Resumo Vale Tudo: Corrupção e falta de ética foram enfocadas em Vale Tudo, que denunciava a inversão de valores no Brasil no final dos anos 1980. Os autores centraram a discussão sobre honestidade e desonestidade no antagonismo entre mãe e filha: a íntegra Raquel Accioli (Regina Duarte) é o oposto da filha Maria de Fátima (Gloria Pires), jovem inescrupulosa e com horror à pobreza que, logo nos primeiros capítulos da novela, vende a única propriedade da família, no Paraná, e foge com o dinheiro para o Rio de Janeiro com o objetivo de se tornar modelo. Raquel vai atrás da filha e conhece o administrador de empresas Ivan Meirelles (Antonio Fagundes), por quem se apaixona. Para ganhar a vida, passa a vender sanduíches na praia, com a ajuda do amigo Audálio (Pedro Paulo Rangel), conhecido como Poliana. Enquanto a mãe batalha para sobreviver honestamente, Maria de Fátima se alia a César (Carlos Alberto Riccelli), um mau-caráter que a estimula a seduzir o milionário Afonso Roitman (Cássio Gabus Mendes), de olho na fortuna do rapaz. Afonso é namorado da jornalista Solange (Lídia Brondi), que acolheu Maria de Fátima quando esta chegou ao Rio, e filho da poderosa empresária Odete Roitman (Beatriz Segall), diretora da Companhia Aérea TCA. Odete também é mãe de Heleninha (Renata Sorrah), artista plástica frágil e insegura, que sofre com o alcoolismo. A rica executiva manipula a vida dos filhos e trata mal os empregados, além de se achar superior a todos.
Confira abaixo o resumo semanal da novela Vale Tudo
Novela Vale Tudo Canal Viva: resumo dos próximos capítulos
Capítulo 201 – sábado, 02 de fevereiro: César (Carlos Alberto Riccelli) diz em depoimento que Fátima (Glória Pires) foi ao apartamento atrás de Odete (Beatriz Segall), revela que ela saiu desmoralizada do casamento com Afonso (Cássio Gabus Mendes) e que sonhava com a fortuna dos Roitman. O delegado avisa que os depoimentos entraram em contradição, mas César lança todas as acusações sobre Fátima. Marco Aurélio (Reginaldo Faria) assume a presidência da TCA. O detive procura Fátima e a intima a prestar novo depoimento. Marco Aurélio aconselha Leila (Cássia Kis Magro) a arrumar um bom advogado para Fátima, Freitas (João Camargo) escuta a conversa dos dois atentamente. Celina (Nathalia Timberg) diz a Laís (Cristina Prochaska) que William (Dennis Carvalho) está influenciando bem Helena (Renata Sorrah), que não tem bebido. Afonso flagra William mexendo em sua mesa e desconfia. Afonso procura Ivan e insiste para ele voltar para a empresa, mas ele recusa novamente a oferta. Fátima vai ao apartamento visitar Rafael e desaba diante da mãe, mas Raquel não se comove e as duas discutem. Raquel acusa a filha de egoísmo e diz que ela só recuperou o dossiê porque não tinha interesse nele, mas Fátima insiste que mudou. Solange (Lídia Brondi) não aceita se casar com Mário Sérgio (Marcos Palmeira). O delegado revela a Fátima as acusações de César, mas ela decide não revelar seu álibi para proteger Ivan. Leila fica com pena de Fátima, mas Marco Aurélio é indiferente. Olavo (Paulo Reis) escuta ligação em que César pede dinheiro a alguém. Freitas vai ao apartamento de César. Helena procura Ivan. Olavo flagra Freitas saindo do prédio e descobre que César se aliou a Marco Aurélio.
Capítulo 202 – segunda, 04 de fevereiro: Helena (Renata Sorrah) abre o coração e tenta convencer Ivan (Antônio Fagundes) a voltar para a TCA. Olavo (Paulo Reis) chantageia César (Carlos Alberto Riccelli) e o pressiona. César conta para Olavo (Paulo Reis) que foi Marco Aurélio (Reginaldo Faria) quem roubou o dossiê da casa de Raquel (Regina Duarte) e o ameaçou para acusar Fátima (Glória Pires) do crime. Sardinha (Otávio Müller) conta para Afonso (Cássio Gabus Mendes) que Solange (Lídia Brondi) não aceitou se casar com Mário Sérgio (Marcos Palmeira). Os jornais apontam Fátima (Glória Pires) como principal suspeita do assassinato de Odete (Beatriz Segall) e Leila (Cássia Kis Magro) aconselha a amiga a fugir. Desesperada, Fátima procura Afonso (Cássio Gabus Mendes) e afirma que não matou Odete, mas é humilhada. Íris (Cristina Galvão) diz a Consuelo (Rosane Gofman) que não gosta mais de Jarbas (Paulo Reis). Ivan volta a trabalhar na TCA. Com medo de ser presa, Fátima decide pedir dinheiro a Raquel para fugir.
