Cabocla. Saiba mais sobre a novela da Globo “Cabocla” e confira o resumo dos próximos capítulos: Na Vila da Mata de 1918, a rivalidade entre os coronéis Boanerges e Justino se intensifica enquanto o advogado Luís Jerônimo, vindo do Rio para tratar uma tuberculose, se apaixona pela cabocla Zuca, noiva do peão Tobias. Ao mesmo tempo, os filhos dos coronéis, Belinha e Neco, enfrentam a oposição familiar por seu amor. Em meio a disputas políticas e questões agrárias, os casais desafiam tradições em busca de seus sentimentos e da paz. …ler a sinopse completa
A novela Cabocla, baseada no romance homônimo de Ribeiro Couto e exibida em 1979, se passa em 1918, na cidade rural de Vila da Mata. A trama principal envolve a rivalidade entre dois coronéis: Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça), além da história de amor entre Zuca (Vanessa Giácomo), uma jovem cabocla, e Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira), um advogado do Rio de Janeiro.
Zuca, noiva do peão Tobias (Malvino Salvador), se apaixona por Luís Jerônimo, que chega a Vila da Mata para tratar sua tuberculose. Luís, antes inconsequente, muda seu comportamento ao conhecer Zuca. Os dois enfrentam a resistência de Tobias e da sociedade, mas terminam juntos.
Paralelamente, a novela explora a disputa política entre Boanerges e Justino. Boanerges é respeitado pelos habitantes, enquanto Justino é autoritário. A tensão aumenta quando Luís decide defender Felício, um posseiro que Justino tenta prejudicar.
Os filhos dos coronéis, Belinha (Regiane Alves) e Neco (Danton Mello), se apaixonam, o que agrava a rivalidade entre as famílias. Neco, defensor dos trabalhadores rurais, concorre contra Boanerges nas eleições e vence, mas percebe as dificuldades de governar e pede ajuda ao rival. No final, Belinha e Neco se casam, trazendo paz à cidade.
A novela aborda temas como a disputa pelo poder, a questão agrária e as mudanças sociais, com destaque para os conflitos entre o conservadorismo e as novas ideias defendidas pelos jovens.
Confira o resumo da novela Cabocla e fique por dentro dos próximos capítulos
SEG | TER | QUA | QUI | SEX | SAB |
---|---|---|---|---|---|
11 11 |
12 11 |
13 11 |
14 11 |
15 11 |
16 11 |
18 11 |
19 11 |
20 11 |
21 11 |
22 11 |
23 11 |
Segunda-Feira, 11 de Novembro
Capítulo : Emerenciana tenta fazer Boanerges se sentir culpado por ter deixado a filha num convento. Neco joga pedrinhas na janela de Belinha, mas ela não a abre, com medo.
Boanerges ouve o barulho e vai investigar, mas Neco consegue se esconder a tempo. Tina percebe que Tomé está conseguindo esquecer Rosa.
Luís se desespera ao saber que Zuca reatou seu noivado. Belinha quer levar um recado para Neco, mas desiste por temer que Boanerges a veja.
Zuca marca seu casamento com Tobias e diz a Bina que nunca vai esquecer Luís. Tomé percebe que dois homens estão observando o sítio de Felício e fala para Tina não sair sozinha.
Tina fica feliz com a preocupação de Tomé. Zaqueu conta para Boanerges que muitos gostariam que Neco se candidatasse a prefeito.
Bina garante a Zé que o casamento de Zuca vai ser um desastre se ela não esquecer Luís. Neco vê que Justino realmente não se importa com os eleitores e começa a se arrepender de ter lançado sua candidatura.
RELACIONADOSGenerosa e Rosa se reencontramApós anos de angústia, Generosa reencontra Rosa, fica emocionada e a filha pede perdão por tudo: “eu acho que vou morrer”Boanerges e Emerenciana em Cabocla.
Terça-Feira, 12 de Novembro
Capítulo : Boanerges descobre que Belinha já voltou para casa e resolve provocá-la. Zuca reza para esquecer Luís.
Embaixo da cama, Belinha se surpreende quando Boanerges a manda sair dali. Boanerges fica furioso e diz que Belinha está proibida de sair do quarto.
