Porto dos Milagres Resumo Próximos Capítulos / Canal Viva

Porto dos Milagres Resumo Próximos Capítulos / Canal Viva

Resumo Porto dos Milagres Canal Viva Resumo Porto dos Milagres: Livre adaptação de Mar Morto e A Descoberta da América Pelos Turcos, do escritor Jorge Amado, Porto dos Milagres se sustenta em uma trama política que contrapõe o simplório pescador Guma (Marcos Palmeira), um representante do povo, ao poder exercido pelo inescrupuloso Félix (Antonio Fagundes) e sua ambiciosa mulher, Adma (Cássia Kiss). A história contemporânea transcorre na fictícia cidade de Porto dos Milagres, localizada na região do Recôncavo Baiano e formada por duas classes sociais distintas: a burguesia porto-milagrense com suas famílias tradicionais, instaladas na parte alta da cidade, e os moradores pobres do cais do porto, habitantes da parte baixa. A mitologia e a religiosidade estão presentes na trama através da figura de Iemanjá, a “rainha do mar”, padroeira de Porto dos Milagres e que, de forma fantástica, exerce influência na vida dos habitantes. Quando chegam a Porto dos Milagres, descobrem que Bartolomeu se transformou no homem mais poderoso da cidade. Adma, então, envenena o cunhado à revelia do marido, e Félix assume o lugar do irmão. Frederico é um dos pescadores que, para melhorar o sustento da família, está envolvido nos negócios de contrabando de Bartolomeu. Lívia é filha de Laura (Carolina Kasting), que abriu mão do dinheiro da família para viver com o pescador Leôncio (Tuca Andrada). A moça volta a Porto dos Milagres em companhia do namorado Alexandre (Leonardo Brício), filho de Adma e Félix. Na reta final de Porto dos Milagres, Félix tenta matar Guma, mas acaba se rendendo ao pescador, implorando que ele salve seu filho Alexandre, que arrasta Lívia para o alto-mar, disposto a morrer com ela. Em seguida, o capataz também toma a bebida, morrendo ao lado da mulher que sempre amou. Félix, eleito governador, é morto por Rosa Palmeirão no dia da cerimônia de sua posse. Após uma curta passagem de tempo, Guma é eleito o novo prefeito da cidade, marcando o início de uma nova era em Porto dos Milagres.

Confira abaixo o resumo semanal da novela Porto dos Milagres

Novela Porto dos Milagres Canal Viva: resumo dos próximos capítulos


Capítulo 1 – segunda, 11 de fevereiro: Em Sevilha, dois homens armados invadem uma casa e acham a fotografia de Félix e Adma. Enquanto isso, em um restaurante, o casal brinda ao amor e ao sucesso do novo golpe. Félix carrega uma mala cheia de dólares falsos e a troca por a de um milionário. Ao perceber policiais, corre e é perseguido. Adma joga os dólares, causando grande confusão. O casal consegue fugir. Uma cigana assegura que ele vai ser rei. O casal decide voltar ao Brasil. Félix planeja humilhar-se e pedir perdão ao irmão Bartolomeu, a quem traiu há dez anos. Adma fingirá que está grávida. Na Bahia, soam os atabaques. Na barca que leva a Porto dos Milagres, Augusta Eugênia esnoba Félix e Adma e esquece uma caixa. Leôncio tenta falar com Augusta, mas ela nem dá bola quando ele avisa que Laura teve uma filha. Bartolomeu, ao ver o irmão, reage forte e o expulsa. Augusta percebe que perdeu o seu colar de esmeraldas. Eulália e Frederico se amam no mar. Félix implora perdão e Bartolomeu pega o rifle. Adma se coloca na frente do marido. Bartolomeu acaba cedendo, coloca o casal na ala dos empregados e avisa que os dois precisarão trabalhar para pagar a hospedagem. Do alto da casa, Félix afirma que vai ser rei.

Capítulo 2 – terça, 12 de fevereiro: Eulália tem a certeza de que vai ficar grávida. Augusta, histérica, procura o seu colar. Laura chega com Lívia no colo. Oswaldo a recebe com carinho e pede para que volte no dia seguinte. Félix insiste para que Adma devolva o colar. Ondina alerta Félix para não deixar cair um pote com veneno para matar os ratos. Augusta mostra-se superior e humilha Adma dizendo que a jóia é uma imitação. Adma promete a si mesma dar o troco. Frederico e Eulália se mudam para uma casa nova. Rosa ganha uma aliança de Otacílio. Bartolomeu vai à casa de Dona Coló encontrar-se com Arlete. Coronel Jurandir cobiça Cecília. Rosa manda que ele fique bem longe da irmã. Augusta conta ao delegado que vai chegar contrabando, somente para incriminar Leôncio. Bartolomeu descobre que Adma estava usando barriga postiça.

