Novela “A Escrava Isaura” Resumo dos Próximos Capítulos | Resumo das novelas Globo, SBT, Record, Canal Viva e Band

Novela “A Escrava Isaura” Resumo dos Próximos Capítulos

A Escrava Isaura. Saiba mais sobre a novela da Record “A Escrava Isaura” e confira o resumo dos próximos capítulos: Isaura (Bianca Rinaldi) nasce em 1835, na fazenda do Comendador Almeida (Rubens de Falco), em Campos. Ela é filha da bela Juliana (Valquiria Ribeiro), escrava do Comendador, e do feitor da fazenda, seu Miguel (Jackson Antunes). Juliana morre pouco depois do parto, e Isaura é criada e educada por Gertrudes (Norma Blum), esposa do Comendador, que sempre quis ter uma filha. Apesar da excelente educação e de ter a pele clara, Isaura é escrava do Comendador. …ler a sinopse completa

Depois de contar a história de amor entre a escrava Juliana e o feitor Miguel e o nascimento de Isaura, a trama da novela avança para 1854, quando Isaura tem 19 anos e é uma bela casta donzela. Tudo se complica na vida dela, quando volta para a fazenda o senhor Leôncio (Leopoldo Pacheco), filho do Comendador, que desenvolve uma paixão louca pela linda escravinha. Leôncio é obrigado a se casar por interesse com Malvina (Maria Ribeiro), filha do rico Coronel Sebastião (Paulo Figueiredo), mas mesmo assim tenta seduzir Isaura, querendo que a donzela seja sua amante. Contudo, todas as tentativas e propostas de Leôncio são sempre rechaçadas pela virtuosa Isaura.

Gertrudes tem muita vontade de dar a liberdade à sua querida Isaura, mas morre antes de conseguir realizar este objetivo. Pouco depois da morte de Gertrudes, o Comendador Almeida também morre. Leôncio queima o testamento onde ele deixava a alforria para Isaura e torna-se assim o dono de escrava.

A vida de Isaura piora muito com a morte de Gertrudes e do Comendador. Leôncio se torna cada vez mais insistente, e sua paixão secreta pela escrava é descoberta, primeiro por Henrique (Gabriel Gracindo), cunhado de Leôncio, que também é apaixonado por Isaura; e logo depois por Malvina, que não demora muito a perceber a obsessão de seu marido pela bela escrava.

Leôncio se recusa a vender Isaura para Miguel, o pai da escrava, que há 20 anos junta dinheiro, com o maior sacrifício, para comprar a liberdade da filha. Muito magoada Malvina então volta para a casa de seu pai, o Coronel Sebastião. Com isso, Isaura fica à mercê de Leôncio, que ameaça castigá-la, se ela não ceder à paixão que ele sente por ela. Isaura é obrigada a fugir com seu pai para não ter que ceder a Leôncio.

Isaura e Miguel são auxiliados na fuga pela Condessa Tomásia (Mayara Magri), mulher que sofreu muito nas mãos de Leôncio, foi abandonada por ele, sem um tostão – quando ele se casou com Malvina – e depois se tornou muito rica ao se casar com o Conde de Campos (Carlo Briani) e virar a Condessa. Isaura e o pai são perseguidos por Martinho (Cláudio Curi), o capitão-do-mato, mas conseguem fugir, disfarçados.

Isaura se refugia numa chácara perto de São Paulo, onde adota o nome de Elvira, e vive longe de tudo e todos. Porém, o jovem abolicionista Álvaro (Theo Becker) a conhece, porque gosta de nadar perto do lugar onde Isaura vive. O amor nasce entre os dois jovens, mas Isaura foge de Álvaro. Ela sabe que não pode ser dele, porque é uma escrava fugitiva. Apaixonado por ela, Álvaro desiste do casamento com Branca (Renata Dominguez), irmã de seu melhor amigo, Geraldo (Caio Junqueira).

Pouco tempo depois, Álvaro insiste em levar Isaura a um baile, onde ela acaba por ser reconhecida por Martinho, o capitão-do-mato, que estava à sua procura. Álvaro protege Isaura e tenta impedir Martinho de levá-la, mas o juiz ordena que Isaura seja re-entregue ao seu dono, Leôncio, que vem buscá-la.

Contudo, Leôncio já tinha re-atado o seu casamento com Malvina, que voltou à casa, e agora é ela quem impede que ele continue a importunar a escrava. Malvina exige que Leôncio cumpra a vontade de seus pais e dê a liberdade a Isaura.

Sem outra saída, falido, dependente do dinheiro do sogro, Leôncio é obrigado a concordar, mas para se vingar, resolve que vai dar a liberdade a Isaura, com a condição dela se casar com o monstruoso e cordunda Belchior (Ewerton de Castro), o jardineiro da fazenda. Já que Isaura não vai ser sua, Leôncio resolve entregá-la para o mais feio de todos os habitantes da cidade. É esta a condição que ele estabelece para dar a carta de alforria a Isaura.

