“Escrava Mãe” Resumo dos Próximos Capítulos

“Escrava Mãe” Resumo dos Próximos Capítulos

Escrava Mãe. Saiba mais sobre a novela da Record “Escrava Mãe” e confira o resumo dos próximos capítulos: um navio negreiro navega em direção ao Brasil trazendo mulheres e homens capturados na África, que aqui serão vendidos como escravos. Entre eles, está Luena, que é abusada sexualmente pelo feitor Osório durante o trajeto. Ao chegar ao Brasil, Luena dá a luz a Juliana, mas morre logo após o parto. Juliana é então, criada pela família do Coronel Custódio Avelar como serva familiar, trabalhando em um engenho chamado, “Engenho do Sol”. O português Miguel, ao chegar ao engenho, se apaixona por Juliana, mas para viverem esse amor vão ter que enfrentar as armações do Comendador Almeida, filho do Coronel Custódio que se apaixonou pela bela escrava; e de Maria Isabel que vai se encantar por Miguel. … … ler a sinopse completa

Algumas histórias são tão marcantes que atravessam gerações. É o caso de A Escrava Isaura, obra de Bernardo Guimarães. A trajetória da escrava de pele clara que vivera perseguida pelo obcecado senhor Leôncio ganhou o mundo pelas páginas e telas, tornando-se uma das mais conhecidas tramas brasileiras.

Mas toda história tem um começo. E nada disso aconteceria sem os personagens e enredos de Escrava Mãe, novela de Gustavo Reiz, livremente inspirada no clássico literário. A história inicia-se em 1789, na região de Angola, na África, principal mercado abastecedor de escravos para as plantações de cana-de-açúcar do Brasil. É de lá que são trazidos os africanos Kamau e Luena, a bordo de um navio negreiro. Ao chegarem em solo brasileiro, os dois conseguem fugir e recomeçam suas vidas em liberdade, mas sempre assombrados pelo terror da escravidão.

Quando uma nova vida se anuncia, Luena frustra-se ao notar a pele mais clara da filha: aquela criança era fruto da violência que sofrera durante a travessia do oceano. Os mesmos homens que invadiram a tribo na África, comandados pelo vilão Osório, retornam para buscar a “mercadoria” que haviam perdido. Luena morre ao dar à luz, mas consegue entregar o bebê ao menino Sapião (Sidney Santiago), que foge desesperadamente enquanto Kamau é aprisionado, prometendo um dia voltar para buscar aquela criança, a quem considerava sua filha.

Sapião é acolhido numa grande fazenda açucareira, a Engenho do Sol, e a menina, que ganha o nome de Juliana, será criada com Teresa e Maria Isabel, filhas do coronel Custódio e dona Beatrice Avelar. Se aquele momento já representava uma mudança brusca na vida de Juliana, sua história seria ainda mais repleta de reviravoltas e emoções. Ao completar 18 anos, Juliana conhece a verdade sobre seu passado, revelado por Tia Joaquina. Grande amiga da sinhá Teresa, de quem sempre fora mucama, Juliana fica completamente perdida ao saber que era fruto de uma violência. Jura a si mesma que jamais deixaria um homem branco tocá-la. E é num momento de desespero que ela conhece o jovem português Miguel, um viajante em busca de trabalho na Vila de São Salvador.

No tão marcante ano de 1808, quando a corte portuguesa se transfere para o solo brasileiro, a Vila de São Salvador vivia um momento próspero, sendo bastante beneficiada pelo ótimo desempenho da cultura da cana-de-açúcar. Além de aumentar o poder dos senhores de engenho, isso também atraía bastante gente para a região, em busca de melhores condições de vida. Mas a verdade era que Miguel buscava respostas para um grande mistério que envolvia a morte de seus pais.

O rapaz será o grande amor da vida de Juliana, mas também despertará o interesse de Maria Isabel, a filha do coronel Custódio, que nunca se conformara com o tratamento diferenciado que a escrava recebia. Contando com a fiel e sarcástica mucama Esméria, Maria Isabel não medirá esforços para prejudicar Juliana, jamais aceitando ser afrontada por uma escrava. Como se não bastasse a perseguição da sinhá, Juliana também enfrentará um obstáculo muito poderoso, o Comendador Almeida.

Ao casar com Teresa por um arranjo que tiraria sua família da ruína financeira, Almeida se torna o novo senhor da Engenho do Sol e reacende uma rivalidade histórica com a família do coronel Quintiliano Gomes, dono da fazenda Doces Campos. Guilherme, filho deste poderoso senhor, correspondia-se às escondidas com Teresa, que também o amava, apesar da inimizade entre seus pais. O casamento de Teresa e Almeida marcará o reinício de uma guerra entre as famílias mais poderosas da região e uma fase terrível na vida de Juliana, pois seu novo senhor ficará completamente obcecado por ela.

