Saramandaia Personagens / Atores e Personagens Novela Saramandaia | Resumo das novelas Globo, SBT, Record, Canal Viva e Band

Saramandaia Personagens / Atores e Personagens Novela Saramandaia

Conheça a História, Elenco e Personagens Novela Saramandaia


Lilia Cabral
Vitória Vilar

Filha do coronel Tibério Vilar, a empresária recém-viúva volta a Bole-Bole com o caçula Tiago, para acompanhar os preparativos do casamento da filha Zélia. É também mãe de Pedro. Sua família tem um longo histórico de rivalidade com os Rosado.


José Mayer
Zico Rosado

Filho de Candinha, é casado com Helena, pai de Laura e avô de Stela. Sua Usina Rosado fabrica a tradicional cachaça Bole-Bole. É o líder político dos tradicionalistas e, dizem os opositores, foi o prefeito mais corrupto da história de Bole-Bole.


Renata Sorrah
Leocádia

Viúva, é mãe de João Gibão e Lua. Rendeira de mão cheia, o capricho do seu artesanato é conhecido em toda a região. Sabe guardar os segredos que lhe confiam. Ficará bastante próxima de Vitória, mãe da noiva de Lua, Zélia.


Sergio Guizé
João Gibão

Filho de Leocádia, irmão de Lua e namorado de Marcina, tem esse apelido porque nunca tira o seu gibão. Chama atenção pela corcunda e pelas visões premonitórias. Toca tuba na banda de Totó, e é também vereador e dono da loja de aves.


Leandra Leal
Zélia Vilar

Veterinária, cabeça-dura como a mãe Vitória, herdou do avô Tibério o ódio à família Rosado. Testemunhou a ladroagem da prefeitura corrupta de Zico Rosado, homem que despreza. Lidera o movimento saramandista, com seus irmãos Pedro e Tiago.


Fernando Belo
Lua Viana

Recém-eleito como prefeito de Bole-Bole, honesto, é politicamente neutro. Irmão de João Gibão e filho de Leocádia, está de casamento marcado com Zélia Vilar, herdeira de uma das famílias mais poderosas da região.


Marcos Palmeira
Cazuza

Casado com Maria Aparadeira e pai de Marcina, trabalha com ambas na sua botica, a única farmácia da cidade. Bolebolense roxo, costuma colocar o coração pela boca quando o assunto é política. Frequenta o bar da pensão de Risoleta.


Ana Beatriz Nogueira
Maria Aparadeira

Mulher de Cazuza e mãe de Marcina, é a parteira oficial da região e vive na igreja cercada por Fifi e Redonda. É também ambiciosa, sonsa e fuxiqueira. Tradicionalista, odeia o namoro da filha com João Gibão, a quem chama de “vendedor de alpiste”.


Chandelly Braz
Marcina

Trabalha com o pai Cazuza na sua botica, e vive brigando com a mãe, Maria Aparadeira, por causa de seu namoro com o misterioso João Gibão, que nem pode ouvir falar de casamento. Por essas e por outras, ela arde de desejo não consumado.


Aracy Balabanian
Dona Pupu

Teve sete filhas que se mudaram para outras cidades, e mora com o caçula Aristóbulo, a quem chama de Neném. Quando o filho não está em casa, ela cuida de seus gatos e perturba o descanso eterno de seu marido Belisário.


Gabriel Braga Nunes
Aristóbulo Camargo

Filho de Pupu e Belisário, nasceu depois de sete irmãs, o que dizem que dá em lobisomem. Sofre de insônia crônica há mais de dez anos. É professor de Latim e orador oficial da cidade, além de coletor de impostos e presidente do Centro Cívico.


Débora Bloch
Risoleta

Depois de anos longe de Bole-Bole, tornou-se dona da pensão e do bar que atrai homens de família e tira o sono de esposas. Vive sorrindo, mas esconde uma grande tristeza do passado. Sente atração pelo lado selvagem do professor Aristóbulo.


Marcos Pasquim
Carlito Prata

Homem de confiança de Zico, é dissimulado e inescrupuloso, e esconde sua verdadeira índole até de seu “padrinho”. No passado, desvirtuou Laura, filha do patrão. Volta a tentar seduzi-la. É responsável pelo comércio dos produtos da Usina Rosado.


Fernanda Montenegro
Candinha Rosado

Hoje avoada, nem parece a mulher de fibra que no passado vingava cada Rosado morto. Por conta dessa guerra contra os Vilar, abriu mão do seu grande amor, Tibério, patriarca da família rival. Mora com o filho Zico, a nora Helena e a bisneta Stela.


Tarcísio Meira
Tibério Vilar

Pai de Vitória, e avô de Pedro, Zélia e Tiago, o coronel dedicou sua vida à guerra contra a família Rosado. Ranzinza, hoje só quer mesmo sombra e água fresca. Passa o dia cochilando e tomando conta da vida dos outros, enraizado na sua poltrona.