Depois de um tempo, Emerenciana consegue fazer as pazes com Boanerges. Maria percebe que Luís está cada vez mais abatido.
Belinha se irrita por ter que continuar presa no quarto. Luís manda Neco tomar cuidado com Boanerges.
Quarta-Feira, 13 de Novembro
Capítulo : Generosa descobre manchas no corpo de Felício. Tomé percebe novamente que está sendo observado e acha que são capangas de Justino.
Mariquinha aceita conhecer o pretendente que Justino arrumou para ela. Emerenciana deixa que Belinha passeie no jardim.
Justino avisa a seus capangas que vai esperar Felício morrer para dar um jeito em Tobias. Bina tenta, em vão, animar Zuca para o casamento.
Luís fica chocado depois que Neco lhe mostra a miséria em que vivem alguns habitantes da região. Neco vai até a fazenda de Boanerges para falar com Belinha.
Emerenciana vê Neco. Emerenciana manda Neco ir embora, mas ele diz que só vai depois de conversar com Belinha.
Luís fala para Neco que ele está deixando Emerenciana nervosa demais. Neco decide ir embora.
Tobias se desespera quando o médico diz que Felício foi surrado. Luís confessa para Emerenciana que se tornou amigo de Neco.
Boanerges fica furioso ao descobrir que Felício sofreu uma tocaia. Tomé diz a Mariquinha que desconfia que alguns capangas de Justino estavam nas terras de Felício, deixando-a preocupada.
Quinta-Feira, 14 de Novembro
Capítulo : Luís decide pedir que Zuca não se case com Tobias. Belinha escreve uma mensagem para Neco fingindo que está terminando com ele.
Emerenciana intercepta a carta, como Belinha queria. Emerenciana lê a mensagem e acha que Belinha está mesmo terminando o namoro.
Nastácio confessa a Luís que está apaixonado por Ritinha. Neco não se conforma com a carta de Belinha.
Tobias quer que Felício diga quem o machucou, mas ele está fraco demais para falar. Justino tenta visitar Felício, mas Boanerges o expulsa.
Tina diz a Tomé que iria embora com ele, mas o peão fala que jamais a faria feliz. Tomé descobre que alguém bateu em Felício.
Sexta-Feira, 15 de Novembro
Capítulo : Emerenciana conta para Boanerges que Belinha terminou seu namoro. Boanerges diz a Emerenciana que vai deixar que Tobias mate Justino.
Emerenciana e Boanerges se preocupam com a saúde de Luís. Neco descobre que a venda de Zaqueu pertence a seu pai.
Justino garante a Neco e Mariquinha que não mandou bater em Felício. Luís decide ir embora de Vila da Mata.
Neco e Mariquinha desconfiam de Justino. Luís diz a Boanerges que vai embora porque não quer ver o resultado da guerra entre ele e Justino.
Belinha garante a Emerenciana que está tudo terminado entre ela e Neco. Boanerges tenta dissuadir Luís de ir embora, em vão.
Tomé pede que Tobias tenha calma e garante que o culpado pelo estado de seu pai não ficará sem castigo. Luís se despede de todos.
Belinha se apavora ao pensar que seu pai pode ajudar a matar Justino.
Sábado 16 de Novembro
Capítulo : Zuca pede a Bina para se despedir de Luís. Ela concorda, desde que seja na frente de todos.
Emerenciana se preocupa com Boanerges. Justino diz a Neco que talvez Boanerges tenha batido em Felício, para incriminá-lo.
Zuca e Luís se beijam. Tobias avisa a Zuca que vai se vingar de quem bateu em seu pai.
Luís pede que Tobias não estrague sua vida se vingando de Justino. Tobias fica perturbado.
Zuca agradece a Luís por sua preocupação. Neco pede a Justino que o deixe tomar conta da venda de Zaqueu.
Tobias diz a Zuca que vai seguir o conselho de Luís. Neco anuncia para os caboclos que a venda agora lhe pertence.
Zuca sugere que Tobias convide Luís para ser seu padrinho de casamento. Neco decide vender os produtos da venda a preço de custo.
