Resumo da Novela Fina Estampa | Resumo Novelas da Globo

Resumo da Novela Fina Estampa | Resumo Novelas da Globo

Fina Estampa. Saiba mais sobre a novela da Globo “Fina Estampa” e confira o resumo dos próximos capítulos: A trama conta a história da açoriana Griselda. De família muito pobre, ela veio para o Brasil aos cinco anos. Aos catorze, se casou e, aos quinze anos, foi mãe. Sozinha, criou os três filhos: Joaquim José, o “Quinzé”, José Antenor e Maria Amália. Seu marido, Pereirinha, era pescador que morreu em alto-mar, cujo corpo nunca havia sido encontrado. Para sobreviver e criar seus meninos, passou a fazer uma das únicas tarefas que havia aprendido fora do serviço …ler a sinopse completa

Griselda conserta de tudo um pouco, desde trocar pneus, a mexer com eletricidade ou reparos em eletrodomésticos, fazendo pequenos serviços de casa em casa, sempre usando um macacão de oficina. Era conhecida como marido de aluguel ou Pereirão por seus serviços.

O destino de Griselda irá se cruzar com o do chefe de cozinha René Velmont. A açoriana faz um reparo no carro dele e passa a fazer pequenos serviços em sua mansão. René é casado com a madame Teresa Cristina, uma mulher fútil, mau-caráter e cheia de preconceitos. René faz de tudo o que a esposa pede e é grato por ela ter lhe dado o curso de culinária na França e ter aberto o restaurante Le Velmont. Juntos, eles têm dois filhos: René Jr, um adolescente que quer a todo custo ter sua primeira namorada e é muito controlado pelos pais, e Patrícia, uma jovem estudante que não tem nada a ver com a personalidade esnobe e dondoca da mãe.

Mas algo liga Griselda à família de Teresa Cristina sem elas saberem: José Antenor, um dos filhos de Griselda, que estuda medicina a muito custo e namora Patrícia, a filha de Teresa. O filho de Griselda tem vergonha da mãe e dos irmãos, odiando a vida de pobre que eles têm. De tanta vergonha que tem de sua própria mãe, ele não admite que ela diga que é sua mãe aos amigos, nem que o prestigie em festas na faculdade. O pior é que Teresa quer conhecer a mãe de seu genro e Antenor sabe que Teresa nunca admitiria um genro pobre e proibiria seu namoro com Patrícia.

Teresa Cristina também tem a seu dispor um fiel mordomo, o engraçado Crodoaldo Valério, apelidado de Crô, já que por um erro do cartório não foi registrado com o nome correto (Clodoaldo). Ele idolatra a patroa e faz todas as suas exigências. A única ligação de Crô com seu passado é a sobrinha Vanessa, que tem sua faculdade paga por Teresa. Crô também se sente humilhado e por isso faz tudo que a madame quer.

Álvaro Siqueira é filho de dona Íris, que vive há anos fora do país, e primo de Teresa. Íris, a tia de Teresa Cristina, sabe muitos segredos a respeito do seu passado e isso pode abalar sua reputação. Álvaro vive sendo cobrado e infernizado pela prima, que se acha no direito de controlar a vida de todos. Ele é casado com Zambeze, tendo-a conhecido no Tibet. Juntos levam uma vida zen e natural à beira-mar e ganham dinheiro fazendo massagens e vendendo lanches em um quiosque.

Outra história diz respeito a Joaquim José, o Quinzé. Filho mais velho de Griselda, trabalha no bar Tupinambar e sonha em crescer na vida. Como não pôde estudar, se esforça para vencer. Tem muito ódio da ex-esposa por tê-lo traído e o abandonado com um filho pequeno para criar, o menino Quinzinho.

Teodora, uma mulher fútil e ambiciosa, teve a coragem de fugir com o amante, o lutador Wallace Mu e abandonar filho e marido em troca de diversão e dinheiro. Nunca teve paciência com o filho nem gosta de crianças; também não queria ficar com um marido pobre e derrotado, como diz. Pensando somente em si mesma, viverá em busca de prazer e muito dinheiro.

Maria Amália (nome em homenagem a Amália Rodrigues), a única menina de Griselda, trabalha vendendo cosméticos naturais feitos pela Dona Zilá e sonha em um dia melhorar a condição de vida da mãe e ter um grande amor, que encontrará com Rafael, um rapaz desonesto que faz tudo para ter o que deseja, mas a ama muito.

Esther Wolkoff é uma mulher muito elegante que ama seu marido, Paulo, irmão de Teresa Cristina. Seu maior sonho é ter filhos, porém descobre que Paulo é estéril, não podendo realizar seu sonho. Por esse motivo, eles consultam a Dra. Danielle Fraser, quem recomenda fazer barriga de aluguel, mas Paulo é contra, pois sua esposa irá abrigar um bebê que não é dele, ou seja, de um doador.

