Resumo da Novela Fina Estampa | Resumo Novelas da Globo

Resumo da Novela Fina Estampa | Resumo Novelas da Globo

Fina Estampa. Saiba mais sobre a novela da Globo “Fina Estampa” e confira o resumo dos próximos capítulos: A trama conta a história da açoriana Griselda. De família muito pobre, ela veio para o Brasil aos cinco anos. Aos catorze, se casou e, aos quinze anos, foi mãe. Sozinha, criou os três filhos: Joaquim José, o “Quinzé”, José Antenor e Maria Amália. Seu marido, Pereirinha, era pescador que morreu em alto-mar, cujo corpo nunca havia sido encontrado. Para sobreviver e criar seus meninos, passou a fazer uma das únicas tarefas que havia aprendido fora do serviço …ler a sinopse completa

Griselda conserta de tudo um pouco, desde trocar pneus, a mexer com eletricidade ou reparos em eletrodomésticos, fazendo pequenos serviços de casa em casa, sempre usando um macacão de oficina. Era conhecida como marido de aluguel ou Pereirão por seus serviços.

O destino de Griselda irá se cruzar com o do chefe de cozinha René Velmont. A açoriana faz um reparo no carro dele e passa a fazer pequenos serviços em sua mansão. René é casado com a madame Teresa Cristina, uma mulher fútil, mau-caráter e cheia de preconceitos. René faz de tudo o que a esposa pede e é grato por ela ter lhe dado o curso de culinária na França e ter aberto o restaurante Le Velmont. Juntos, eles têm dois filhos: René Jr, um adolescente que quer a todo custo ter sua primeira namorada e é muito controlado pelos pais, e Patrícia, uma jovem estudante que não tem nada a ver com a personalidade esnobe e dondoca da mãe.

Mas algo liga Griselda à família de Teresa Cristina sem elas saberem: José Antenor, um dos filhos de Griselda, que estuda medicina a muito custo e namora Patrícia, a filha de Teresa. O filho de Griselda tem vergonha da mãe e dos irmãos, odiando a vida de pobre que eles têm. De tanta vergonha que tem de sua própria mãe, ele não admite que ela diga que é sua mãe aos amigos, nem que o prestigie em festas na faculdade. O pior é que Teresa quer conhecer a mãe de seu genro e Antenor sabe que Teresa nunca admitiria um genro pobre e proibiria seu namoro com Patrícia.

Teresa Cristina também tem a seu dispor um fiel mordomo, o engraçado Crodoaldo Valério, apelidado de Crô, já que por um erro do cartório não foi registrado com o nome correto (Clodoaldo). Ele idolatra a patroa e faz todas as suas exigências. A única ligação de Crô com seu passado é a sobrinha Vanessa, que tem sua faculdade paga por Teresa. Crô também se sente humilhado e por isso faz tudo que a madame quer.

Álvaro Siqueira é filho de dona Íris, que vive há anos fora do país, e primo de Teresa. Íris, a tia de Teresa Cristina, sabe muitos segredos a respeito do seu passado e isso pode abalar sua reputação. Álvaro vive sendo cobrado e infernizado pela prima, que se acha no direito de controlar a vida de todos. Ele é casado com Zambeze, tendo-a conhecido no Tibet. Juntos levam uma vida zen e natural à beira-mar e ganham dinheiro fazendo massagens e vendendo lanches em um quiosque.

Outra história diz respeito a Joaquim José, o Quinzé. Filho mais velho de Griselda, trabalha no bar Tupinambar e sonha em crescer na vida. Como não pôde estudar, se esforça para vencer. Tem muito ódio da ex-esposa por tê-lo traído e o abandonado com um filho pequeno para criar, o menino Quinzinho.

Teodora, uma mulher fútil e ambiciosa, teve a coragem de fugir com o amante, o lutador Wallace Mu e abandonar filho e marido em troca de diversão e dinheiro. Nunca teve paciência com o filho nem gosta de crianças; também não queria ficar com um marido pobre e derrotado, como diz. Pensando somente em si mesma, viverá em busca de prazer e muito dinheiro.

