Resumo Força de Um Desejo: Força de um Desejo começa contando, bem à moda dos folhetins tradicionais, a história de um romance impossível. Depois, a partir do assassinato de um dos personagens principais, a novela ganha ares de história policial, com suspeitos, investigações, pistas falsas, mortes misteriosas e reviravoltas surpreendentes. Tudo isso ambientado na segunda metade do século XIX, em que várias mudanças políticas e econômicas estavam em andamento no Brasil. A trama da novela foi inspirada em três romances de visconde de Taunay: A Retirada de Laguna, Inocência e A Mocidade de Trajano. Como o desenvolvimento da agroindústria, alguns fazendeiros iniciam sua ascensão. Um deles é o poderoso barão Henrique Sobral (Reginaldo Faria), dono da fazenda Ouro Verde, em Vila de Sant’Anna, lugar fictício situado na região do Vale do Paraíba. Fazendeiro de tendências liberais para a época, ele tem simpatia pelo movimento abolicionista, que está dando seus primeiros passos no Brasil.
Novela Força de Um Desejo Canal Viva: resumo dos próximos capítulos
RESUMO Capítulo 211 – segunda, 03 de julho
Higino garante que ficou provado que ele nada tivera com o assassinato de seu sócio. O plano de Idalina torna-se mais complexo: Ernani precisará falsificar também o livro de registro do casamento de Sobral, trocando comunhão por separação de bens, e fazer uma certidão aparentemente falsa de comunhão, que não resista a uma perícia. Para isso, ele pede, a princípio, 10 contos de réis. Pedro Afonso confessa a Ester a sua situação financeira. Abelardo pede à Juliana para reatar o noivado, mas ela não aceita. Alice arruma os dez contos de réis com a sua família. Idalina e a discípula vão à Corte para conseguir o livro de registro da Igreja. Ester se assusta quando Inácio afirma que Pedro está interessado no dinheiro dela.
RESUMO Capítulo 212 – terça, 04 de julho
Abelardo escuta a briga e passa a acreditar que realmente existe um romance entre Ester e Pedro. Fingindo ser paralítica, Idalina consegue, com a ajuda de Alice, roubar o livro de registro. Jesus esconde no quarto de passar, dentro de um ferro velho, o dinheiro que vem guardando. Alice leva a mãe e D. Fabíola para a estalagem, para que testemunhem que Ester e Ernani se conhecem há muito tempo. O falsificador pede 100 contos de réis e Alice rouba jóias da mãe. Rosália escuta conversa de Idalina; Ester conclui que Olívia mais uma vez será levada para ser vendida. E mais, acha recibo que comprova que o dono legal da escrava é Clemente. O dinheiro de Jesus foi roubado e ele denuncia o feitor. Ester promete que Olívia vai conseguir a sua alforria.
RESUMO Capítulo 213 – quarta, 05 de julho
O dinheiro é encontrado no quarto de Clemente. Ester arma um plano com todos os amigos para libertar Olívia. Juliana segue Alice, que viaja para a Corte. Hortênsia se esconde quando vê Higino e Vitório. Luzia pede a Ernani que leve-a com ele. Todos se cotizam para pagar o preço de Olívia e Mariano se comove. Ester chega à Morro Alto afirmando que eles querem vender a Ouro Verde. Higino aguarda a chegada do tabelião e manda bilhete para Idalina avisando que vai se atrasar, mas Vitório é interceptado. Trajano usa estratagema e faz com que Idalina volte para a casa. Juliana encontra-se com Laura. Mariano oferece dinheiro para Clemente por fora para que ele venda a escrava.
RESUMO Capítulo 214 – quinta, 06 de julho
Inácio, Abelardo e Ester humilham Higino, que fica furioso ao saber que foi enganado. Aos berros, ele começa a quebrar a casa. Na estalagem, o clima é de comemoração pela libertação de Olívia. Juliana conversa com a mãe de Alice. Higino chega na estalagem afrontando a todos e é mais uma vez humilhado, dessa vez por Olívia e Mariano. O feitor resolve fugir ao perceber que o dinheiro roubado foi descoberto, mas é preso por Bustamanti sob suspeita do assassinato de Sobral. Inácio se choca quando Ester avisa que vai dar as suas jóias para salvar a situação financeira de Pedro. Higino se une à filha para destruir Ester e negocia com Ernani.
