Terra Nostra Resumo Próximos Capítulos / Canal Viva

Terra Nostra Resumo Próximos Capítulos / Canal Viva

Resumo Terra Nostra Canal Viva Resumo Terra Nostra: Terra Nostra retomou um tema caro ao autor Benedito Ruy Barbosa: a imigração italiana no final do século XIX e nas primeiras décadas do século XX e sua importância na formação da sociedade brasileira. A novela conta essa história a partir do romance entre os jovens italianos Matteo (Thiago Lacerda) e Giuliana (Ana Paula Arósio), que resiste a todos os conflitos e provações para triunfar no final. Matteo também adoece, mas escapa da epidemia com vida. Ele e Giuliana se tornam as únicas referências um do outro. Os dois chegam ao Brasil decididos a enfrentar juntos o futuro incerto, mas se perdem no desembarque e seguem destinos diferentes. Matteo arranja emprego na colheita de café da fazenda do coronel Gumercindo Aranha (Antonio Fagundes). Na mansão dos Maglianno, na Avenida Paulista, em São Paulo, Giuliana desperta o amor de Marco Antônio (Marcello Antony), o filho bon vivant de Francesco, que se apaixona pela moça mesmo sabendo que ela espera um filho, fruto de uma noite de amor com Matteo. O casamento sofre dura oposição de Janete (Ângela Vieira), mãe do rapaz, que tem aversão aos italianos. Um dos últimos representantes de donos de terra da era escravocrata, acostumado a ser o senhor absoluto da vida dos seus comandados antes da Abolição, Gumercindo encontra dificuldades para lidar com os imigrantes. Matteo se torna porta-voz dos trabalhadores rurais e lidera as reivindicações por melhores condições de trabalho, contrariando o fazendeiro. O jovem italiano, entretanto, conquista a confiança do coronel ao aceitar se casar com sua filha mais velha, Rosana (Carolina Kasting), após ser acusado de ter se aproveitado da moça. Decepcionada, Giuliana promete reconstruir sua vida e esquecer o amado, e aceita se casar com Marco Antônio. Rosana tem um casamento infeliz com Matteo, que a despreza e sonha reencontrar Giuliana. Giuliana entra em desespero, rompe com os Maglianno e parte em busca do filho. Depois de superarem vários obstáculos, Matteo e Giuliana terminam juntos. No último capítulo, a italiana reencontra o filho em um orfanato.

Confira abaixo o resumo semanal da novela Terra Nostra

Novela Terra Nostra Canal Viva: resumo dos próximos capítulos


Capítulo 1 – sábado, 28 de fevereiro: É 1896, um navio traz para o Brasil os imigrantes italianos. Juliana dança no convés com Matheu, sendo observada pelos pais, Ana e Júlio. Em uma bela casa em São Paulo, Francesco avisa à mulher Janete e ao filho Marco Antônio que o seu amigo de infância, Júlio, está chegando. Nos cafezais de Gumercindo só se fala nos italianos que vêm para trabalhar na lavoura. Sua mulher, Maria do Socorro e as filhas Rosana e Angélica relembram os tempos dos escravos negros. Angélica não se esquece que o pai se deitou com uma escrava Naná só para ter um filho varão; Maria do Socorro tem gravado na memória o embate com Naná, quando ela foi embora grávida prometendo mandar para ela criar, caso o filho fosse homem. Matheu se declara apaixonado por Juliana e garante protegê-la, quando seus pais contraem a peste e morrem. A febre abate um bebê e sua mãe, Leonora, fica desesperada e desaparece, para tristeza do marido Bartolo. Matheu vai para o isolamento. Juliana decide ficar ao seu lado e beija-o.

Capítulo 2 – segunda, 04 de março: Juliana aquece Matheu com seu corpo; ele acorda bom no dia seguinte e os dois combinam ficar juntos no Brasil. Leonora é encontrada com o bebê vivo na casa das máquinas. Os italianos comemoram o fim da doença e a esperança de uma nova terra. Francesco e Janete recebem Juliana, que se desencontra de Matheu no cais; na casa, ela se intimida com o luxo. Marco Antônio fica fascinado pela beleza da jovem italiana e apoia o pai que exige que ela seja tratada como alguém da família. Matheu vaga pelo trem em busca da amada; ela não consegue encontrar uma pista dele quando vai procurá-lo no dia seguinte. Gumercindo proíbe a filha de ser freira e ela jura que vai fugir. A senzala da Fazenda Esperança já está pronta para a chegada dos italianos. Matheu, Bartolo, Leonora e muitos outros cruzam o portão cantando.