Maria Amália (nome em homenagem a Amália Rodrigues), a única menina de Griselda, trabalha vendendo cosméticos naturais feitos pela Dona Zilá e sonha em um dia melhorar a condição de vida da mãe e ter um grande amor, que encontrará com Rafael, um rapaz desonesto que faz tudo para ter o que deseja, mas a ama muito.

Esther Wolkoff é uma mulher muito elegante que ama seu marido, Paulo, irmão de Teresa Cristina. Seu maior sonho é ter filhos, porém descobre que Paulo é estéril, não podendo realizar seu sonho. Por esse motivo, eles consultam a Dra. Danielle Fraser, quem recomenda fazer barriga de aluguel, mas Paulo é contra, pois sua esposa irá abrigar um bebê que não é dele, ou seja, de um doador.

Danielle Fraser é uma mulher batalhadora e determinada, médica competente, que perdeu o marido em um acidente de carro e por isso nunca teve filhos. Ela, portanto abre uma clínica de fertilização in vitro para realizar sonhos de outras mulheres assim como ela, que não pode ter filhos. O que ela não esperava era que seu irmão querido, Guilherme, sofresse um acidente de carro e falecesse, deixando para trás o filho, o pequeno Pedro Jorge, o qual Guilherme havia pedido para que Danielle tomasse conta. Assim, a médica resolve entrar na justiça para conseguir a guarda do sobrinho, porém ela terá que enfrentar os avós dele, Celina e Henrique, pais da mãe do menino, que sempre acusaram Guilherme pela morte da filha, que morrera no parto de Pedro Jorge.

Outro drama é de Celeste, que sofre agressões do marido Baltazar. Ela cria com dificuldades a filha Solange e não tem coragem de denunciar o marido à polícia. Baltazar é um homem cruel que não mede esforços em impor seu poder, destruindo as pessoas que atravessarem seu caminho. Celeste só pode contar com a ajuda de sua vizinha e comadre, única e melhor amiga, Griselda.

Um mistério em fase de resolução na trama é o fato da aparição misteriosa do personagem Enzo, que literalmente caiu do céu direto no mar, segundo a visão do Álvaro. Tudo indica que ele está investigando a vida de Griselda, que tornou-se milionária após vencer na loteria.

A trama tem uma verdadeira reviravolta quando Griselda, rica e milionária após ganhar na loteria, descobre que Pereirinha, seu ex-marido que acreditava estar morto, está vivo e atrás de sua rica fortuna. Teresa Cristina se mostrará uma mulher fria, que trai o marido com o segurança da mansão, o mau-caráter Ferdinand, e que é capaz de tudo para conseguir o que pretende.

Teodora é expulsa de casa por Wallace, que descobre que ela só estava interessada em seu dinheiro, e acaba se encantando por Quinzinho e com isso, se aproximando de Quinzé. René, cansado das loucuras da mulher, se vê apaixonado por Griselda, e pronto para iniciar uma nova fase de sua vida. Patrícia abandona Antenor, e começa a se envolver com seu professor, o correto Alex, algoz de Antenor. Em meio a isso tudo, ocorre a separação de Esther e Paulo, e o envolvimento deste com Vanessa, a sobrinha oportunista de Crô. E Esther se encanta pelo português Guaracy, um humilde dono de bar, o famoso Tupinambar. Enquanto isso, Teresa Cristina descobre o caso de Griselda e Renê, e com a ajuda de seu novo amante, Pereirinha, fará de tudo para destruir sua rival. Joana, a irmã gêmea de Marcella, morta por Teresa, chega de Belém para saber sobre sua irmã, e com a ajuda do delegado Dr. Paredes, tenta prender Teresa Cristina.