Juntos, Juliana e Miguel viverão uma intensa e movimentada história de amor, enfrentando inimigos poderosos e obstáculos aparentemente intransponíveis, como o preconceito de uma época que vive à sombra da escravidão. Além de uma trama central forte e emocionante, Escrava Mãe conta com outras histórias de amor, aventura, suspense e comédia.

A pensão Jardineira, taverna liderada por Rosalinda, é o ponto de encontro dos homens do lugar. Por conta disso, um assunto recorrente na Vila é a histórica rivalidade entre Rosalinda e dona Urraca de Almeida, mãe do comendador Almeida. D. Urraca sempre se nomeara a defensora da tradição e dos bons costumes, criticando abertamente o comportamento da inimiga e suas florzinhas, Dália, Petúnia e Violeta, que vivem com ela na taverna. A guerra entre as duas geralmente é aplacada pelo capitão Loreto, chefe da guarda e responsável por manter a ordem na colônia.

Num período em que a circulação de informações e novas ideias poderiam representar uma ameaça à Coroa, quem também se torna um problema para o capitão é o professor Átila. Determinado a criar um jornal na Vila e espalhar suas ideias abolicionistas, o escritor desperta o interesse de muitos jovens, como a sinhazinha Filipa, filha do coronel Quintiliano Gomes. Não satisfeita com a realidade das mulheres da época, ela está à frente de seu tempo e não se conforma com o tratamento dado aos escravos. Lutará pela igualdade e tomará para si a missão de descobrir um mistério que rondava a morte de sua mãe.

Com um minucioso trabalho de pesquisa, a vida dos escravos na época colonial é retratada ressaltando a trajetória dos homens e mulheres que contribuíram para a construção de nosso país. A herança cultural, os sonhos, os medos, os anseios por liberdade, o ódio contra a dominação e os dois lados do processo de exploração são alguns dos temas abordados ao longo de toda a trama por meio de personagens como Juliana, Tia Joaquina, Esméria, Catarina, Sapião, Tito Pardo, entre outros. Além de entreter e emocionar, Escrava Mãe é uma novela que traz à tona assuntos importantes sobre a construção do nosso povo, mostrando que relações bonitas e verdadeiras também podem surgir nos momentos mais turbulentos. E as histórias que atravessam o tempo, como o amor de Juliana e Miguel por sua filha Isaura, merecem ser contadas desde o início.

Fechar Sinopse

Escrava Mãe resumo dos próximos capítulos. Leia o resumo semanal da novela

Confira o resumo da novela Escrava Mãe e fique por dentro dos próximos capítulos

SEG TER QUA QUI SEX
19
10
20
10
21
10
22
10
23
10
26
10
27
10
28
10
29
10
30
10



Segunda-Feira, 19 de Outubro

Capítulo 45: Almeida se retira da festa e no caminho se depara com Petúnia e o bebê. Almeida fica estático, sem reação.

Petúnia o observa, tensa. Almeida se aproxima e ela recua, assustada, protegendo a criança.

Almeida a encara, sério. Urraca leva uma taça de vinho para um local mais vazio do salão e, discretamente, despeja o conteúdo do pingente dentro da taça.

Almeida tira o bebê dos braços de Petúnia que teme que ele faça algum mal. O bebê chora e Almeida acha que está com fome.

Ele coloca o dedo mínimo na boca do bebê que para de chorar e ele sorri. Miguel tira Juliana para dançar.

Eles rodopiam pelo salão como se não existisse mais nada em volta. A música acaba e eles se olham, encantados.

Miguel aproxima sua mão do rosto de Juliana e retira a máscara dela, devagar. Sapião leva um golpe do oponente e tem sua perna quebrada.

Sapião cai no chão, urrando de dor. Osório comemora, enquanto Zé Leão se aproxima e chuta Sapião, que continua desacordado.

Terça-Feira, 20 de Outubro

Capítulo 46: Miguel retira a máscara de Juliana. Urraca vê Juliana e faz um escândalo.

Loreto chega e Miguel sai sem ser notado. Catarina questiona Urraca sobre a sua convidada.

Juliana sai pelo mesmo caminho que Miguel. Urraca pede desculpas a Catarina e oferece a taça de vinho.

Catarina ignora e se dirige a Loreto. Na confusão entre as taças de vinho, Loreto, Catarina e Urraca bebem da taça sem saber qual está com o pó.

Petúnia senta ao lado de Almeida e o acaricia com os pés. Almeida e Petúnia se beijam calorosamente.

Beatrice bêbada revela a Maria Isabel e Teresa que ama Quintiliano, elas ficam chocadas. 01072016cap24.

