Novela “Por Amor” Resumo | Vale a Pena Ver de Novo

Novela “Por Amor” Resumo | Vale a Pena Ver de Novo

Por Amor. Saiba mais sobre a novela da Globo “Por Amor” e confira o resumo dos próximos capítulos: “O que você faria por amor?” Essa era a questão que norteava a novela. A história começa em Veneza, na Itália. Maria Eduarda (Gabriela Duarte) e sua mãe, Helena (Regina Duarte), viajam juntas por motivos opostos: a jovem despede-se da vida de solteira, e Helena procura esquecer o fim de um namoro. Lá, elas conhecem o brilhante arquiteto Atílio (Antonio Fagundes), também brasileiro. Charmoso, galanteador, inteligente e romântico, conquista Helena de imediato. …ler a sinopse completa

Enquanto isso, no Rio de Janeiro, Marcelo (Fábio Assunção), filho predileto do casal Branca (Susana Vieira) e Arnaldo (Carlos Eduardo Dolabella), encanta as funcionárias da empresa onde trabalha e enlouquece a ex-namorada Laura (Vivianne Pasmanter), que o persegue obsessivamente.

O rapaz desperta as maiores inseguranças em sua futura esposa, Maria Eduarda, por quem é verdadeiramente apaixonado. Ela é uma jovem ciumenta, mimada e frágil. Não sabe lidar com as dificuldades da vida, rejeita o pai alcoólatra, Orestes (Paulo José), e nunca está plena em seu relacionamento.

De volta ao Rio, Atílio precisa terminar sua já falida relação com Isabel (Cassia Kis Magro) e se livrar do assédio constante de Branca, com quem teve um namoro na juventude, que a deixou ligada a ele para sempre. Apaixonado, Atílio casa-se com Helena.

A partir daí, o destino de Helena, Atílio, Maria Eduarda e Marcelo se cruza para sempre. Mãe e filha engravidam na mesma época e vão para a maternidade juntas. Eduarda perde o útero no parto e dá à luz um bebê doente, que morre logo em seguida. Helena, por sua vez, dá à luz uma criança saudável e fica sabendo da desgraça da filha.

Em um momento de desespero, diante da fragilidade de Eduarda e penalizada com o fato da filha nunca mais poder engravidar, Helena implora para que César (Marcelo Serrado) – o médico amigo que as atendia, apaixonado por Eduarda desde criança, um rapaz doce e sensível – troque as crianças. César o faz, chocado com o trágico momento, por amor à Eduarda e em nome de tudo que Helena fizera por ele durante a vida.

Helena diz a todos, inclusive a Atílio, que seu bebê não resistiu. Eduarda, por sua vez, passa a cuidar do irmão como filho, dando-lhe o nome de Marcelo Junior e ignorando a verdade sobre seu parto. A partir daí, os dias são dramáticos para César, que vive um transtorno pessoal, tamanha sua culpa, e Helena, que se vê obrigada, inclusive, a amamentar a criança, já que Eduarda não tem leite suficiente.

Somente Helena e César guardam o segredo que, no final da novela, decide o destino dos dois casais para sempre. E é no último capítulo que todos descobrem a troca das crianças. Maria Eduarda lê a verdade no diário de Helena, fica enfurecida e arrasada. Depois da explosão da filha, Helena vai pessoalmente contar tudo a Atílio, que reage de forma transtornada. Ele parte imediatamente para ver o filho, muito comovido, e Eduarda lhe pede, desesperadamente, que ele não tire a criança dela. Desolado, Atílio decide sair do país. Eduarda e Marcelo perdoam Helena e decidem adotar uma menina.

Há uma passagem de tempo, e chega o dia do casamento de Márcia (Maria Ceiça) e Wilson (Paulo César Grande). Helena e Atílio foram convidados para serem padrinhos do casal, mas como Atílio está fora do país, seu filho Leo (Murilo Benício) o representa no altar. Para a alegria de todos, Atílio aparece na cerimônia e assume seu lugar.

Na última cena da novela, depois do casamento, os dois casais aparecem no Jardim Botânico, na Zona Sul do Rio de Janeiro, caminhando sob as centenárias palmeiras do parque. Em determinado momento, Marcelinho solta a mão de Eduarda e Marcelo e corre para os braços de Helena e Atílio. Os cinco terminam caminhando juntos, em uma cena de cumplicidade e ternura.