Capítulo 203 – terça, 05 de fevereiro: Raquel (Regina Duarte) se recusa a dar dinheiro para Fátima (Glória Pires) e oferece ajuda. Raquel aconselha Fátima a não fugir, mas ela se recusa a enfrentar a justiça. Fátima procura Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e implora por ajuda. Olavo (Paulo Reis) convida Aldeíde (Lília Cabral) para ir a Nova York com ele e se oferece para comprar dólares para ela. Tiago (Fábio Villa Verde) percebe que Helena (Renata Sorrah) não está bebendo e ela conta que ingressou no AA. Marco Aurélio (Reginaldo Faria) dá uma passagem para Buenos Aires e 50 mil dólares a Fátima (Glória Pires). Logo depois, ele avisa a polícia sobre fuga de Fátima. Lucimar (Maria Gladys) avisa Raquel (Regina Duarte) que Fátima fugiu. Fátima é presa no aeroporto. O delegado pressiona Fátima a revelar o motivo que a levou ao apartamento de Odete (Beatriz Segall), mas ela se recusa a falar. Lucimar faz aposta com o número da sepultura de Odete. Helena vai a delegacia e Fátima revela que não pode contar o álibi para a polícia para proteger Ivan. Olavo avisa a César sobre a prisão de Fátima, mas ele se recusa a ajudar. Raquel sofre com a prisão de Fátima. Helena vai a Paladar e conta para Raquel que Fátima se recusa a contar o seu álibi para a polícia para não incriminar Ivan.
Capítulo 204 – quarta, 06 de fevereiro: Helena (Renata Sorrah) conta para Raquel (Regina Duarte) sobre acusações de César (Carlos Alberto Riccelli) contra Fátima (Glória Pires), mas ela lembra que a filha estava em seu apartamento no momento do crime entregando o dossiê em suas mãos. César pressiona Marco Aurélio (Reginaldo Faria) a entregar os dólares que ele prometeu. Raquel pede a Poliana (Pedro Paulo Rangel) para chamar um advogado. Aldeíde (Lília Cabral) dá todo o seu dinheiro para Olavo (Paulo Reis). O advogado diz que o único jeito para soltar Fátima é contar a verdade sobre Ivan (Antônio Fagundes). Lucimar (Maria Gladys) é assaltada e fica sem o talão premiado do jogo do bicho. André (Marcello Novaes) descobre que Aldeíde (Lília Cabral) vai viajar com Olavo (Paulo Reis). Ivan acusa Fátima de ter matado Odete (Beatriz Segall) e Raquel se descontrola. Gildo (Fernando Almeida) vai ao morro procurar a bolsa de Lucimar. Ivan desconfia que Raquel está escondendo algo. Marco Aurélio avisa Leila (Cássia Kis Magro) que o empréstimo do banco está para ser liberado e só está esperando para ser depositado. Gildo recupera a bolsa e Lucimar e acha o talão. Raquel vai a delegacia e diz ao delegado que matou Odete.
Capítulo 205 – quinta, 07 de fevereiro: Raquel (Regina Duarte) diz que Odete (Beatriz Segall) tentou prejudicar sua empresa e que tinha muitos motivos para matá-la, mas o delegado avisa que ela só poderá prestar depoimento no dia seguinte. O delegado solta Fátima (Glória Pires). Sem revelar o que fez, Raquel pede perdão a filha e a leva para o seu apartamento. No dia seguinte, os funcionários estranham a urgência de Raquel em resolver os problemas da Paladar. Marco Aurélio (Reginaldo Faria) pede para Consuelo (Rosane Gofman) descontar os cheques na tesouraria da TCA. Fátima escuta no rádio que Raquel se entregou à polícia. William (Dennis Carvalho) avisa a Afonso (Cássio Gabus Mendes) sobre os cheques debitados na tesouraria. Helena (Renata Sorrah) procura Ivan (Antônio Fagundes) e conta que Raquel se entregou para evitar que ele fosse preso. Aldeíde (Lília Cabral) descobre que Olavo (Paulo Reis) sumiu com seu dinheiro e André (Marcello Novaes) promete ajudá-la. William tenta beijar Helena, mas ela revela desconfiança de Afonso. Mário Sérgio (Marcos Palmeira) termina com Solange (Lídia Brondi) e avisa que vai para São Paulo. André invade o estúdio de Olavo, desmascara e bate no fotógrafo. Raquel presta depoimento, mas Ivan invade a delegacia. Ivan diz ao delegado que Raquel se entregou para protege-lo e confessa que cometeu um crime.
