Cabocla Resumo Próximos Capítulos / Canal Viva

Cabocla Resumo Próximos Capítulos / Canal Viva

Resumo Cabocla Canal Viva Resumo Cabocla: Adaptação da novela de Benedito Ruy Barbosa exibida em 1979, e inspirada no romance homônimo de Ribeiro Couto, Cabocla é ambientada no município rural de Vila da Mata, em 1918. A trama gira em torno da disputa por terras entre dois coronéis – Boanerges (Tony Ramos) e Justino (Mauro Mendonça) – e do amor entre a cabocla Zuca (Vanessa Giácomo) e o jovem advogado Luís Jerônimo (Daniel de Oliveira). Descrita por sua própria mãe, Bina (Jussara Freire), como um bicho do mato, Zuca, noiva do destemido peão Tobias (Malvino Salvador), é o retrato da sensualidade inocente. Aconselhado pelo médico e forçado por seu pai, ele embarca para a tranquila Vila da Mata, para se tratar. Zuca também se apaixona pelo rapaz, desiste do casamento com Tobias e enfrenta tudo e todos por seu amor. A outra trama central da novela trata da rivalidade entre os dois chefes políticos da região de Vila da Mata, os coronéis Boanerges e Justino. O coronel Justino também é um forte líder político na região. Mariquinha é professora da escola rural de Vila da Mata, apaixonada secretamente por Tobias. Neco foi estudar Direito no Rio de Janeiro. Enquanto Boanerges e Justino se enfrentam fortemente na política, seus filhos Belinha e Neco se apaixonam. O amor do casal desperta uma verdadeira guerra entre as famílias rivais e, em determinado momento da trama, os dois apaixonados se separam por conta da política. Neco concorre com Boanerges nas eleições para prefeito da cidade, e a disputa toma conta de Vila da Mata. No final da história, ele e Belinha se casam, e a paz volta a reinar.

Confira abaixo o resumo semanal da novela Cabocla

Novela Cabocla Canal Viva: resumo dos próximos capítulos


Capítulo 162 – sábado, 11 de Abril: Zuca e Luís conversam. Luís e Boanerges vão até o sítio de Felício levando a carta de Rosa. Generosa pede que Mariquinha leia a carta. Boanerges conta para a Luís todos acontecimentos recentes. Mariquinha consola Tina. Emerenciana e Belinha estão desconfiadas das atitudes de Boanerges. O coronel conta para Luís que o capitão Macário não está morto. Luís diz a Boanerges que o que ele, Dr. Telles e Chico Bento fizeram é contra lei. Eles contam a verdade para o delegado. Luís e Zuca falam sobre o casamento. Boanerges fica indignado ao ver Belinha e Neco se beijando. Ele diz a Emerenciana que só vai permitir o casamento quando Justino fizer o pedido, mas ela logo consegue convencê-lo do contrário. Neco informa ao pai que a data do casamento já está marcada e Justino avisa que não irá. Zuca enfrenta Bina e diz que não quer casar de noiva.

Capítulo 163 – segunda-feira, 13 de Abril: Bina diz a Emerenciana que está arrependida de ter queimado as cartas. Emerenciana pede que Boanerges escreva para Luís. Boanerges diz a Zuca para ela se animar, pois vai escrever para o primo. Bina confessa para a filha que a viagem de Luís à Suíça era mentira sua. Tobias se lamenta com Generosa por ter estragado a vida de Zuca e de Mariquinha. Justino fica pasmo ao saber a confusão das cartas e entende porque Macário está sendo chamado de capitão-carteiro. O delegado avisa Neco que Macário assinou um documento, se comprometendo a não se vingar. Luís avisa a Edmundo que vai viajar para a Europa. O delegado pressiona Desidério, mas ele permanece calado. Xexéu se abriga na casa de Neco. Tobias pede perdão a Mariquinha. Mariquinha diz que, se ele a quiser mesmo, tem que ir buscá-la em sua casa. Tobias avisa que não pisa em sua casa e que ela só viaja depois de a criança nascer. Mariquinha vai embora irritada. Neco pede a Justino para acompanhá-lo na visita a Boanerges, mas ele se recusa. Tina e Felício aconselham Tobias a se reconciliar com Marquinha. Boanerges conversa com Zuca sobre seu mal de amor. Belinha vibra ao saber que Neco vem à sua casa. Boanerges avisa à família que vai receber o prefeito, mas se ele falar do namoro com Belinha vai ser expulso.

Capítulo 164 – terça-feira, 14 de Abril: Emerenciana exige que Boanerges trate bem Neco. O coronel diz que sim, contanto que falem apenas de política. Neco garante a Tobias que Mariquinha está só magoada. Tobias oferece proteção a Neco, mas ele garante saber se defender sozinho. Tobias diz que vai à delegacia obrigar Desidério a confessar. Generosa reza para que o filho não faça uma loucura. Felício diz que alguém precisa vingar a morte de Tomé. Tina pede ajuda a Mariquinha e diz que Tobias foi para a delegacia atrás de Desidério. Tomé aparece e pede que Tobias não faça besteira. Ele ouve a voz do amigo, mas não o vê. Neco diz a Boanerges que não foi recebido pelo governador e que ninguém do gabinete se lembrava do coronel. Neco pede a Boanerges que lute ao seu lado e propõe sua candidatura a deputado federal. O prefeito reconhece o valor do coronel e pede desculpas pelas críticas que lhe fez. Boanerges aceita o convite. Emerenciana pede permissão e chama Belinha. Neco garante a Boanerges que ama Belinha de verdade. O coronel dá permissão para Belinha e Neco namorarem e pede que Justino venha pedir a mão de sua filha. Pepa e Mariquinha pedem que Justino vá à delegacia impedir Tobias.