Fechar Sinopse

Por Amor resumo dos próximos capítulos. Leia o resumo semanal da novela

Confira o resumo da novela Por Amor e fique por dentro dos próximos capítulos

SEGTERQUAQUISEX
20
05
21
05
22
05
23
05
24
05
27
05
28
05
29
05
30
05
31
05



Segunda-Feira, 20 de Maio

Capítulo 16: Sandrinha acorda e pergunta pelo pai.

Helena vai à casa de Virgínia anunciar a gravidez de Eduarda e Rafael a trata mal. Virgínia conta que Branca está atrapalhando os negócios com Arnaldo por conta do romance de Helena com Atílio.

Arnaldo diz a Isabel que Atílio deve assinar logo a cessão do projeto, antes que Branca infernize sua vida. Atílio, no entanto, resolve adiar a assinatura dos documentos.

Milena aparece na casa de Nando e dá uma boneca a Sandrinha. A menina não vai à escola por vergonha do pai.

Ela, Milena e Nando vão à Fortaleza de Santa Cruz e encontram Orestes. Orestes pede perdão a Sandrinha e os dois se abraçam.

Helena vai à casa de Atílio.

Terça-Feira, 21 de Maio

Capítulo 17: Helena e Atílio começam, enfim, uma tórrida lua-de-mel.

A lua está linda, os dois têm sua primeira noite juntos. No dia seguinte, viajam pelos belos cenários de Teresópolis.

Arnaldo diz a Branca que os investidores exigem a assinatura de Atílio no projeto. Eduarda conta a Milena que tem medo do mar.

Sempre teve pesadelos com o mar. Kátia consola Lídia.

Diz que há sempre alguém que toma um pileque em qualquer família. Cecília leva docinhos da festa para Sandrinha.

Meg organiza seu aniversário na Mangueira. Quer aproveitar a festa para cantar uma ária de ópera na quadra da escola de samba.

Marcelo estoura com as implicâncias de Branca e sua intromissão nos negócios e agride os irmãos. Milena convida Nando e Sandrinha para irem à quadra da mangueira no almoço de Meg.

Sandrinha vê Eduarda na festa e corre para abraçá-la. Eduarda fica sem jeito.

Quarta-Feira, 22 de Maio

Capítulo 18: Eduarda trata Sandrinha friamente na feijoada de Meg na quadra da Mangueira.

Branca diz que Eduarda entrou para a família, virou intocável e foge da sua família. Helena e Atílio estão em inebriante lua-de-mel.

Vão viajar para a extraordinária Teresópolis, de abismos verdes e montanhosos, céu muito azul. Atílio pede Helena em casamento e diz que deseja ter um filho com ela.

Marcelo pede desculpas a Branca pela briga. Milena apresenta Fernando ao pai e Arnaldo reclama da impressão de sujo que dá o cabelo longo do rapaz.

Nando se sente humilhado. Sandrinha supera a vergonha do pai e vai à escola.

Atílio procura Helena no estúdio e a pede em casamento.

Quinta-Feira, 23 de Maio

Capítulo 19: Atílio dá um anel a Helena.

Branca pega uma faca para atacar Milena, quando ela diz ser inútil ficar de copo de bebida na mão, da manhã à noite, remoendo um amor impossível. Milena pergunta se ela vai virar mãe assassina.

Branca responde que vai arrebentá-la se repetir o que disse. A briga é violenta.

As brutalidades verbais atingem também Leonardo. Atílio pede Helena em casamento diante de Flávia e Aninha.

Milena tenta beijar Nando, mas Fausto chega. Eduarda vai ao médico e pergunta se pode ter relações sexuais.

Helena conta a Eduarda sobre o pedido de casamento que Atílio fez. Atílio brinda o casamento com os amigos de Helena.

Eduarda dá parabéns a Atílio pelo casamento com sua mãe diante de Branca, Isabel e de toda a diretoria da empresa.

Sexta-Feira, 24 de Maio

Capítulo 20: Isabel acha ridículo o casamento de Atílio e sai da sala.

Branca vai atrás dela para dizer que mulher que não segura homem é o fim. As duas discutem.

Isabel acusa Branca de ser apaixonada por Atílio. Branca fica tonta e quase bate com o carro.

Isabel promete se vingar de Atílio e Helena. Milena diz a Laura que pensa em sair de casa.

Isabel diz a Camila que Branca jamais a mandará embora porque ela sabe de todas as falcatruas da empresa. Virgínia quer fazer uma despedida de solteiro para Helena.

Atílio marca o casamento para dia 5. Helena está com as amigas na despedida de solteiro.

Atílio está em casa sozinho quando Isabel, de surpresa, toca a campainha e diz que vai fazer sua despedida de solteiro.