Danielle Fraser é uma mulher batalhadora e determinada, médica competente, que perdeu o marido em um acidente de carro e por isso nunca teve filhos. Ela, portanto abre uma clínica de fertilização in vitro para realizar sonhos de outras mulheres assim como ela, que não pode ter filhos. O que ela não esperava era que seu irmão querido, Guilherme, sofresse um acidente de carro e falecesse, deixando para trás o filho, o pequeno Pedro Jorge, o qual Guilherme havia pedido para que Danielle tomasse conta. Assim, a médica resolve entrar na justiça para conseguir a guarda do sobrinho, porém ela terá que enfrentar os avós dele, Celina e Henrique, pais da mãe do menino, que sempre acusaram Guilherme pela morte da filha, que morrera no parto de Pedro Jorge.

Outro drama é de Celeste, que sofre agressões do marido Baltazar. Ela cria com dificuldades a filha Solange e não tem coragem de denunciar o marido à polícia. Baltazar é um homem cruel que não mede esforços em impor seu poder, destruindo as pessoas que atravessarem seu caminho. Celeste só pode contar com a ajuda de sua vizinha e comadre, única e melhor amiga, Griselda.

Um mistério em fase de resolução na trama é o fato da aparição misteriosa do personagem Enzo, que literalmente caiu do céu direto no mar, segundo a visão do Álvaro. Tudo indica que ele está investigando a vida de Griselda, que tornou-se milionária após vencer na loteria.

A trama tem uma verdadeira reviravolta quando Griselda, rica e milionária após ganhar na loteria, descobre que Pereirinha, seu ex-marido que acreditava estar morto, está vivo e atrás de sua rica fortuna. Teresa Cristina se mostrará uma mulher fria, que trai o marido com o segurança da mansão, o mau-caráter Ferdinand, e que é capaz de tudo para conseguir o que pretende.

Teodora é expulsa de casa por Wallace, que descobre que ela só estava interessada em seu dinheiro, e acaba se encantando por Quinzinho e com isso, se aproximando de Quinzé. René, cansado das loucuras da mulher, se vê apaixonado por Griselda, e pronto para iniciar uma nova fase de sua vida. Patrícia abandona Antenor, e começa a se envolver com seu professor, o correto Alex, algoz de Antenor. Em meio a isso tudo, ocorre a separação de Esther e Paulo, e o envolvimento deste com Vanessa, a sobrinha oportunista de Crô. E Esther se encanta pelo português Guaracy, um humilde dono de bar, o famoso Tupinambar. Enquanto isso, Teresa Cristina descobre o caso de Griselda e Renê, e com a ajuda de seu novo amante, Pereirinha, fará de tudo para destruir sua rival. Joana, a irmã gêmea de Marcella, morta por Teresa, chega de Belém para saber sobre sua irmã, e com a ajuda do delegado Dr. Paredes, tenta prender Teresa Cristina.

Fechar Sinopse

Fina Estampa resumo dos próximos capítulos. Leia o resumo semanal da novela

Confira o resumo da novela Fina Estampa e fique por dentro dos próximos capítulos

SEG TER QUA QUI SEX SAB
03
08
04
08
05
08
06
08
07
08
08
08
10
08
11
08
12
08
13
08
14
08
15
08



Segunda-Feira, 03 de Agosto

Capítulo 115: Tereza Cristina pede socorro a Antenor. Patrícia decide usar seu celular antigo para que Alexandre não possa achá-la.

Baltazar confessa que não suporta mais trabalhar para Tereza Cristina. Íris faz Álvaro jurar que nunca revelará o verdadeiro segredo de Tereza Cristina.

Daniel ouve a conversa dos dois e conta para Antenor. Griselda desamarra Tereza Cristina.

A perua marca um encontro com Pereirinha. Pedro Jorge reclama de ter que voltar para a casa de Celina.

Os comparsas de Ferdinand seguem Antenor. Pedro Jorge ouve Danielle e Beatriz conversando sobre Victoria.

Antenor é sequestrado, e Daniel alerta Griselda.

Terça-Feira, 04 de Agosto

Capítulo 116: Ferdinand tira Antenor do cativeiro. Griselda fica aflita para saber notícias de Antenor.

Pedro Jorge implora que Danielle o tire da casa de Celina. Vilma comenta com Letícia que acredita que Chiara será desmascarada.

Wallace elogia Dagmar para Leandro. Tereza Cristina interrompe amasso com Pereirinha para mandar matar Antenor.