Capítulo 3 – quarta, 13 de fevereiro: Bartolomeu dá um prazo para que os dois desapareçam de Porto dos Milagres. Frederico e Leôncio pescam e fazem agrados para Iemanjá. Arlete se olha no espelho curtindo a gravidez. Eriberto paga pouco pelos peixes, como sempre. Laura teme por Leôncio, que deve buscar carga contrabandeada em alto mar. Otacílio fecha a cara ao ver Dona Coló e seus meninas. As irmãs Rosa e Arlete abraçam-se emocionadas. Eulália e Frederico se preparam para o casamento. Os dois se casam na beira da praia. No mar, Augusta e o delegado aguardam. Laura, alertada por Oswaldo, vai avisar ao marido. A polícia atira e a barca onde estão Leôncio e Laura explode. Adma coloca veneno no chá de Bartolomeu, mas é Félix quem toma.

Capítulo 4 – quinta, 14 de fevereiro: Augusta fica desesperada por ter causado a morte da irmã e do cunhado. Félix passa muito mal. Bartolomeu se sensibiliza com a morte do casal e dá uma bronca em Eriberto, que só se preocupa com a carga perdida. Adma decide que vai envenenar Bartolomeu, mas não conta nada para Félix. Augusta não quer que os corpos sejam recuperados, pois no futuro prefere inventar um final mais glorioso para a irmã. Augusta fica muito surpresa ao saber que Lívia está na sua casa. Oswaldo ameaça contar tudo se ela não criar bem a menina. Bartolomeu humilha Félix e os dois brigam. Coronel Jurandir pede um “cheiro” para Cecília, que corre. Félix rouba a chave da casa de Bartolomeu e vai dormir com Adma na igreja abandonada. Bartolomeu chora de alegria ao saber que Arlete está grávida. Adma coloca uma dose grande de veneno no chá de Bartolomeu.

Capítulo 5 – sexta, 15 de fevereiro: Bartolomeu pensa no filho que vai nascer, enquanto bebe o chá. Ondina entra na sala e se desespera ao ver o patrão agonizando. Félix sente uma pontada de dor no peito e corre para a casa do irmão. Antes de morrer, Bartolomeu pede para que Ondina cuide do filho dele que vai chegar. Félix se desespera ao ver o irmão morto. Adma se horroriza com o que fez. Ondina fica com ódio do casal e promete encontrar o herdeiro da fortuna de Bartolomeu. Dona Coló se preocupa porque Arlete vai ter um filho. Rosa ignora o cumprimento do Coronel Jurandir. Augusta suborna o barqueiro, que conta a todos que a criança de Laura e Leôncio também morreu. Arlete fica em choque ao saber da morte do seu amado. No velório, todos se assustam com a semelhança entre Félix e o irmão morto. Arlete, escondida, vê Bartolomeu ser enterrado. Desesperada, chora e oferece o seu filho a Iemanjá.

Capítulo 6 – sábado, 16 de fevereiro: Félix promete a Ondina que vai procurar, junto com ela, o herdeiro de Bartolomeu. Rosa está aflita com o ânimo da irmã. Arlete não conta nada, manda Rosa embora e coloca no dedo o anel que pertenceu à mãe de Bartolomeu. Eulália pede para que Frederico abandone o trabalho de pegar contrabando. Eriberto, porém, só vai liberá-lo depois de pagar o dinheiro que pediu emprestado. Félix propõe para que Oswaldo seja o inventariante e fica fascinado com a quantidade de negócios que vai herdar. Alguns meses depois, Rosa se prepara para o casamento. Coronel Jurandir quase é surpreendido olhando Cecília trocar de roupa. Adma e Félix comemoram: são os donos de tudo. Arlete alisa a barriga de nove meses e lembra Bartolomeu dizendo que o filho deles seria um rei.

Fonte: Resumo Novelas Canal Viva Porto dos Milagres resumo dos próximos capítulos