Vem Por Ai no Capítulo da Novela Gabriela, Quinta 11/10
Quenga! Coriolano revela passado de Dorotéia: ‘Dançava nua no meio do salão!’ Beata era conhecida como Dodô Tanajura em Itabuna. Confira no resumo o que vem por ai e fique por dentro das novidades da novela Gabriela desta quinta, 11/10:
Por essa, a beata-mor de Ilhéus não esperava. Depois de se negar a apoiar o casamento de Zarolha (Leona Cavalli) e Manoel das Onças (Mauro Mendonça), Dorotéia (Laura Cardoso) vai pagar caro. Ao saber que a megera negou ajuda aos amigos, Coriolano (Ary Fontoura) promete que vai ajudar o amigo a conseguir a madrinha de casamento e ainda chama Juvenal (Marco Pigossi) para ouvir o que tem a dizer junto com Lindinalva (Giovanna Lancellotti).
Ao ver Zarolha e Lindinalva acompanhada dos noivos , Dorotéia esbraveja: “Jesus, Maria, José! O Bataclã mudou pra cá, foi? Amâncio (Genézio de Barros), bota essas quengas pra fora! Quem nasceu pra quenga, nunca há de ser senhora da sociedade!”
“Olhe que eu conheço quenga que virou senhora de respeito. Teve que tomar banho de água benta, mas hoje passa o dia rezando na igreja e cagando regra pra todo mundo! É não, dona Dorotéia?”, insinua Coriolano. Sem perceber nada, Berto (Rodrigo Andrade) continua as ameaças: “Corro com as quengas pra fora dessa casa a bala! Trazer quenga pra cá é ofensa.”Coriolano solta logo o que sabe e choca:
“Ofensa é dona Dorotéia defender a moral e os bons costumes com o passado que tem! A senhora tem não moral pra expulsar ninguém, dona Dorotéia! Ou devo dizer, Dodô Tanajura?”. A família fica em choque e o coronel continua: “A senhora era quenga! Era famosa em Itabuna pela bunda avantajada! Dançava nua no meio do salão feliz da vida! Jamais negou macho que lhe pagasse!”.
Berto só consegue repetir: “Nua, voinha? Nua?”. Amâncio não aceita e ameaça matar Coriolano. Mas Dorotéia enfim reconhece: “Teu pai, Amâncio, me tirou da vida pra casar. Mas tomei vergonha na cara, fui a mais honesta das esposas. Criei meu filho e meus netos na moral e nos bons costumes. Eu sou uma senhora de respeito!”.
Zarolha pede que a ex-colega de profissão ajude ela a também se tornar uma mulher de respeito, mas a megera continua a se negar: “Ajudo é nunca! Fui quenga e me arrependi. De teu arrependimento, eu duvido.”No final da conversa Miss Pirangi (Gero Camilo) chega dizendo que também tem revelações a fazer
Saiba Mais Novidades do Capítulo da Novela Gabriela do Dia 11/10
Gerusa e Conceição tramam plano para Mundinho entrar no convento. Político pede ajuda a Coronel Altino para realizar fuga.
Desesperada com a possibilidade de estar grávida, Gerusa (Luiza Valdetaro) pede para que a mãe ajude Mundinho Falcão (Mateus Solano) a entrar no convento. Esperta, a jovem já observou tudo: “Diga a Mundinho que homem nenhum entra no convento sem autorização. Mas o padre vem todos os domingos, celebrar a missa. Ele tem passagem livre, entra por trás, pela sacristia. Antes da missa, nós todas, noviças e freiras, nos confessamos.” “O que tu tá pensando? Entendo não o que pretende”, pergunta Conceição (Vera Zimmermann) sem entender qual o plano da filha.
Gerusa explica exatamente o que planeja. “Diga a Mundinho que venha disfarçado de padre. E que fuja comigo pela sacristia. É a única maneira”. Depois do encontro ela sente mais uma tontura, dessa vez na frente da irmã Das Dores, responsável pelas noviças.
A freira pergunta o que se passa e Gerusa mais uma vez disfarça: “Uma tontura. Há de ser a emoção de ter visto minha mãe.”Assim que recebe o recado de Conceição, Mundinho procura o coronel Altino (Nelson Xavier) para pedir ajuda: “Já me conhecem lá no convento.
Minha ideia é ficarmos de tocaia, prendermos o padre no meio do caminho, o senhor põe a batina e entra. Eu entro escondido na charrete e pulo pra dentro da sacristia quando o senhor já estiver na igreja.”Altino estranha o pedido, mas não consegue negar o favor ao amigo: “Quem recusa ajudar numa história de amor? Ainda mais eu, que fui o primeiro a lhe dar a ideia de casar mais Gerusa.”
Maria Machadão chama Ramiro para papo sério: ‘Tem vergonha de mim?’ Cafetina não gosta de saber que o amado coronel negou apoio a Zarolha.
Tentando ajudar a amiga a casar, Maria Machadão (Ivete Sangalo) pergunta se Zarolha (Leona Cavalli) está conseguindo apoio e fica surpresa quando descobre que Ramiro (Antonio Fagundes) foi o primeiro a dar as costas ao pedido. “Que motivo alegou?”, quer saber a cafetina. “Que não se dá nome pra quenga. Que mulher feito eu só serve pra teúda e manteúda”, conta a rapariga.
Sem conseguir disfarçar a tristeza, Machadão revela quem é seu coronel para amiga: “Magoei. É coronel Ramiro que vai me levar embora. Vou morar mais ele na fazenda.”Mas como não é mulher de deixar o não dito pelo dito, Machadão chama Ramiro para ter um particular em sua sala e pergunta na lata: “Coronel Ramiro, responda com toda a franqueza. Tem vergonha de mim?
Fiquei sabendo que recusou apoiar o casamento de coronel Manoel das Onças (Mauro Mendonça) mais Zarolhinha. Disse que não se dá o nome a quenga.”Ramiro é sincero e confirma que disse isso mesmo. “O que eu sinto por tu, nossa história toda, está acima dessas bestage.
Vou te levar pra viver mais eu na fazenda. Como se fosse minha mulher. Tu é a mulher com quem eu vou dividir os poucos anos que me restam”, explica o coronel.Machadão também é sincera e não esconde a decepção: “Eu lhe amo, Mas é triste amar um homem que não me acha digna de carregar seu nome”. Para acalmar a amada, Ramiro faz promessas: “Maria, tenho responsabilidades na política. Posso não casar mais tu que daqui a pouco é eleição. Daqui uns anos, quando o povo não lembrar mais de teu passado, a gente pode até casar.”
Não perca as cenas e fique ligado! Ainda vem muito mais novidades por ai no capítulo da novela Gabriela desta quinta-feira, 11 de outubro.