Fechar Sinopse

Fina Estampa resumo dos próximos capítulos. Leia o resumo semanal da novela

Confira o resumo da novela Fina Estampa e fique por dentro dos próximos capítulos

SEG TER QUA QUI SEX SAB
01
06
02
06
03
06
04
06
05
06
06
06
08
06
09
06
10
06
11
06
12
06
13
06



Segunda-Feira, 01 de Junho

Capítulo 61: Ferdinand se surpreende com o pedido de Tereza Cristina, que ameaça o comparsa. Griselda ajuda Renê.

Íris decide ir à casa de Tereza Cristina. Baltazar proíbe Celeste de contar para Griselda que Renê e Tereza Cristina se separaram.

Paulo convida Vanessa para trabalhar na Fio Carioca. Esther e Guaracy se beijam.

Antenor reage com despeito ao ver o carro que Amália ganhou de Griselda. Tereza Cristina leva Pereirinha para sua suíte.

Íris e Alice chegam à mansão Velmont. Renê e Griselda se beijam.

Terça-Feira, 02 de Junho

Capítulo 62: Griselda e Renê têm sua primeira noite de amor. Esther e Guaracy passam a noite juntos.

Solange conta para Celeste que assinou contrato com uma gravadora. Enzo procura Danielle.

Guaracy garante que assumirá o filho que Esther está esperando. Antenor desconfia de que Griselda esteja namorando.

Letícia se envergonha do comentário que Vilma faz na frente Juan Guilherme. Alice mostra a Íris a foto que tirou de Tereza Cristina e Pereirinha de seu celular.

Wallace vê Teodora trabalhando no hotel.

Quarta-Feira, 03 de Junho

Capítulo 63: Wallace fica penalizado com a situação de Teodora. Baltazar conta para Tereza Cristina que Renê dormiu com Griselda.

Crô cumprimenta Ferdinand, e Álvaro estranha. Juan Guilherme pede Letícia em casamento.

Juan Guilherme nomeia Edvaldo como o novo gerente, e Zuleika fica inconformada. Teodora presta atenção à conversa de Pereirinha e Ferdinand sobre o tesouro escondido na casa.

Griselda combina de se encontrar novamente com Renê. Teodora encontra o tesouro do chinês.

Quinta-Feira, 04 de Junho

Capítulo 64: Teodora pensa em esconder o tesouro no hotel. Celeste avisa a Griselda que Baltazar contou para Tereza Cristina sobre seu romance com Renê.

Pereirinha chega à casa de Tereza Cristina. Vanessa pede a Paulo para fazer a nova coleção da Fio Carioca.

Danielle se encontra com Enzo. Antenor e Beatriz veem Patrícia e Alexandre na pizzaria.

Griselda comenta que está preocupada com o silêncio de Teodora. Teodora leva a caixa com o tesouro para ser avaliada em um antiquário.

Sexta-Feira, 05 de Junho

Capítulo 65: Renê se recusa a aceitar a oferta de Griselda, que pretende comprar um restaurante para ele. Zuleika conta para Amália que ela e Rafael passaram a noite juntos.

Antenor se matricula nas aulas de Alexandre, e Patrícia estranha. Celina pede para Danielle continuar cuidando de Pedro Jorge.

Pereirinha e Enzo descobrem que o tesouro do chinês foi encontrado. Teodora se desespera ao ver que a caixa com as miniaturas não está mais em seu armário.

Renê procura Tereza Cristina.

Sábado 6 de Junho

Capítulo 66: Tereza Cristina confronta Renê. Renê afirma a Griselda que não entrará na justiça contra Tereza Cristina.

Teodora se enfurece por não conseguir nenhuma pista sobre o tesouro. Alexandre pede Patrícia em namoro.

Silveira oferece um emprego a Renê em troca de sua estadia no hotel. Teodora garante para Pereirinha e Enzo que não sabe nada sobre o tesouro.

Rafael enfrenta problemas na prisão. Crô revela a Tereza Cristina que ela está sendo procurada pela polícia.