Capítulo 165 – quarta-feira, 15 de Abril: O delegado permite que Tobias fale com Desidério. Tobias tenta arrancar a verdade de Desidério, mas ele se recusa a dizer o nome do mandante. Tobias é retirado da cela de Desidério. Justino se recusa a interferir, mas Xexéu o aconselha e ele aceita. Chico Bento e o Vigário estranham ver Neco e Boanerges juntos. Neco pergunta se eles apoiarão a candidatura de Boanerges. O delegado diz a Tobias que o mandante foi Justino, Boanerges ou Macário. Bina duvida que Luís responda à carta de Boanerges. Luís diz a Ruth que perdeu a esperança de receber uma carta de Zuca. Justino garante ao delegado que quer ver o caso de Desidério resolvido logo. Todos apóiam a candidatura de Boanerges. Macário reage quando os caboclos o chamam de capitão-carteiro. Macário invade a casa de Boanerges para se vingar dele e de Neco, mas acaba ferindo Justino o no ombro. Tobias atinge Macário, que confessa ser o mandante das tocaias, por ordem de Boanerges, e desfalece. Boanerges nega. Chico Bento garante acreditar na inocência do coronel. Ele teme que Macário morra antes de desmentir a questão. Belinha escolhe seu vestido de noiva. O delegado pede que Boanerges o acompanhe à delegacia. Chico se oferece para tomar conta da estação enquanto Zé visita a filha. Neco avisa Emerenciana e Belinha sobre a prisão de Boanerges. Mariquinha se desconcerta ao ver Tobias visitar o pai. Tobias pede permissão a Justino para levar Mariquinha de volta para a sua casa.

Capítulo 166 – quinta-feira, 16 de Abril: Justino abençoa o casal. Mariquinha e Tobias se beijam. Boanerges garante ao delegado que não é o mandante das tocaias. O delegado, querendo provar a inocência do coronel, diz a Desidério que Macário morreu e confessou ter mandado atacar Felício. Desidério confessa tudo, falando que foi Macário quem ordenou os crimes. O delegado solta Boanerges. Generosa e Tina ficam felizes ao ver Tobias e Mariquinha juntos. Tobias diz a Felício que Macário e Boanerges mandaram atacá-lo. Felício garante a Tobias que o coronel é inocente. Neco fala para Emerenciana que acredita na inocência de Boanerges. Tobias e Felício dizem a Emerenciana que sabem que Macário é o único culpado. Boanerges conta que foi inocentado. Luís recebe a carta de Boanerges dizendo que Zuca está doente e decide ir para Vila da Mata imediatamente. Zuca diz a Mariquinha que não acredita mais que Luís vá voltar. Luís se desespera ao pensar que Zuca pode ter pego sua doença. Bina diz a Maria que Zuca não estaria doente se tivesse lhe escutado e fala que não acredita mais que ela vá melhorar. Bina não sabe mais o que fazer para deixar Zuca melhor. Belinha tenta animar Zuca, garantindo-lhe que Luís deve estar chegando em breve. Tobias diz a Mariquinha que ela e o filho deles são as melhores coisas que já aconteceram em sua vida. Generosa garante a Tina que Rosa ainda vai voltar. Pepa fala para Julieta que vai convidar Mariquinha e Tobias para morar com eles. Boanerges, Chico Bento e Dr. Teles vão ao enterro de Macário, mas têm um plano secreto.

Capítulo 167 – sexta-feira, 17 de Abril: Pepa pede para conversar com Tobias e Mariquinha, Zé visita Zuca, que fica radiante. Pepa convida Mariquinha e Tobias para morar na casa de Justino, mas eles recusam. Chico percebe que chegou uma carta sem remetente para Felício e se pergunta se não terá sido Rosa quem mandou. Generosa fica radiante quando Felício diz que também quer saber notícias de Rosa. Zuca diz a Zé que tem certeza de que Luís a esqueceu. Bina fala para Zé que a doença que Zuca tem é saudade. Ritinha fica radiante ao ver Luís chegar. Chico conta para Luís que Zuca está na fazenda de Boanerges. Luís exige que Chico lhe arranje um cavalo e diz que vai até a fazenda imediatamente. O Vigário fica feliz com a generosidade de Boanerges, Chico Bento e Dr. Teles com Macário. Ritinha garante a Chico que está muito feliz desde que se casou com ele. Chico fala para Ritinha que seu maior desejo é ter um hotel como o de Zé e ficar rico. Boanerges deixa que Belinha e Neco namorem em sua casa, mas ainda sente um pouco de ciúmes da filha. Nastácio sonha em estudar e virar advogado. Tina tem uma visão em que Tomé pede a ela para não chorar mais por ele. Luís chega na fazenda de Boanerges no meio da noite, encharcado de chuva, e pede para ver Zuca . A cabocla ouve a voz de Luís e sai correndo do quarto para abraçá-lo. Zé, Bina, Boanerges e Emerenciana se emocionam.

Fonte: Resumo Novelas Canal Viva Cabocla resumo dos próximos capítulos