Vera Holtz
Dona Redonda

Bolebolense juramentada, é casada com Encolheu, com quem teve a filha Bia. Come a todo instante, por qualquer motivo, e não tolera que se metam em sua vida. Suas companheiras inseparáveis são Fifi e Aparadeira, também beatas e fofoqueiras.


Matheus Nachtergaele
Seu Encolheu

Chefe de gabinete do prefeito Lua Viana, dedica a sua vida à esposa Redonda e é o seu oposto, nunca se exalta. Nem com a rebeldia da filha Bia, saramandista. Tem o dom de consultar os ossos para prever a meteorologia, e sempre acerta.

Novela Saramandaia personagem Helena Rosado
Angela Figueiredo
Helena Rosado

Mulher de Zico, faz vista grossa para as escapadas de seu marido. É mãe de Laura, que fugiu de casa, e Zé Mario, que morreu numa emboscada e deixou um bebê, Stela. Criou a neta com todo carinho, mas mentiu que sua mãe havia morrido no parto.

Novela Saramandaia personagem Laura Rosado
Lívia de Bueno
Laura Rosado

Afastada da família há dez anos, volta à Bole-Bole depois de se dar mal no Rio e em São Paulo. Enfrenta o rancor do pai, Zico, e reacende seu desejo por Carlito, que virou sua cabeça no passado e a fez abandonar o dr. Rochinha em pleno altar.


Laura Neiva
Stela Rosado

Neta de Zico e Helena Rosado, filha do falecido Zé Mario, foi criada na fazenda, afastada do conflito entre as famílias rivais. Cercada por amor, é bastante unida à sua bisa, Candinha. Mas vive triste por não saber nada sobre sua mãe, morta no parto.


Camila Lucciola
Rosalice

Uma das meninas de Risoleta, trabalha na sua pensão e, nas horas vagas, não se priva de distrair os clientes. Principalmente Pedro Vilar, um de seus amigos mais próximos. Mas tem uma queda mesmo é por João Gibão.


Carolina Bezerra
Dora

Trabalha na pensão de Risoleta, servindo as mesas do bar com Rosalice. Romântica de carteirinha, seu sonho é encontrar um bom homem e se casar. É apaixonada pelo dr. Rochinha e tem a ilusão de que pode fazê-lo se esquecer da dor de cotovelo do passado.

Novela Saramandaia personagem Dr. Rochinha
André Frateschi
Dr. Rochinha

Abandonado no altar pela noiva Laura Rosado, que sumiu há 10 anos sem dar explicação, ele começou a beber e não parou mais. Saramandista e vereador, é o único médico da cidade, atende na botica de Cazuza e mora na pensão de Risoleta.

Novela Saramandaia personagem Maestro Totó
Zéu Brito
Maestro Totó

Saramandista, rege a Lira Euterpiana, concorrente da Filarmônica Bolebolense, conduzida pelo tradicionalista maestro Cursino. Apesar das brigas, Totó divide com Cursino a barbearia, que também é lanhouse, onde ganham a vida e fazem pirraça.


André Abujamra
Maestro Cursino

Tradicionalista roxo, rege a Filarmônica Bolebolense e passa o dia às turras com o rival Totó, maestro da Lira Euterpiana, seu sócio na barbearia. É casado com a beata Fifi, com quem tem sete filhas, e morre de medo que a esposa engravide de novo.


Georgiana Góes
Fifi

Bolebolense até o último fio de cabelo, é casada com o maestro Cursino, com quem tem sete filhas. Fofoqueira, nada lhe passa despercebido. Junto com Aparadeira e Redonda, forma o trio de beatas que resguarda a moral e os bons costumes da cidade.


Dja Martins
Das Dores

Braço direito de Helena nos assuntos domésticos, cuida da casa e é paciente com as peraltices de Candinha. Honesta, leal e íntegra, não se mete nos assuntos da família Rosado, mas tem medo da influência que Zico exerce sobre Firmino, seu filho.

O enredo da novela se passa numa cidade fictícia de nome Bole-Bole, supostamente situada em Pernambuco. Em virtude de seu nome peculiar o prefeito decide fazer um plebiscito para alterar o nome do município.

O plebiscito é fervorosamente defendido por dois partidos. Os Tradicionalistas querem manter o nome Bole-Bole por motivos históricos e o movimento é liderado pelos personagens Zico Rosado (José Mayer), pelo Professor Aristóbulo (Gabriel Braga Nunes) e pelo farmacêutico Seu Cazuza (Marcos Palmeira). Do outro lado estão os Mudancistas que lutam para alterar o nome da cidade para Saramandaia. O grupo é liderado por Zélia Vilar (Leandra Leal) e pelo vereador João Gibão (Sérgio Guizé) irmão do prefeito Lua Viana (Fernando Belo).

O que realmente consagra o enredo da novela Saramandaia não é bem a história do plebiscito e a tentativa de alterar o nome da cidade. Na verdade tudo serve de plano de fundo para apresentar os mais diversos, irreverentes e estranhos personagens mostrados em uma novela. No fim é garantia de pura diversão e entretenimento.