Danielle revela para Esther que Beatriz e Guilherme são os pais biológicos de Victoria. Pode interessarNovela “Fina Estampa”: Teodora mente para QuinzéNovela “Fina Estampa”: Vilma liga para Juan, com Chiara em seus braçosNovela “Fina Estampa”: Teodora decide se afastar de QuinzinhoMônica avisa a Teodora que Quinzinho pode dormir com ela.

Pedro Jorge fala para Henrique que ele tem uma irmã. Íris chora ao se lembrar de homem misterioso do passado de Tereza Cristina.

Celina exige que Beatriz explique como ela teve um filho com Guilherme. Ferdinand e seus comparsas tiram Antenor do cativeiro e o mandam andar sem olhar para trás, até que se ouve um tiro.

Ele é encontrado desacordado por caçadores após rolar por um barranco.

Quarta-Feira, 05 de Agosto

Capítulo 117: Antenor cai em um precipício. Griselda sente que algo aconteceu com seu filho e começa a chorar.

Tereza Cristina exige a cabeça de Antenor como prova da morte do jovem. Celina convence Beatriz a conversar com ela.

Beatriz fala para Celina que antes de denunciar Danielle quer conversar com Pedro Jorge e Esther. Márcia critica a atitude de Paulo ao falar do estado da ex-mulher.

Danielle descobre que Mônica usou a doença de Henrique para ganhar a guarda de Pedro Jorge para a médica. Celina garante para o marido que acabará com a carreira de Danielle.

Esther decide ficar na Fio Carioca. Patrícia conta para Griselda que Antenor está vivo.

Quinta-Feira, 06 de Agosto

Capítulo 118: Patrícia conta para Griselda que Antenor está vivo. Patrícia se declara para Antenor.

Griselda cuida da internação de Antenor. Juan afirma a Vilma que vai descobrir se Chiara tentou enganá-lo.

Griselda faz graves acusações contra Tereza Cristina. Beatriz procura Esther na Fio Carioca.

Depois, arquiteta persegue Esther no meio da rua. Zuleika avisa a Wallace que sua lesão diminuiu e ele decide voltar a lutar.

Teodora fica surpresa ao descobrir que Wallace está curado. Joana vê a foto de Tereza Cristina no computador e a associa com a loira misteriosa.

Tereza Cristina descobre que Antenor está vivo e humilha Ferdinand. O capanga combina com um de seus comparsas para entrar no hospital.

Wallace pede para Dagmar cuidar de sua dieta de atleta. Patrícia se declara para Antenor e ele lhe pede perdão.

Guaracy fala para Esther que vai atrás de Beatriz. Crô tem ataque ao ver Joana na mansão de Tereza Cristina.

Tereza Cristina se assusta ao ver Joana em sua casa.

Sexta-Feira, 07 de Agosto

Capítulo 119: Griselda flagra o comparsa de Ferdinand. Enfermeira impede comparsa de Ferdinand de entrar no quarto de Antenor.

Beatriz avisa a Esther que ficará com Victoria. Griselda flagra o comparsa de Ferdinand no hospital.

Joana mostra a foto da loira misteriosa para Tereza Cristina e observa sua reação. Vanessa deixa Paulo sozinho no Brasileiríssimo.

Vanessa pede para Patrícia conseguir seu emprego de volta com René. Danielle liga para Esther.

Celina leva Beatriz para falar com Beto Junior e o doutor Gouveia. Jackeline se oferece para trabalhar no Tupinambar.

Guaracy constata que Esther foi embora com Victoria.

Sábado 8 de Agosto

Capítulo 120: Griselda e Guaracy se beijam. Gouveia explica para Beatriz e Celina como será o processo que enfrentarão.

Beto entra em contato com Esther, e Guaracy fica perplexo ao saber que Beatriz denunciou Danielle. Alice estranha a depressão de Íris.

Pereirinha dispensa Tereza Cristina e a perua fica furiosa. Griselda vai com Guaracy atrás de Glória, que conta sua história para Beto.

Novela “Fina Estampa”: Beto Jr coloca Bia e Esther nas páginas dos jornaisGriselda consola Guaracy e os dois acabam se beijando. Esther chega com Victoria a uma casa de campo.

Juan fica impressionado com a disposição de Wallace no treino. Guaracy conta para Paulo que Esther sumiu porque a mãe biológica de Victoria quer a guarda da criança.

11022012cap150.

Segunda-Feira, 10 de Agosto

Capítulo 121: Jornalista publica a história de Esther. Teodora é obrigada a andar com os seguranças contratados por Griselda.

Juan avisa a Letícia que ficará ao lado de Chiara para ajudá-la a manter o jejum. Griselda lembra do beijo em Guaracy.