Capítulo 206 – sexta, 08 de fevereiro: Ivan (Antônio Fagundes) revela ao delegado a verdade sobre o dossiê. Olavo (Paulo Reis) consegue escapar e leva Consuelo (Rosane Gofman) como refém. Afonso (Cássio Gabus Mendes) fica indignado com Ivan, que se diz envergonhado. Fátima (Glória Pires) flagra encontro entre César (Carlos Alberto Riccelli) e Marco Aurélio (Reginaldo Faria) no apartamento secreto do corrupto e tranca os dois lá dentro. Os dois conseguem escapar com a chave extra. Marco Aurélio entrega cinquenta mil dólares a César e o manda ir embora. Afonso descobre desvios feitos por Marco Aurélio. Fátima revela ao delegado a ligação entre César e Marco Aurélio. Arnaldo procura por Marco Aurélio, assustado, ele resolve fugir. Bruno diz a Ivan que tem medo de não vê-lo mais e avisa que Leila e Marco Aurélio estão se preparando para viajar. Olavo esconde Consuelo no apartamento de César. Desconfiado, Ivan insiste com o filho e Bruno (Danton Mello) revela que ele e Leila voltaram de viagem no dia da morte de Odete, mas que não podia contar para ninguém. Gildo (Fernando Almeida) escuta tudo. William (Dennis Carvalho) revela sua verdadeira identidade e todas as falcatruas de Marco Aurélio. Ivan pressiona Leila, mas ela não fala nada e vai embora com Bruno. Luciano (Jairo Lourenço) avisa Afonso que Marco Aurélio fugiu. Leila e Marco Aurélio preparam fuga com dinheiro desviado. Poliana (Pedro Paulo Rangel) pede Íris (Cristina Galvão) em casamento. A polícia invade o apartamento e encontra Consuelo de camisola e Olavo de toalha. César foge. Gildo presta depoimento. Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro) e Eunice (Íris Bruzzi) pressionam Leila, que fica extremamente nervosa.
Capítulo 207 – sábado, 09 de fevereiro: Afonso (Cássio Gabus Mendes), Ivan (Antônio Fagundes) e William (Dennis Carvalho) decidem ir à casa de Marco Aurélio (Reginaldo Faria) e impedir sua fuga. Bartolomeu (Cláudio Corrêa e Castro) e Eunice (Íris Bruzzi) pressionam Leila (Cássia Kis Magro), que confessa o que realmente aconteceu na noite da morte de Odete Roitman (Beatriz Segall). Enquanto isso, Freitas (João Camargo) e Deise são presos. Freitas entrega o dossiê para a polícia e Ivan é condenado a dois anos de prisão. Afonso descobre que Solange (Lídia Brondi) e Mário Sérgio (Marcos Palmeira) se separaram e decide ir atrás da amada. Afonso se declarar e pede Solange em casamento, prometendo cuidar de Marcia ao lado dela. Sardinha (Otávio Müller) dá pista e Afonso pressiona Solange, que revela que ele é pai da menina. Ivan é preso e escreve o livro ‘Vale Tudo’ na cadeia. Poliana (Pedro Paulo Rangel) e Íris (Cristina Galvão) se casam na igreja. Laís (Cristina Prochaska) e Marília (Bia Seidl) se tornam sócias. Solange e Afonso, Helena (Renata Sorrah) e William se casam no civil. William entrega prêmio do AA a Helena pelo seu primeiro ano sem beber. Um ano depois, Ivan sai da prisão. Afonso reúne diretoria da TCA, anuncia que a empresa conseguiu superar o desvio de Marco Aurélio e indica Ivan para vice-presidência da empresa. Ivan compra casa em Búzios para Raquel. César volta e faz proposta para Fátima. Rafael comemora dois anos. Consuelo visita Olavo no presídio. Fátima pede a Raquel para cuidar do menino, aceita proposta do amante e se casa com um príncipe.
Fonte: Resumo Novelas Canal Viva Vale Tudo resumo dos próximos capítulos