Segunda-Feira, 8 de Junho

Capítulo 67: Quinze convida Deborah para sair, e Dagmar sente ciúmes. Amália conversa com Rafael na delegacia.

Griselda propõe comprar um novo restaurante para Renê. Antenor se matricula nas aulas de Alexandre, e Patrícia estranha.

Celina pede para Danielle continuar cuidando de Pedro Jorge. Tereza Cristina manda Crô dispensar os empregados para receber Pereirinha.

Pereirinha e Enzo descobrem que o tesouro do chinês foi encontrado. Teodora se desespera ao ver que a caixa com as miniaturas não está mais em seu armário.

Renê procura Tereza Cristina.

Terça-Feira, 9 de Junho

Capítulo 68: Tereza Cristina confronta Renê. Renê afirma a Griselda que não entrará na justiça contra Tereza Cristina.

Teodora se enfurece por não conseguir nenhuma pista sobre o tesouro. Alexandre pede Patrícia em namoro.

Silveira oferece um emprego a Renê em troca de sua estadia no hotel. Teodora garante para Pereirinha e Enzo que não sabe nada sobre o tesouro.

Rafael enfrenta problemas na prisão. Crô revela a Tereza Cristina que ela está sendo procurada pela polícia.

Quarta-Feira, 10 de Junho

Capítulo 69: Tereza Cristina revela a Crô o que aconteceu com Marcela. Teodora encontra uma das miniaturas embrulhada em seu uniforme.

Paulo não gosta dos desenhos de Vanessa. Juan e Letícia decidem marcar a data do casamento.

Amália visita Rafael. Tereza Cristina e Crô se livram dos cartazes da polícia.

Danielle pensa em Enzo. Zuleika fica interessada em Wallace.

Antenor ouve Patrícia aceitar o pedido de namoro de Alexandre. Íris e Alice ouvem Tereza Cristina e Crô falando sobre os cartazes da polícia.

Amália é levada ao encontro de Rafael.

Quinta-Feira, 11 de Junho

Capítulo 70: Rafael pede para Amália não o visitar na penitenciária. Íris exige que Tereza Cristina lhe conte sobre os cartazes da polícia.

Severino ajuda Renê no restaurante do hotel. Deborah mente para se aproximar de Quinzé.

Teodora consegue o direito de passear com Quinzinho. Patrícia cobra explicações de Antenor, e Tereza Cristina flagra os dois.

Tereza Cristina convida Alexandre para jantar em sua casa. Griselda revela a Vilma que está namorando Renê.

Wallace chama Zuleika para sair. Quinzé aconselha Teodora a desistir de Quinzinho.

Sexta-Feira, 12 de Junho

Capítulo 71: Quinzé ameaça fugir com Quinzinho para afastar Teodora do menino. Tereza Cristina avisa a Renê que o jantar oferecido para Alexandre será no mesmo dia da festa de Griselda.

Letícia pede para Juan adiar o casamento. Pereirinha pega dinheiro com Tereza Cristina.

Zuleika marca uma consulta para Wallace. Teodora busca Quinzinho na casa de Griselda.

Sábado 13 de Junho

Capítulo 72: Paulo reprova os desenhos de Vanessa, que pede ajuda a Esther. Patrícia ouve Antenor dizer que irá ao seu jantar e fica irritada.

Quinzé observa Teodora levar Quinzinho ao colégio. Quinzé vai atrás de Teodora, e Mônica o repreende.

Vanessa pede para Esther deixá-la assumir a autoria dos desenhos para a nova coleção da Fio Carioca. Danielle pede autorização à Celina para levar Pedro Jorge à festa de Griselda.

Tereza Cristina se irrita quando Patrícia avisa que vai com Alexandre à festa de Griselda antes de comparecer ao jantar em sua casa.

Fonte: Resumo Novelas da Globo “Fina Estampa” Resumo dos próximos capítulos