Contudo, a Condessa Tomásia, resolvida a fazer Leôncio pagar por todas sua maldades, usa todo seu dinheiro para forçar a falência, primeiro de Leôncio e depois do seu sogro, o Coronel Sebastião. A Condessa e Álvaro resgatam a hipoteca de todos os bens de Leôncio, inclusive a escava Isaura, que deixa de ser prioridade de Leôncio, no mesmo dia em que ia ser forçada a se casar com o horrível corcunda Belchior.

Com a maioria das personagens ali presente, na fazenda, por conta dos acontecimentos, Leôncio aparece assassinado, misteriosamente, dentro do seu quarto.

Mesmo depois de descoberto o verdadeiro assassino de Leôncio, Isaura ainda corre risco, por causa de Branca, que não se conforma em ter perdido Álvaro para ela. Mas a felicidade é o destino do casal apaixonado, e a bela casta Isaura consegue se casar, pura e inocente, com seu amado, no fim da história.

É a mesma história de amor, em forma de folhetim, que há mais de cem anos encanta os brasileiros de todas as idades, com acréscimo de poucos personagens, para rechear a trama. Além da história principal, acima descrita, vamos contar na novela também o amor de Helena (Fernanda Nobre), a filha caçula do Coronel, por Gabriel (André Fusko), o irmão de Tomásia. Nesta trama, vamos nos inspirar mesmo em “Romeu e Julieta”, de Shakespeare.

Além destes personagens, temos ainda João (Ivan de Almeida) e Joaquina (Chica Lopes), dois velhos escravos, que ajudam Isaura, como podem, na fazenda; a invejosa Rosa (Patrícia França), escrava como Isaura, que faz tudo que pode contra a mocinha de nossa história e é na realidade filha do Coronel Sebastião; o escravo André (Déo Garcês), rapaz de excelente caráter, também apaixonado por Isaura, que foge da fazenda e se torna líder de um quilombo; Bernardo (Christovam Neto), um negro que acha um velho garimpo e se torna um dos homens mais ricos da cidade; Moleca (Bárbara Garcia), uma escravinha apaixonada por André, que rejeita Bernardo e depois se arrepende quando ele fica muito rico.

O fundo histórico da novela é a luta pela liberdade dos escravos, ainda no começo da causa abolicionista, no florescimento da cultura do café, em nosso país.

Fechar Sinopse

A Escrava Isaura resumo dos próximos capítulos. Leia o resumo semanal da novela

Confira o resumo da novela A Escrava Isaura e fique por dentro dos próximos capítulos

SEGTERQUAQUISEX
23
01
24
01
25
01
26
01
27
01
30
01
31
01
01
02
02
02
03
02



Segunda-Feira, 23 de Janeiro

Capítulo 11: Miguel promete que vai recuperar o dinheiro roubado.

Francisco conta a Leôncio que prendeu André. Rosa promete que vai ajudar no romance de Gabriel e Helena.

Leôncio aponta a arma para Miguel. Comendador Almeida sofre com a morte de Gertrudes.

Leôncio quer atirar em Miguel e ordena que Isaura saia da frente. Conde Campos faz juras de amor à Tomásia.

Para salvar Miguel, Joaquina conta que foi ela que viu Leôncio receber o dinheiro. Leôncio manda Joaquina para o tronco.

Leôncio atira. Coronel Sebastião tenta contornar a situação.

Joaquina é colocada no tronco. André e João planejam fugir.

Malvina pede ajuda ao Comendador Almeida para salvar Joaquina. Gabriel volta para casa feliz.

Leôncio quer que Isaura se entregue a ele em troca do perdão à Joaquina. Joaquina é castigada e o Comendador Almeida ordena que parem com as chibatadas.

João cuida de Joaquina. André pede um beijo à Isaura.

Malvina vasculha o armário de Leôncio que a pega em flagrante. Leôncio castiga André.

Isaura encontra o dinheiro no armário de Leôncio. Leôncio prepara o ferro de marcar boi para queimar André.

Terça-Feira, 24 de Janeiro

Capítulo 12: André é marcado com ferro quente.

Todos na fazenda ouvem os gritos de dor de André. Leôncio dá chicotadas em André.

Comendador Almeida diz à Isaura que vai lhe dar a liberdade. Leôncio pergunta o que Isaura fazia em seu quarto.

Leôncio descobre que o dinheiro sumiu e invade o quarto de Isaura. Rosa se declara para André.

Malvina desconfia de Leôncio. Tomásia tem pesadelo.

Rosa alimenta André que está no tronco. Almeida manda Leôncio comprar escravos.

Miguel chega a fazenda acompanhado do Sargento de Milícias. Tomásia encontra Leôncio na rua.

Quarta-Feira, 25 de Janeiro

Capítulo 13: Conde Campos vê Leôncio conversando com Tomásia e o desafia para um duelo.