Segunda-Feira, 27 de Maio

Capítulo 21: Isabel está meio bêbada e quer fazer uma despedida de solteiro a dois com Atílio.

Vai levando um fora atrás do outro. Abre o armário dele e mostra que ainda tem camisolas suas ali.

Depois da rejeição final, ela o acusa de ter matado sua mulher, Alice. Disse que ele estava bêbado ao volante quando houve o acidente.

Implora por sexo, mas ele se recusa a transar com ela. Ela grita, chora e acaba dormindo.

Helena e as amigas riem a noite inteira. Catarina conhece Rodrigo na casa de Virgínia e eles brigam.

Isabel só vai para casa de manhã e falta ao trabalho. Milena briga com Arnaldo.

Eduarda e Marcelo vão conhecer o novo apartamento deles e adoram. Começa o casamento de Helena e Atílio.

Helena vê Branca, que veio mesmo sem ter sido convidada.

Terça-Feira, 28 de Maio

Capítulo 22: Branca deseja felicidades e até filhos para o casal.

Helena se incomoda com os comentários de Branca, que cumprimenta Atílio com um beijo na boca. A lua-de-mel será em Buenos Aires.

A festa é no restaurante de Wilson. Atílio faz um discurso apaixonado.

Isabel não se sente bem e sai de uma reunião de negócios. Orestes aparece de surpresa para dar os parabéns.

Ele lembra o dia em que se casaram, mas Helena pede para que evite nostalgias. Atílio cumprimenta Orestes como se fossem amigos queridos.

Orestes se esconde para não ser visto por Eduarda. Isabel se consola com a irmã.

Milena continua a paquerar Nando e tenta se aproximar cada vez mais de sua família. A bateria da Mangueira começa a bater.

É a festa de aniversário de Meg, na quadra da escola de samba. Milena procura Nando no salão de Lídia.

Quarta-Feira, 29 de Maio

Capítulo 23: Milena convida Nando para a festa de Meg.

Leva um chocolate para Sandrinha. Lídia trata Milena com frieza.

Milena diz a Nando que sente desejo por ele, que ele deve saber como é isto, e o beija. Franco aparece na festa a flagra a noiva com Nando.

Milena diz a Laura que pior para ele, já que mentiu estar de plantão. Ele diz que ela está colocando um ponto final no namoro.

Ela diz que, no mínimo, um ponto e vírgula. A cantora Alcione comanda o pagode de Meg, que resolve cantar uma ária de Carlos Gomes para mostrar seus dotes artísticos.

Meg é aplaudida. Eduarda vai para Angra com Marcelo e passa mal no helicóptero.

Laura finge ser solidária. Orestes e Lídia saem para comemorar o aniversário de casamento.

Quinta-Feira, 30 de Maio

Capítulo 24: Lídia e Orestes estão em plena comemoração do aniversário de casamento.

Eduarda vai dormir e Marcelo fica com Laura jogando cartas em Angra. Ela diz que infelicidade dá estresse.

Eduarda continua a perder sangue demais. Lídia e Orestes estão num motel.

Os dois parecem viver uma primeira noite. Jamais pisaram num motel e Lídia fica entusiasmada com o espelho do teto.

Oscar aluga a casa de Wilson. Catarina posa para fotos.

Márcia tira fotos para o catálogo da sua exposição e Wilson fica enciumado. Laura fica com ciúmes de Eduarda e Marcelo.

Wilson diz que não vai haver exposição alguma e começa a quebrar com um porrete todas as peças de cerâmica de Márcia. Eduarda sofre uma hemorragia.

Sexta-Feira, 31 de Maio

Capítulo 25: Eduarda está perdendo o bebê.

Ela e Marcelo estão apavorados. Os vizinhos retiram Wilson do ateliê.

Márcia conta a Flávia, aos prantos, a barbaridade de Wilson. Flávia a obriga a dar queixa na polícia.

Ela resiste. Flávia tenta suspender os convites na gráfica, para adiar a exposição.

Nando briga com Fausto depois que ele faz piadinhas a respeito de Milena. Flávia vai buscar as coisas de Márcia e Wilson impede que ela leve a valise.

Flávia lhe dá uma joelhada nas partes baixas e ele urra de dor. Ela aproveita para ir embora.

Anita fica com ciúmes de César por causa de Eduarda. Eduarda vem de helicóptero de Angra e vai direto para o hospital.

Helena e Atílio chegam da lua-de-mel em Buenos Aires e recebem a má notícia de Marcelo: Eduarda perdeu o bebê.

Fonte: Resumo Novelas da Globo “Por Amor” Resumo dos próximos capítulos