Luís aceita o convite. Boanerges proíbe seus empregados de comprar na venda de Justino.
Emerenciana se espanta ao saber que Luís vai ser padrinho de casamento de Zuca.
Segunda-Feira, 18 de Novembro
Capítulo : Luís fica muito feliz ao saber que Joaquim pediu Pequetita em casamento. Emerenciana percebe que Luís não está mais cuidando de sua saúde.
Boanerges tenta fazer com que Felício lhe diga quem o atacou, mas ele não quer ser vingado. Macário diz a Boanerges que não vai impedir seus empregados de comprar na venda de Neco.
Luís fica impressionado por ter escarrado sangue, mas tenta se acalmar. Chico confessa para Zuca que está apaixonado por Ritinha.
Emerenciana percebe que Luís não está bem de saúde. Tomé garante a Tobias que eles se vingarão de quem atacou Felício e ninguém saberá.
Boanerges fica furioso ao descobrir que o poder político de Neco está crescendo cada vez mais. Tobias tenta fazer com que Felício diga quem lhe atacou, mas ele se recusa a falar.
Belinha encontra Neco, por armação de Ritinha, mas não quer conversa com ele.
Terça-Feira, 19 de Novembro
Capítulo : Belinha procura fugir de Neco, mas o namorado consegue beijá-la. Luís e Emerenciana fazem Boanerges ver que a única maneira de combater Neco é agir como ele.
Tobias vê Neco conversando com Belinha. Neco e Tobias começam a discutir e partem para a briga.
O peão tira a arma e ameaça Neco. Tomé consegue segurar Tobias.
Neco manda Mariquinha se afastar do peão. Tobias ameaça contar para Boanerges que viu Belinha e Neco juntos.
Tobias decide não falar nada para Boanerges. Mariquinha diz a Neco que vai tentar conversar com Tobias e controlar a raiva dele.
Dr. Teles fala para Tina e Generosa que é impossível saber se Felício vai melhorar.
Pepa pede que Pequetita lhe diga onde está Luís. Dr.
Teles recomenda que os objetos pessoais de Luís sejam separados, para evitar contágio.
Quarta-Feira, 20 de Novembro
Capítulo : Belinha pede que Tobias não faça nada contra Neco, mas ele diz que não vai se controlar. Zuca pensa em Luís e chora.
Ritinha fica com medo de pegar a doença de Luís. O advogado percebe e fica arrasado.
Tobias acaba contando a Boanerges que viu Belinha conversando com Neco. O coronel fica furioso.
Luís consegue convencer Boanerges a não bater em Belinha. Tomé acha que Felício entende o que eles dizem, mas não quer falar quem o atacou.
Mariquinha pede que Tobias não desconte sua raiva de Justino em Neco. Tobias é grosseiro com Mariquinha e a beija à força.
Mariquinha vai embora muito magoada.
Quinta-Feira, 21 de Novembro
Capítulo : Justino vê a filha chorando e pergunta o que aconteceu, mas ela consegue dar uma desculpa. Julieta aconselha Mariquinha a esquecer Tobias.
Felício começa a melhorar, para alegria da família. Zuca descobre que Luís piorou de saúde.
Boanerges percebe que alguns de seus aliados se bandearam para o lado de Justino. Tobias diz a Zuca que vai começar a construir a casa onde eles vão morar depois de se casar.
Emerenciana começa a sentir as dores do parto e se preocupa, pois Boanerges não está em casa. Emerenciana fica irritada com Boanerges, que está cuidando de assuntos políticos.
Nastácio chama Generosa para ajudar no parto da criança. Belinha e Luís se preocupam com Emerenciana.
Boanerges chega em casa e toma um susto ao saber que seu filho está nascendo. Emerenciana percebe que seu marido quer que a criança seja menino e fica magoada.
Capíulo 075 – sexta, 22 de novembroBina fala para Zuca que Luís deve ser tuberculoso, deixando-a desesperada. Pequetita conta para Joaquim que Pepa diz estar esperando um filho de Luís.
Boanerges torce para que nasça um menino. Joaquim fica apavorado com a ideia de Pepa ser mãe de seu neto.
