Novela Meu Pedacinho de Chão Resumo do Capítulo de Quarta 30/04/2014
Novelas da Globo: Meu Pedacinho de Chão resumo dos capítulos. No resumo da novela Meu Pedacinho de Chão de Quarta, 30/04:
Greve na casa de Epa! Maria Catarina se recusa a dormir com o marido. Irritada com a decisão de expulsar Zelão e Mãe Benta da casa onde vivem, mãe de Pituquinha muda de quarto.
Quem conhece a Maria Catarina (Juliana Paes) sabe que ela nunca iria concordar com a decisão do coronel Epa (Osmar Prado) de expulsar Zelão (Irandhir Santos) e Mãe Benta (Teuda Bara) da casa onde vivem. E foi isso mesmo o que aconteceu! Quando ela soube da decisão do marido, ficou uma fera! “Mas a Mãe Benta você não vai mandar embora, e muito menos o Zelão. Isso eu não vou permitir de jeito nenhum!”, avisa ao marido.
Perplexo com a atitude da mulher, Epaminondas deixa claro o que pensa: “Você não é ninguém pra deixar ou não deixar, mulher.” Catarina, que tem um ótimo coração, toma uma importante decisão a fim de convencer o marido a mudar de opinião: “Pois eu lhe digo que eles não vão sair daqui. E você vá almoçar sozinho porque eu não me sentarei mais na sua mesa.” E completa: “Ah, e arranje outra mulher se puder, pra dormir com você. E com licença!”
Depois da discussão, a mãe da Pituca (Geytsa Garcia) arruma as malas e se muda para o quarto vazio do Ferdinando (Johnny Massaro) sob os olhares curiosos da Amância (Dani Ornellas) e da filha. A menina fica preocupada com a atitude da mãe: “E se o pai obriga a senhora a voltar, mãe?”, pergunta. Ainda brava, Catarina responde: “Ele não é homem pra isso!”
Vem muito mais por ai no capítulo de Quarta, 30/04. Confira no resumo da novela Meu Pedacinho de Chão
Expulso da fazenda! Coronel Epa demite Zelão e diz que quer a casa de volta. Ele descobre que Mãe Benta abrigou Serelepe e fica uma fera. Ferdinando enfrenta o pai e diz que ele não pode mandar a família embora.
O coronel Epa (Osmar Prado) faz de tudo para tentar separar o Serelepe (Tomás Sampaio) da sua filha, a doce Pituquinha (Geytsa Garcia). Depois de descobrir que o menino está escondido na casa da Mãe Benta (Teuda Bara), ele toma uma importante decisão: expulsar a benzedeira e o Zelão (Irandhir Santos) da casa onde vivem.
Um dia, o capanga chega até a sala do patrão, que logo explica que a conversa entre eles será muito séria. Sem entender nada, o rapaz pergunta do que se trata e fica perplexo com o que ouve: “Porque vou precisar daquela casa e vocês, você e sua mãe, vão ter que ir embora aqui da fazenda!”
Chocado, Zelão conta a ordem do coronel a bondosa Mãe Benta que, apesar de muito triste, não pensa em acatar as ordens: “Pois o coroné tá muito enganado se pensa que a gente vai aceitá isso dessa manêra. Eu num sei ainda como é que a gente pode fazê, mas uma coisa é certa: eu num saio daqui enquanto estivé viva!”, desabafa.
A triste notícia chega até Ferdinando(Johnny Massaro), que não concorda de jeito nenhum com o que acabou de saber. Por isso, decide ir até a Casa Grande com a intenção de ajudar a pobre família. Mesmo sem ser bem recebido pelo pai, o jovem explica que ele não pode expulsar os empregados daquela casa. O coronel não entende nada e pergunta do que ele está falando. E o engenheiro agrônomo responde: “O senhor já ouviu falar de usucapião?”
Zelão descobre que Rodapé só escrevia rabiscos nas cartas de amor para Juliana. O capanga morre de vergonha ao ouvir a notícia da professora e sentencia: ‘Vô matá aquele mardito.’ Vai ter confusão na certa!
Zelão (Irandhir Santos) nunca desconfiou que as cartinhas que ditava para o Rodapé (Flavio Bauraqui) não passavam de rabiscos e garranchos! Por isso, encucado com o silêncio da professora Juliana (Bruna Linzmeyer), ele decide ir até a escola para cobrar uma resposta.
A mocinha do cabelo rosa fica surpresa com a presença do capanga, que logo trata de lhe explicar o motivo da sua visita: “A senhora não vai respondê?”, pergunta. “Responder, o quê?”, ela responde. “As carta”, ele fala. Finalmente entendendo quem escrevia aquelas cartas sem pé nem cabeça, a professorinha pega todos os papéis e revela ao rapaz: “Você disse que sabia ler e escrever malemá, não foi? Pois eu lhe digo que você não sabe nada e eu lamento muito.”
Com lágrima nos olhos, ele custa a acreditar no que ouviu: “Então, era só rabisco?”, pergunta. “Eram”, Juliana confirma. Envergonhado pelo o que acabou de descobrir, Zelão se afasta e desaparece da vista da moça por quem é apaixonado. Chegando em casa, o capanga desabafa com Mãe Benta (Teuda Bara), que interrompe a conversa com o Serelepe (Tomás Sampaio): “Minha vontade agora era morrê. Tudo acontece comigo!” Sem entender nada, a senhora pergunta: “Que outra novidade ocê me traz?” “A novidade é que eu vô matá aquele mardito do Rodapé”, conta