Capítulo 3 – terça, 05 de março: Gumercindo, a esposa e as filhas, o capataz Antenor e o negrinho Tiziu recebem os italianos, que são acomodados na senzala. Matheu sonha acordado com Juliana. Bartolo serve de intérprete, com seu parco português. Angélica e Rosana se impressionam com Matheu. Marco Antônio se oferece para ser professor de Juliana, a quem jura gostar como uma irmã. Janete deseja colocá-la para fora da sua casa. Os italianos começam a trabalhar nas terras de Gumercindo; Padre Olavo alerta contra os anarquistas. Rosana e Angélica se assustam ao saber que o pai está arrumando pretendentes para elas. Juliana sofre: está esperando um filho de Matheu. As empregadas Mariana e Luiza desconfiam e alertam Janete, que procura a jovem italiana para uma conversa séria.

Capítulo 4 – quarta, 06 de março: Janete joga verde, mas não colhe maduro. Gumercindo decide mudar o sistema e não dar mais comida. Para comer, os italianos terão que comprar na venda da fazenda. Batista entrega cadernetas para as famílias, onde as despesas serão anotadas. Matheu e Bartolo reivindicam terras próprias; Gumercindo promete para depois da safra. Rosana implica com as atitudes de Matheu; Angélica concorda com as reivindicações. O fazendeiro suspeita que o rapaz é anarquista e pensa mandá-lo embora. Juliana pede a Marco que encontre o seu amado. Ele sofre, mas promete que vai fazer o possível. Tiziu e Matheu moram juntos na senzala e se tornam amigos. Angélica se perturba com Matheu de torso nu; depois avisa que o pai pensa em mandá-lo embora. Leonora vai trabalhar na casa da fazenda. Matheu pede que Gumercindo acerte a sua saída.

Capítulo 5 – quinta, 07 de março: O fazendeiro adia a saída dele para depois da safra. Rosana estranha a irmã ter esperado a saída do italiano para com ele trocar duas palavras. Juliana passa roupas e Marco se preocupa com ela. Janete flagra um abraço entre os dois e não gosta. Francesco propõe aos sócios abrir uma casa bancária. Marco Antônio mente: Matheu foi encontrado mas vai se casar com a filha do dono da fazenda. Angélica sonda com Leonora quem é a paixão de Matheu. Francesco conversa com Juliana sobre a gravidez e Marco Antônio defende-a dizendo que o filho é seu. Janete quase desmaia ao saber. Juliana desmente, mas Marco insiste e Francesco decide esperar a criança nascer. Matheu acorda angustiado no meio da noite e resolve fugir.

Capítulo 6 – sexta, 08 de março: Antenor interrompe a fuga de Matheu. Um lamento italiano na clarineta faz com que todos fiquem acordados. Marco Antônio se deita na cama com Juliana, só para convencer os pais. Ela dorme nos braços dele. Gumercindo resolve conseguir notícias de Juliana para acalmar Matheu. Angélica nega estar apaixonada pelo italiano, mas Rosana não acredita, resolve ajudar a irmã marcando um encontro com ele naquela noite. Janete expulsa a italianinha da sua casa; os dois homens impedem. Marco pede Juliana em casamento Rosana pressiona a irmã, que tem medo de ir ao encontro. Antenor se surpreende ao ver Angélica na senzala. Antenor interrompe a fuga de Matheu. Um lamento italiano na clarineta faz com que todos fiquem acordados. Marco Antônio se deita na cama com Juliana, só para convencer os pais. Ela dorme nos braços dele. Gumercindo resolve conseguir notícias de Juliana para acalmar Matheu. Angélica nega estar apaixonada pelo italiano, mas Rosana não acredita, resolve ajudar a irmã marcando um encontro com ele naquela noite. Janete expulsa a italianinha da sua casa; os dois homens impedem. Marco pede Juliana em casamento Rosana pressiona a irmã, que tem medo de ir ao encontro. Antenor se surpreende ao ver Angélica na senzala.

Capítulo 7 – sábado, 09 de março: Tiziu salva a situação. Francesco, a pedido de Janete, resolve mandar alguém procurar Matheu. Mariana conta para Juliana que Marco é um mulherengo e que a melhor maneira de se livrar dele é cedendo. Maria do Socorro estranha ao saber que a filha foi na senzala. Francesco fica furioso ao ver o filho voltando para casa completamente embriagado. Angélica confessa para a mãe que ama Matheu, mas ela pensa ser só um estratagema para obrigar Gumercindo a deixá-la ser freira. Rosana decide que vai conquistar Matheu , manda Tiziu embora da senzala e espera. Ele se espanta ao encontrá-la na sua cama e coloca-a para fora da senzala. Rosana agride-o; Matheu beija-a .Tiziu espantado vê tudo. Em casa, Rosana diz à Angélica que Matheu beijou-a à força.

Fonte: Resumo Novelas Canal Viva Terra Nostra resumo dos próximos capítulos