RESUMO Capítulo 215 – sexta, 07 de julho
Higino pagará os 100 contos, a maior parte quando Ester for presa. Bustamanti libera Clemente, mas manda seguí-lo. Alice “envenena” Abelardo contra Ester e conta que ela deu as jóias para Pedro. Olívia e Mariano se casam e passam a lua de mel no quarto de costura. Higino reprova Bárbara por ela ter ido à cerimônia. Alice continua na sua estratégia e fala da comunhão de bens ; Abelardo consulta Navarro para fazer uma perícia. Tavares conclui: é falso o certificado de comunhão de bens. Trajano pressiona e Waldir confessa ter visto Abelardo e Alice juntos. Ernani viaja e pede que Luzia guarde a página original. Abelardo denuncia Ester, Bustamanti manda periciar o livro de registro. Pedro Afonso vai embora, mas antes devolve as jóias. Ester é presa.
RESUMO Capítulo 216 – sábado, 08 de julho
Todos na Ouro Verde se mobilizam para livrar Ester. Juliana e Trajano se chocam ao saber toda a verdade sobre Otavinho. Inácio conta toda a verdade sobre o seu romance com Ester para Bustamanti, que não acredita muito. Ninguém consegue convencer Abelardo que Ester e Pedro não são amantes. Inácio expulsa Idalina e Alice da Ouro Verde e elas são obrigadas a andar a pé até a Morro Alto, sob os gritos dos escravos. Higino, morto de ódio, só pensa no enforcamento de Ester. Juliana viaja com Laura para Santana. Clemente quer pegar o seu dinheiro na Ouro Verde e fugir para sempre. Abelardo vai à Morro Alto pedir que Alice volte, mas é surpreendido com a chegada de Juliana e Laura.
RESUMO Capítulo 217 – segunda, 10 de julho
Juliana conta toda a verdade. Abelardo fica transtornado e vai embora levando Otavinho. Inácio perdoa o irmão e os dois se abraçam comovidos. Bárbara teme perder o marido, mas ele perdoa as duas. Abelardo retira a queixa, mas isso não livra Ester da acusação. Bartolomeu se choca com o oportunismo de Guiomar. Higino decide que vai matar Mariano e seqüestrar Olívia, desde que todos pensem que ela também morreu. Fabíola relembra o dia em que Xavier morreu. Pedro surpreende Bustamanti ao declarar que matou Sobral. Higino marca encontro com Ernani para que Vitório possa entregar o dinheiro que falta. Inácio e Ester se encontram.
RESUMO Capítulo 218 – terça, 11 de julho
Pedro assume inteiramente o crime, que, segundo ele, foi cometido por um matador de aluguel. Inácio investiga na igreja da Corte, mas ninguém se lembra de um senhora imponente chamada Idalina. Bustamanti desarma a versão de Pedro e indicia Ester. Guiomar descobre que Vitório está de passagem comprada para Marselha e tem dinheiro no banco. Waldir chantageia e acusa Alice do assassinato do Barão e Higino expulsa-o da fazenda. Socorro recebe dinheiro para ajudar Higino em seu plano. Mariano e Olívia mudam-se para a estalagem. Clemente lê o papel que Ernani deixou com Luzia e avisa que é negócio de igreja. Olívia é dominada por dois jagunços. Vitório espalha querosene no quarto onde Mariano dorme. Trajano salva Olívia, que armada impede Higino de tocar fogo no quarto. Começa o julgamento de Ester.
Último RESUMO Capítulo: Inácio dá um depoimento emocionado. Felício exige que Bustamanti coloque um policial para defender Olívia. Hortênsia conta que morria de medo de ser vendida para Higino. Trajano vai à Corte levando foto de Idalina e Alice. Todos os depoimentos incriminam Ester. Idalina mente descaradamente e desperta a revolta de Ester. Abelardo percebe inquietação de Alice e Luzia quando se fala do registro original. Vitório mata Ernani. Luiza vende o documento para Idalina, que decide guardar, embora Alice prefira queimar. Abelardo procura Alice e propõe que eles fiquem juntos. Higino golpeia o policial e fica cara a cara com Olívia. Trajano sofreu um acidente e Inácio não sabe se ele foi bem sucedido na sua investigação na igreja.
Fonte: Resumo Novelas Canal Viva Força de Um Desejo. Resumo dos próximos capítulos Força de Um Desejo