No resumo da novela Liberdade, Liberdade de Terça, 12/04:
Antônia morre nos braços de Raposo no segundo capítulo de ‘Liberdade, Liberdade’. Por causa de ouro, Rubião atira na mãe de Joaquina durante briga
Rubião (Mateus Solano) era um dos aliados de Tiradentes (Thiago Lacerda) e defensor da causa inconfidente, mas, para se livrar da forca, apontou o pai de Joaquina (Mel Maia) como líder dos conspiradores contra a Coroa e acabou sendo perdoado. Ainda quando simpatizava com os ideais de independência, levou até Antônia (Letícia Sabatella) um saco de ouro, que seria usado em prol da causa, e pediu que a mulher o guardasse em segurança.
Mesmo contrariada, Antônia acatou o pedido. No entanto, após a morte de Tiradentes, Rubião, agora “amigo” da Coroa, retorna à morada da mãe de Joaquina pedindo o ouro de volta. O problema é que a criança pegou o saquinho que estava escondido e partiu à procura do pai. Sabendo disso, Antônia diz que não tem mais ouro nenhum e tenta expulsar Rubião de sua casa, agredindo-o.
O delator de Tiradentes fica furioso e, em um reflexo, acaba atirando em Antônia, que desaba. Horas depois, Raposo chega ao local e encontra a casa toda revirada e a mulher quase desfalecendo. Ele a toma em seus braços. Antônia pergunta por Joaquina, e Raposo diz que a menina está em segurança. “Cuida da minha filha… dá isso a ela”, pede Antônia, em seu último suspiro, entregando um crucifixo a Raposo.
Ainda vem muito mais por ai no capítulo da novela Liberdade, Liberdade desta terça, 12/04. Confira!
Segundo capítulo de ‘Liberdade, Liberdade’: Joaquina é levada por bandidos. Bando do Mão de Luva surpreende Raposo enquanto ele leva a menina para casa, e o protetor da filha de Tiradentes acaba atingido por tiro e dado como morto
Condenado à forca por conspirar contra a Coroa portuguesa, Tiradentes (Thiago Lacerda) é executado em praça pública, e Joaquina (Mel Maia), sua filha, assiste a tudo, horrorizada. Percebendo o espanto da menina, Raposo (Dalton Vigh) a tira do local, disposto a levá-la para casa.Durante a caminhada pela estrada, os dois são surpreendidos pelo bando de Mão de Luva (Marco Ricca), que pede ouro em troca da passagem.
“A menina tá cansada. A gente vai passar”, diz Raposo. Mas apesar de sua insistência em pedir que os deixem em paz, um dos bandidos agarra Joaquina pelo cabelo. Destemida, a menina tenta mordê-lo, mas acaba sendo dominada. Inconformado, Raposo parte para cima do bandido e, com um golpe certeiro, quebra a coluna do homem, deixando-o agonizando, sem movimento nas pernas.
Joaquina aproveita o momento e foge para o mato. Todos ficam consternados, e Mão de Luva manda um de seus capangas atirar em Raposo. Acatada a ordem, o guardião de Joaquina cai no chão e é dado como morto. Em seguida, Simão (Nikolas Antunes) vai atrás da filha de Tiradentes e consegue achá-la, levando-a como prisioneira do bando. O que será da filha de Tiradentes?
Segundo capítulo de ‘Liberdade, Liberdade’: Tolentino taca fogo na residência de Tiradentes. A mando da Coroa, capitão queima a casa onde moravam Antônia e Joaquina
Tiradentes (Thiago Lacerda) foi condenado à forca por crime de conspiração contra a Coroa portuguesa. No entanto, a pena não se limitou à sua morte, enforcado. D. Maria I (Lu Grimaldi) ordena que a casa do traídor seja queimada, e o terreno seja salgado, para que nada ali cresça. Além disso, a rainha de Portugal manda que os Dragões procurem e matem toda a linhagem do Inconfidente.
Quem fica incumbido de concretizar as ordens nefastas é o Capitão Tolentino (Ricardo Pereira), que taca fogo na casa onde viviam Antônia (Letícia Sabatella) e sua filha Joaquina (Mel Maia). Como a menina está desaparecida, o militar não pode cumprir com o dever de acabar com a descendente de Tiradentes.