Celina garante que Beatriz ficará com Victoria. René diz que Tereza Cristina é louca como a mãe e avisa que vai embora.

Esther pede à caseira de Itaipava que não conte a ninguém sobre a sua presença. Paulo recebe os croquis da próxima coleção enviados por Esther.

Crô sugere que Baltazar faça um vídeo para divulgar o CD de Solange. É revelado que Anjo, Joe Maluco, Juan, Victor, Reinaldo e outros jogadores de vôlei possuem uma tatuagem de escorpião no tornozelo.

Glória procura Guaracy. Beto Junior publica a história de Esther e todos ficam alarmados.

Danielle se apavora com a quantidade de repórteres em seu consultório.

Terça-Feira, 11 de Agosto

Capítulo 122: Griselda mostra para Guaracy as notícias sobre Esther. Celina tenta convencer Beatriz a prestar queixa contra Esther.

Glória ajuda Enzo a afastar os jornalistas. Vanessa é recontratada por René.

Tereza Cristina diz a Patrícia que não está envolvida com os atentados contra a família de Griselda. Crô combina de se encontrar com Baltazar para produzir o vídeo do CD de Solange.

Wallace conta para Dagmar que lutará contra Muralha. Daniel pede para ver a gravação do clipe de Solange.

Paulo procura Esther. Joana revela para o delegado Paredes que a loira misteriosa e Tereza Cristina são a mesma pessoa.

Quarta-Feira, 12 de Agosto

Capítulo 123: Crô convence Celeste a deixá-lo fazer sua maquiagem. Dagmar fica contrariada quando Guaracy contrata Jackelaine.

Quinzé dá instruções aos seguranças de Quinzinho. Diversos clientes batem à porta do consultório de Danielle.

Teodora sugere que Danielle enfrente os jornalistas. Pereirinha reclama dos seguranças de Quinzinho.

Henrique marca um encontro com Danielle para que ela converse com Pedro Jorge. A médica avisa aos jornalistas que fará uma coletiva de imprensa.

Joana fala para Álvaro que denunciou Tereza Cristina à polícia. Griselda vai até sua antiga casa.

Paulo chega à casa onde Esther está com Victoria.

Quinta-Feira, 13 de Agosto

Capítulo 124: Paulo aconselha Esther a voltar e lutar para ficar com Victoria. Beatriz ouve Celina afirmar que seu maior interesse é destruir Danielle.

Álvaro avisa Tereza Cristina sobre a visita da polícia. Zambeze chantageia Álvaro para saber o que ele está escondendo.

Deborah percebe Quinzé pensando em Teodora. Patrícia procura Antenor na mansão de Griselda.

Tereza Cristina pede para Crô confirmar o álibi que Álvaro inventou para ela. Esther volta para o Rio enquanto Paulo dorme.

Zuleika estranha a proximidade entre Wallace e Dagmar. Paulo se desespera ao ler o bilhete de Esther avisando que deixou Victoria aos seus cuidados.

Sexta-Feira, 14 de Agosto

Capítulo 125: Pereirinha desconfia de que Enzo esteja realmente gostando de Danielle. A diretora do colégio de Pedro Jorge pede para conversar com Celina.

Álvaro, Íris e Alice chegam à casa de Tereza Cristina. Baltazar se desculpa com Crô.

Letícia vê Juan Guilherme chegar com Chiara após os exames. Paulo se atrapalha com a troca de fralda de Victoria.

Max avisa aos jornalistas que Danielle está em seu colégio. Pedro Jorge pede para Danielle levá-lo para conhecer sua irmã.

Crô fica nervoso com a chegada do delegado Paredes. A imprensa invade o colégio de Pedro Jorge e questiona Danielle.

Paulo fica fascinado ao ver Victoria mamando. Esther se assusta ao ver Danielle na televisão.

Sábado 15 de Agosto

Capítulo 126: O delegado Paredes garante a Joana que não descansará enquanto não provar que Tereza Cristina é a assassina de Marcela. Patrícia se surpreende ao ver que Alexandre e Ellen estão namorando.

Amália se preocupa com Esther. Guaracy acredita que Paulo fugiu para não se envolver com o caso de Victoria.

Quinzé busca Quinzinho na escola e Teodora reclama. Paulo fica orgulhoso por conseguir cuidar de Victoria.

Danielle conta sua versão para os jornalistas, mas é constantemente interrompida por Celina. Danielle sente-se mal.

Esther chora, enquanto Beatriz reage impassível às declarações da médica. Beto Junior pergunta à arquiteta se ela foi induzida por Danielle a doar seus óvulos e Celina tenta manipular sua resposta.

Fonte: Resumo Novelas da Globo “Fina Estampa” Resumo dos próximos capítulos