Quarta-Feira, 21 de Outubro

Capítulo 47: Juliana está intrigada, com a máscara na mão. Miguel a observa, escondido.

Belezinha surge correndo. Urraca surge no meio do salão, batendo palmas, completamente alterada e empapada de suor.

Juliana conversa com Tia Joaquina que acha que o homem da máscara que a pediu para dançar era Miguel. Zé Leão, Tipo Pardo e alguns escravos chegam com Sapião desacordado, muito ferido, em uma maca.

Loreto vai até a pensão e encontra Rosalinda desmaiada. Loreto a coloca na cama e Rosalinda volta a si e eles se beijam, apaixonadamente.

Urraca continua sendo o centro das atenções no baile, diante dos olhares estarrecidos dos presentes. Quintiliano convida Catarina para conhecer sua fazenda e ela aceita.

Tito Pardo alcança Zé Leão e diz que sabe porque Sapião ficou todo machucado e ameaça entregar a luta de escravos a Beatrice. Nestor aguardando, atento, com a espingarda perto dele.

Irani frustada num canto, costurando uma meia. Eles ouvem um barulho.

Nestor já se alarma e pega sua espingarda. Irani e Nestor estranham quando Belezinha diz que a condessa é negra.

Amanhece na vila. Catarina diz que dormiu como uma rainha e adaptada ao novo lar.

Catarina desconfia e conversa com Rebeca que se foi vítima de uma armadilha, ao ser convidada a beber a taça de vinho com algum tipo de droga oferecida por Urraca. Urraca está furiosa diante de Rosalinda, que parece surpresa, querendo rir a todo tempo.

Urraca não se lembra de nada do que aconteceu. Rosalinda ri e Urraca se incomoda.

Sapião sente dor enquanto é examinado por dr. Pacheco.

Quintiliano está furioso diante do que ouve de Bá Teixeira que Osório está colocando os escravos para brigar. Almeida diante do dr.

Pacheco dissimulado sobre uma possível roda de apostas com escravos. Juliana desconfia de Sapião sobre o que ele falou sobre um acidente.

Esméria ouve Juliana contar que pensa ter visto Miguel no baile e conta a Maria Isabel que fica nervosa. Maria Isabel diz a Esméria que vai acorrentar Juliana para que ela não seja uma ameaça aos seus planos.

Quinta-Feira, 22 de Outubro

Capítulo 48: Esméria está surpresa diante de Maria Isabel que pensa em colocar a culpa da morte do coronel Custódio em Juliana. Miguel está confuso diante de Maria Isabel, que parece nervosa e eles conversam sobre a aparição no baile.

Teresa pergunta a Juliana tudo que aconteceu no baile. Osório discute com Bá Teixeira que entregou os negócios dele ao coronel.

Quintiliano recebe Catarina e Rebeca. Tomás e Filipa estão presentes.

Quintiliano atende a porta e é Beatrice quem chega e fica contrangida diante dele e Catarina. Quintiliano e Beatrice se olham intensamente e Catarina e Tomás percebem o clima.

Maria Isabel vai até Loreto e mente sobre o verdadeiro assassino de seu pai. Dr.

Pacheco conta a Loreto que Almeida está metido em roda de apostas. Catarina diz a Quintiliano e Beatrice que pretende investir em negócios na vila.

Quintiliano mostra o engenho a Catarina que se incomoda ao ver equipamentos de tortura. Osório traz os escravos para que Catarina os vejam.

Catarina diz a Quintiliano que já teve muitos escravos, mas que já os libertou antes de se mudar. Os escravos se espantam e se entreolham.

Rosalinda não aceita que dr. Pacheco examine suas florzinhas e nem ela.

Almeida nervoso, bebe diante de Urraca e Petúnia. Ele diz a Petúnia que não tem certeza se a filha é dele e não quer vê-la nunca mais.

Almeida com raiva manda Petúnia pegar o bebê e sair da casa imediatamente. Maria Isabel conta a Esméria que já avisou o capitão Loreto sobre as desconfianças e que precisa que Esméria esconda a arma no quarto de Juliana.

Irani volta pra casa arrasada com as humilhações de Almeida e diz que Petúnia está hospedada na casa de Urraca, Belezinha deduz que o filho de Petúnia é de Almeida. Só então eles veem Juliana chegar no local, com o vestido para devolver e se espanta ao ouvir aquilo e pergunta se o senhor Almeida teve filho com outra mulher.

Sexta-Feira, 23 de Outubro

Capítulo 49: Juliana acalma Belezinha e diz que não irá contar nada a sua senhora. Petúnia vai até a pensão de Rosalinda com Jasmim nos braços e diz que Almeida a expulsou de casa.

Rosalinda e Violeta amparam Petúnia. Juliana caminha pensativa, pelo mesmo local onde encontrara a máscara de Miguel.

