No resumo da novela Velho Chico de Quinta, 24/03:
Médico alerta Leonor: próxima gravidez será fatal. ‘O parto se dando do jeito que deu, é um milagre elas terem sobrevivido’ diz o doutor sobre o estado da esposa de Afrânio e sua filha, a recém-nascida Maria Tereza
Para ajudar Leonor (Marina Nery) a parir sua neta, Encarnação (Selma Egrei) não mediu esforços, nem consequências. Bruta e indelicada, a matriarca dos de Sá Ribeiro praticamente arrancou a criança do ventre da mãe. Quem não se conforma com a atitude é Dr. Emílio (Leopoldo Pacheco), que, momentos mais tarde, chega para examinar a jovem.
“O parto se dando do jeito que deu, é um milagre elas terem sobrevivido”, ele diz a Afrânio (Rodrigo Santoro).Encarnação logo parte em sua defesa, mas é interrompida pelo filho, que pergunta: “O que eu quero saber, doutor, é se elas vão ficar bem”.
Emílio garante que fará o possível pelas duas, mas avisa: “Se o senhor preza mesmo pela mulher que tem, contente-se com essa linda menina que ela acaba de lhe dar”. Coronelzinho e a mãe encaram o médico, confusos, e ele explica: “Outra gravidez como essa, sua mulher não resiste. Será fatal!”.
Ainda vem muito mais por ai no capítulo da novela Velho Chico desta quinta, 24/03. Confira!
Risco de vida de Leonor enfurece Afrânio, que acusa Encarnação. O coronelzinho culpa a mãe por acabar com a linha dos de Sá Ribeiro
A forma com a qual Encarnação (Selma Egrei) conduziu o parto de Leonor (Marina Nery) ultrapassou os limites da compreensão de Afrânio (Rodrigo Santoro). Após ouvir de Dr. Emílio (Leopoldo Pacheco) que a mulher não poderá mais dar à luz sem que perca a própria vida, o coronelzinho se tranca em seu escritório e compensa suas dores na bebida.
Quando a mãe entra e pergunta sobre o estado de saúde da neta, ele explode e acusa a toda-poderosa de ter acabado com a linhagem dos de Sá Ribeiro: “Se você se preocupasse, comigo ou com minha família, não teria feito o que fez!”.
Uma série de acusações se segue, até que a matriarca se defende: “Eu fiz o que tinha que tê feito! Carrego muita dor no meu coração, pra tê espaço pra remorso!”. Mal imaginam os dois que Leonor ouve a conversa de seu quarto e chora pela angústia do marido e pelas ofensas da sogra.
Eulália ganha aliado para enfrentar rivais: ‘Nem que a gente morra por isso’. Belmiro promete que fará de tudo para proteger o que Ernesto Rosa conquistou em Grotas do São Francisco depois da morte do capitão
O assassinato de Ernesto Rosa (Rodrigo Lombardi) deixou Eulália (Fabiula Nascimento) completamente sem chão. Já arrumando as coisas do falecido, a mulher do capitão lembra da bravura do fazendeiro e das rixas que ele mantinha com a família de Sá Ribeiro.
Sofrendo com a perda trágica, ela admite que não sabe se conseguirá lutar por tudo o que o marido conquistou e se abre com Belmiro (Chico Diaz). “Tenho medo de não ter a força que ele tinha… Tenho medo de não continuá as brigas dele…Eu não quero perder o que era dele, Miro… Eu não posso perder!”, diz ela.
O retirante promete que ficará ao seu lado e, se depender dele, não haverá inimigo que prejudique a família dos Rosa. “A gente num vai entregá nada, Dona Eulália… Nem que a gente morra por isso”.