na festa da irmã e se sente traída. Apesar da vocação religiosa, padre Ângelo vive atormentado pelo passado e decidido a descobrir o paradeiro da filha que teve com Vitória. João Pedro aparece no apartamento de Cristina e tenta explicar o que aconteceu.

Capítulo 22 João Pedro tenta se explicar, ganha o apoio de Zora e Inocência, que acreditam na sinceridade do rapaz. Ele consegue convencer Cristina de que está sendo verdadeiro e dá a ela um anel de compromisso e a pede em casamento. Emocionada, ela o perdoa e os dois se beijam. Vitória recebe as fotos que comprovam a traição do marido e Alex enfrenta a fúria da esposa. Conceição é baleada em um assalto e morre. Ângelo conta para a mãe que encontrou Vitória e descobriu que os dois tiveram uma filha. Luiz fica furiosa e tenta convencer o filho a esquecer o que aconteceu no passado. João Pedro tenta livrar a barra do pai e diz a Vitória que Inocência é sua amiga e apenas uma fã de Alex. Vitória comunica a Cristina que ela vai participar do desfile. Depois comenta com Berta que gostaria que a filha que abandonou fosse como Cristina. Ângelo critica a atitude da mãe e a culpa pelo destino da filha. Berta flagra Cristina e João Pedro se beijando e aconselha a jovem a tomar muito cuidado com João, que é muito volúvel e mulherengo. As freiras encontram o cesto com as roupas de bebê e avisam Cristina.

Capítulo 23 Em busca de pistas sobre o paradeiro de seus pais, Cristina vai até a Assembléia Legislativa. Padre Ângelo vê a foto de Vitória no jornal e decide procurá-la. Marion fica sabendo pela mãe que João Pedro a traiu com sua amiga, Mônica. João Pedro pesquisa na internet e encontra informações sobre sua mãe, a famosa atriz Laura Garrido. Padre Ângelo diz a padre Francisco que não consegue viver com essa angustia e está decidido a encontrar sua filha. No dia de seu aniversário, Alex fica chateado por Vitória não ter se lembrado da data. Padre Ângelo chega à mansão da família Ascânio.

Capítulo 24
Alex se apresenta como marido de Vitória e padre Ângelo, constrangido, vai embora sem dizer o motivo de sua visita. Depois de descobrir o paradeiro de Vitória, Luísa está decidida a acabar com ela e com a filha que teve com Ângelo. Esquecido pela mulher, Alex comemora o aniversário com o amigo, Régis, a filha e os empregados da casa. Vitória chega e fica constrangida por ter esquecido a data e o clima fica pesado entre o casal. Beto aconselha João Pedro a jogar limpo com Cristina. Decepcionada com Alex, Inocência decide assediar Lino e enche o rapaz de ilusões. Zora, apaixonada por ele, sofre com a situação. Cristina faz sua estreia na passarela. A empregada encontra Adam desmaiado e o rapaz é levado para o hospital. Depois do desfile, João Pedro leva Cristina para seu apartamento e os dois fazem amor. 

Capítulo 25
Depois do desfile, João Pedro consegue seduzir Cristina e os dois fazem amor. Adam continua internado e Marcos decide avisar Viviam, a mãe do rapaz. Vitória se desculpa por ter esquecido o aniversário do marido e enfrenta as críticas de Alex. Padre Ângelo conta à mãe que esteve na casa de Vitória. Apavorada, Luísa suplica ao filho  que esqueça o passado. Cristina vai embora do apartamento de João Pedro sem avisar e ele sai desesperado atrás dela. Cristina chega em casa arrasada e diz às amigas que se sente muito  mal por não ter uma família. O sucesso do desfile da Maison Vitória repercute na imprensa e Cristal é o grande destaque do evento. Padre Ângelo procura Vitória na Maison.

** CASO NÃO TENHA CADASTRO/SENHA MARQUE A OPÇÃO: Prefiro publicar como visitante

Sobre resumo

Resumo-das-Novelas.com é um site/blog voltado para assuntos diversos da TV, sobretudo seu foco é a divulgação dos resumos das principais novelas exibidas no Brasil. Além do resumo semanal das novelas, trazemos a programação da TV, o fuxico dos famosos, celebridades, vídeos e outros assuntos da televisão.Seja bem vindo ao resumo-das-novelas.com