Tozé conta a Catarina sobre a bebida que era para ela ter bebido na festa. Catarina promete se vingar.

Petúnia pensa em entregar a filha em um convento ou na roda dos rejeitados e Rosalinda não deixa. Miguel fala para Maria Isabel que eles vão contar tudo que sabem ao capitão Loreto para ficar livre de uma vez por todas, Maria Isabel se espanta.

Juliana visita Sapião e diz que aceita se casar com ele que fica emocionado. Juliana conta tudo sobre o Miguel e pede que Sapião conte tudo pra ela também, inclusive sobre ele ter se machucado daquele jeito.

Osório procura Catarina pois ouviu dizer que ela procura fazer negócios na vila. Átila vai até a casa de Almeida e diz que vai assumir a filha e Petúnia.

Teresa está nervosa querendo saber o teor da conversa no gabinete.

Segunda-Feira, 26 de Outubro

Capítulo 50: Juliana está indignada diante de Sapião após saber a verdade e pede para ela não contar a ninguém. Miguel anda apressado, levando Maria Isabel pelo braço.

Maria Isabel entra, aos trancos, como que empurrada, assustando Loreto. Miguel entra e Loreto fica espantado.

Urraca está de um lado para o outro da casa e sente falta do choro do bebê. Miguel está muito revoltado diante de Loreto e Maria Isabel, que está muito aflita.

Os soldados prendem Miguel.

Terça-Feira, 27 de Outubro

Capítulo 51: Loreto pressiona Maria Isabel para dizer que escrava está com a arma. Almeida discute com Teresa.

Genésio diz a Tito Pardo que vai fugir para o quilombo. Urraca vai buscar a neta, mas Rosalinda impede.

Irani diz a Nestor que inventou história sobre índio canibal e os dois se beijam. Juliana conta a Teresa que Almeida não é o homem que ela pensa.

Urraca e Rosalinda brigam. Catarina fala a Tozé que Osório pode ser útil.

Quinitiliano desconfia de Osório. Osório discute com um homem em uma roda de escravos, quando chegam os homens do capitão.

Sapião pede ajuda para Tito Pardo para voltar para a senzala. Esméria acorda e procura seu baú.

Quarta-Feira, 28 de Outubro

Capítulo 52: Juliana conta a Teresa como descobriu que o filho de Almeida é de uma meretriz. Petúnia separa Urraca e Rosalinda.

Átila se assusta ao ver Miguel na cela. Zé Leão acorda e vê que Esméria está com a arma que matou o coronel.

Zé Leão entrega Esméria, junto com a arma, para Loreto, Almeida e Maria Isabel. Tomás diz a Violeta que quer um duelo com Jean Pierre.

Miguel conta a Átila que é inocente e que Maria Isabel é sua noiva. Urraca pede para Dália roubar a criança e entregar a ela.

Petúnia diz que ela decidirá o destino de sua filha e Rosalinda pede para que ela não faça nenhuma besteira. Tia Joaquina fala para Juliana ir à sala e conta a Teresa que Miguel está vivo.

Quinta-Feira, 29 de Outubro

Capítulo 53: No meio da confusão, Esméria diz que a arma estava com Juliana e Maria Isabel fala que explicará tudo. Átila diz a Petúnia que cuidará dela e da filha.

Maria Isabel sai com Loreto para falar sobre a situação e Teresa conta a Juliana que Miguel está vivo. Maria Isabel diz que Esméria é culpada.

Tia Joaquina tenta acalmar Juliana. Sapião conta a Tito Pardo que pediu Juliana em casamento.

Maria Isabel fala a Esméria que cuidará de tudo e Loreto diz que Miguel será solto. Tia Joaquina conta a Tito Pardo o que aconteceu, Juliana sai angustiada.

Juliana segura a máscara de Miguel e começa a chorar. Loreto libera Miguel da cela.

Átila abriga Petúnia e sua filha em sua casa.

Sexta-Feira, 30 de Outubro

Capítulo 54: Maria Isabel ameaça Almeida e diz que levará Miguel para dentro da casa. Violeta conta a Dália sobre o duelo de Tomás e Jean Pierre.

Rosalina passa mal e Dália chama o Dr. Pacheco.

Dr. Pacheco examina Urraca e a questiona sobre práticas com escravos além do trabalho.

Esméria fala a Loreto que sabe sobre rodas de escravos. Teresa pergunta a Almeida se ele teve filho com outra mulher.

Maria Isabel diz que Juliana não pode sair da senzala sem autorização de Almeida e conta a Beatrice e Tia Joaquina que está noiva de Miguel. Juliana conversa com Sapião e diz que tem algo sério a contar para ele.

Fonte: Resumo Novelas da Record “Escrava Mãe” Resumo dos próximos capítulos