Após ser libertado Augusto retoma o trono de Seráfia…
Enquanto Jesuíno e Herculano aguardam o momento certo de atacar Timóteo, Dora, Felipe e Açucena seguem para resgatar Augusto e Petrus. Os jagunços, que estão revoltados com o coronel, liberam a passagem deles e os prisioneiros são libertados.
Na festa da Congada, Farid, Quiquiqui e Setembrino tocam um cordel para Timóteo. De repente, Quiquiqui começa a rimar versos ofendendo o mau-caráter. Ele fica furioso e manda seus jagunços prenderem os três, mas ninguém obedece.
Nessa hora, Jesuíno e Herculano aparecem de surpresa e tiram suas máscaras, surpreendendo Timóteo. “Teu reinado de araque acabou, desgraçado!”, avisa Jesuíno.
Augusto chega e se junta aos dois. Eles cercam Timóteo e Baldini. Zóio-Furado se livra do cerco e sai de fininho sem que ninguém perceba.
Timóteo continua ordenando seus jagunços a prendê-los, mas eles fazem o contrário: avançam para cima do coronel e de Baldini. O irmão de Antônia tenta se soltar, e Augusto provoca: “Sou o único e verdadeiro rei de Seráfia! E estou de volta. Você vai reinar na cadeia”.
Herculano dá pela falta de Zóio-Furado e manda Belarmino e Garnizé irem atrás dele. Todos vão saindo vitoriosos até que Petrus percebe a ausência de Úrsula. O Rei do Cangaço diz que ela é sua prisioneira.
Na saída da fazenda, Açucena comemora com Felipe a vitória e o príncipe lembra que agora eles poderão se casar em paz. Jesuíno escuta a conversa, triste, mas Dora chega e lhe faz companhia.
Não perca a cena, que vai ao ar na novela Cordel Encantado de quarta-feira, 10/08