Neco diz a Justino que ele tem de ajudá-lo a ficar com Belinha caso ganhe a eleição. Felício começa a andar, mas continua sem querer falar.
Generosa diz para Boanerges que nasceu um menino. Boanerges fica radiante.
Generosa diz que o menino nasceu morto, deixando o coronel em estado de choque. Belinha e Luís tentam consolar Emerenciana, que está arrasada.
Todo o povo comparece ao enterro do filho de Boanerges. Justino sente pena de seu inimigo político.
Bina deixa que Zuca vá passar alguns dias na casa de Boanerges, para consolar Emerenciana. Justino diz a Mariquinha e Neco que eles deveriam ir até a casa de Boanerges para dar seus pêsames à família.
Emerenciana recebe Neco e Mariquinha e diz a Neco que ele tem sua bênção para se casar com Belinha.
Sexta-Feira, 22 de Novembro
Capítulo : Boanerges garante ao Vigário que não vai deixar que o sofrimento lhe derrube. Neco sugere a Justino que ele se torne aliado de Boanerges, deixando-o furioso.
Joaquim diz a Pequetita que está velho demais para se casar com ela, irritando-a. Pepa chega em Pau D’Alho e pergunta a Bina por Luís.
A espanhola diz que o advogado é o amor de sua vida. Dr.
Teles garante a Boanerges que Emerenciana não corre risco nenhum. Emerenciana fala para o marido que eles foram castigados por Deus.
Boanerges percebe que Emerenciana o culpa pela morte da criança.
Sábado 23 de Novembro
Capítulo : Ritinha flerta com Chico para deixar Nastácio com ciúmes. Zuca pergunta a Belinha se Luís está muito doente.
Ela garante que não. Tobias pergunta a Tina por que ela não gosta de sua noiva.
Tina diz a Tobias que Zuca gosta de Luís. O peão fica arrasado, mas promete à irmã que não vai fazer nenhuma bobagem.
Emerenciana percebe que Boanerges está tão triste quanto ela e os dois se abraçam. Justino diz a Neco que prefere vê-lo morto do que casado com Belinha.
Tobias chega furioso à casa de Boanerges e exige que chamem Luís. Tomé tenta impedir Tobias de acertar suas contas com o advogado.
Generosa e Tina rezam para o peão não fazer nenhuma bobagem. Tobias pede para conversar com Luís e os dois saem juntos a cavalo.
Tomé os segue. Nastácio avisa Boanerges das intenções de Tobias e ele sai atrás de seu funcionário.
Zuca se desespera ao saber que Tobias descobriu tudo. Luís diz ao peão que se apaixonou por Zuca antes de saber que ela era noiva.
Tobias morre de raiva, mas não tem coragem de matar Luís. Boanerges e Tomé encontram Luís e percebem que Tobias não se vingou.
O advogado conta para Zuca que o peão está muito magoado. Tobias diz a Boanerges que Zuca morreu para ele.
Joaquim revela para Edmundo que Pepa talvez esteja grávida de Luís. Boanerges recrimina o advogado pela confusão que ele armou.
Edmundo se irrita quando Joaquim diz que se sentiria ridículo se casando com Pequetita. Luís fala para Boanerges que está disposto a se casar com Zuca.
Boanerges fica feliz com a declaração do advogado. Ritinha conta para Emerenciana que Luís pediu Zuca em casamento.
Tobias diz a Tomé que nunca vai se conformar por ter sido enganado por Luís e Zuca. Pepa chega à fazenda de Boanerges e agarra Luís na frente de Zuca, que fica arrasada.
Boanerges pergunta se Pepa vai querer se hospedar na fazenda, para desespero do advogado. Tobias fica sabendo da chegada de Pepa e diz a Tomé que isso prova que Luís não vale nada.
Boanerges diz a Emerenciana que foi bom que Pepa tenha chegado para abrir os olhos de Zuca em relação a Luís. Emerenciana concorda, mas avisa que não quer Pepa durante muito tempo em sua casa.
Fonte: Resumo Novelas da Globo “Cabocla” Resumo dos próximos capítulos