Isaura entrega o saco de moedas a Miguel e diz a Almeida que encontrou no quarto de Leôncio. Leôncio compra somente escravas.

Dr. Paulo pede a mão de Helena em namoro.

Miguel pede que o Comendador Almeida venda Isaura. Helena escreve um bilhete para Gabriel.

Leôncio ameaça Miguel na frente do Sargento de Milícias. Comendador Almeida diz que precisa da companhia de Isaura.

Almeida pede explicações a Leôncio e se espanta porque ele só comprou escravas. André diz que vai matar Leôncio.

Quinta-Feira, 26 de Janeiro

Capítulo 14: André quer fugir para um quilombo.

Tomásia sonha com a morte de seu marido e se desespera. Leôncio arma com Francisco uma emboscada para o Conde de Campos no duelo.

Helena diz a seu pai que não tem interesse no Dr. Paulo.

Isaura, Joaquina e João preparam a fuga de André. André conta à Rosa que vai fugir.

Henrique pensa em pedir dinheiro emprestado para seu pai para ajudar Miguel. André consegue fugir.

Rosa vê André beijar Isaura.

Sexta-Feira, 27 de Janeiro

Capítulo 15: o Conde de Campos leva dois tiros no duelo contra Leôncio.

Henrique tenta arranjar dinheiro emprestado com seu pai para libertar Isaura e posteriormente se casar com ela. Dr.

Paulo diz que a situação do Conde é grave e que ele sofreu uma tentativa de assassinato. Rosa conta ao Com.

Almeida que Isaura ajudou André a fugir. Isaura confirma sua ajuda e Leôncio se irrita.

Isaura recebe castigo. O Conde de Campos morre ao lado de Tomásia.

Segunda-Feira, 30 de Janeiro

Capítulo 16: André conhece Bernardo, outro escravo fugitivo.

Cel. Sebastião nega empréstimo a Henrique.

Tomásia acusa Leôncio pela morte do Conde de Campos. Rosa ameaça Isaura com uma faca.

Gabriel descobre que o Dr. Paulo quer se casar também com Helena.

O Sargento de Milícia vai até a casa de Leôncio.

Terça-Feira, 31 de Janeiro

Capítulo 17: o Sargento de Milícia estranha que Leôncio não levou nenhum tiro.

Dr. Paulo visita Helena.

Com. Almeida diz à Isaura que Leôncio é um mentiroso.

Gioconda se preocupa com o testamento feito pelo Conde de Campos. Henrique corteja Isaura e a beija.

Gabriel diz à Tomásia que ela não está no testamento.

Quarta-Feira, 01 de Fevereiro

Capítulo 18: Leôncio discute com Henrique.

Moleca leva André e Bernardo para o Quilombo. Malvina diz que Leôncio o mandou embora.

Leôncio machuca Rosa. Leôncio invade o quarto de Isaura.

Almeida tem alucinações com Gertrudes. Leôncio amordaça Isaura.

Almeida vai ao quarto de Isaura. No bordel, Miguel se lamenta.

Tomásia chora. Leôncio beija Rosa.

Almeida dá uma medalha de presente para Isaura. Joaquina pede para que tirem João do quartinho.

Conde Campos é enterrado. Tomásia diz que vai matar Leôncio.

Helena discute com Sebastião. Tomásia lê o testamento do Conde de Campos e fica sem herança.

Dr. Paulo examina Almeida e sugere uma viagem.

Quinta-Feira, 02 de Fevereiro

Capítulo 19: Dr.

Paulo conta que Leôncio armou uma emboscada para o Conde Campos. Leôncio força Isaura a entrar no quarto de hóspedes.

Malvina pede que Rosa conte se é sua irmã. Isaura arranha Leôncio.

Tomásia e sua família são expulsas da fazenda do Conde Campos. Almeida tem ataque de tosse e manda chamar Leôncio.

Malvina vê Leôncio sair do quarto de hóspedes. Miguel conversa com Belchior no Jardim de Serafina.

Almeida ameaça deserdar Leôncio. Moleca se declara para André.

Tomásia acha um novo testamento do Conde Campos. João fica doente.

Sexta-Feira, 03 de Fevereiro

Capítulo 20: André sente saudade de Isaura.

Leôncio pede um beijo à Isaura senão ele bate em João que está doente. Inesperadamente João enforca Leôncio.

Henrique flagra Leôncio tentando matar João. Bernardo acha diamante em um riacho.

Henrique diz que vai ajudar a comprar a liberdade de Isaura. Sebastião ameaça deserdar Henrique.

Almeida tem outra visão de Gertrudes. Belchior pede Rosa em casamento.

Tomásia inaugura a estação de trem. Bernardo conta a André que achou diamante.

Almeida faz seu testamento com a alforria de Isaura.

Fonte: Resumo Novelas da Record “A Escrava Isaura” Resumo dos próximos capítulos