Confira alguns personagens um tanto, quanto exóticos da novela Saramandaia:

  • Professor Aristóbulo Camargo: mutante de carteirinha, Aristóbulo é capaz de se transformar em lobisomem nas noites de lua cheia.
  • Marcina: qualquer coisa em que Marcina toca se incendeia e se encostar numa pessoa deixa o(a) coitado(a) cheio de queimaduras.
  • Encolheu: o nome em si já é bem peculiar, mas Encolheu é capaz de prever o tempo ao sentir dor nos ossos!
  • João Gibão: mais um mutante de Saramandaia, João Gibão é corcunda, mas o que chama mesmo a atenção é que debaixo daquela enorme protuberância se esconde um belo par de asas!
  • Dona Redonda: o nome fala por si só, Dona Redonda não consegue parar de comer um instante se quer.
  • Zico Rosado: já imaginou alguém do seu lado soltando um mote de formigas pelo nariz? Sinistro não! Pois é exatamente isso que Zico Rosado faz.
  • Seu Cazuza: já ouviu a expressa “Colocar o coração pela boca”. Seu Cazuza é capaz de levar a expressão ao pé da letra e realmente colocar o coração pela boca.
  • Tibério: esse passou tanto tempo sentado que criou raízes, literalmente.
  • Dona Pupu: te amarei mesmo que seja só sua cabeça! Entendeu? Não? Explico, Dona Pupu gostava tanto do marido que depois de sua morte resolveu guardar e carregar a cabeça do amado em uma redoma de vidro. Bizarro!

Estes são apenas alguns dos personagens “esquisitos” da novela Saramandaia, ainda tem muito mais maluquices.

Além das “estranhezas” os personagens são responsáveis por soltar cada expressão que é necessária a presença de um tradutor. Antes que a novela Saramandaia comesse e você fique perdido ai vão algumas expressões e seus significados:

• Pratrasmente – passado
• Prafentemente – futuro
• Avistamento – compromisso
• Providenciamentos – providências
• Desapetrechada – sem mantimentos, sem comida
• Apressamento – pressa
• Segundamente – em segundo lugar
• Desrespeitamento – desrespeito
• Aindamente – ainda
• Emergenciamento – emergência
• Desmemoriamento; desmemoriento – perder a memória; desmemoriado
• Desperdiçamento – desperdício
• Treschapada – surpresa
• Decisório – decisivo
• Pecadismo – pecado
• Mesmamente – mesmo
• Desaforenta – desaforada
• Admirância – admiração
• Ingratitude – ingratidão
• Mexericância – mexerico
• Bobice – bobagem
• Deverasmente – deveras
• Desmudar – mudar de novo
• Desengordar – emagrecer
• Encachacista – encachaçado

Acompanhe a novela Saramandaia e descubra novas palavras para enriquecer seu vocabulário maluco.

Atores principais da novela Saramandaia: Lília Cabral, José Mayer, Sérgio Guizé, Leandra Leal, Fernando Belo, Chandelly Braz, Marcos Pasquim, Ana Beatriz Nogueira, Vera Holtz, Matheus Nachtergaele, Renata Sorrah, Marcos Palmeira, Aracy Balabanian, Gabriel Braga Nunes, Débora Bloch, Tarcísio Meira e Fernanda Montenegro

Personagens Principais Novela Saramandaia: Vitória Tavares; Zico Rosado (Eurico); João Evangelista Viana João Gibão; Zélia Vilar; Marcina Moreira; Cândida Rosado (Dona Candinha); Tibério Vilar; Luís “Lua” Viana; Risoleta; Professor Aristóbulo Camargo; Carlito Prata.

AtorPersonagem
Lília CabralVitória Tavares
José MayerZico Rosado (Eurico)
Sérgio GuizéJoão Evangelista Viana João Gibão
Leandra LealZélia Vilar
Chandelly BrazMarcina Moreira
Fernanda MontenegroCândida Rosado (Dona Candinha)
Tarcísio MeiraTibério Vilar
Fernando BeloLuís “Lua” Viana
Débora BlochRisoleta
Gabriel Braga NunesProfessor Aristóbulo Camargo
Marcos PasquimCarlito Prata
Renata SorrahLeocádia Viana
Marcos PalmeiraSeu Cazuza Moreira
Vera HoltzEvangelina (Dona Redonda)
Matheus NachtergaeleSeu Encolheu
Aracy BalabanianEponina Camargo (Dona Pupu)
Ângela FigueiredoHelena Santa Rosado (Santinha)
Lívia de BuenoLaura Rosado
André BankoffPedro Vilar
Laura NeivaStela Rosado
Pedro TergolinaTiago Vilar
Thaís MelchiorBeatriz (Bia)
Luiz Henrique NogueiraBelisário Camargo (Homão)
Ilva NiñoCleide Neves
André FrateschiDr. Rochinha
Georgiana GóesDona Fifi
Maurício TizumbaPadre Romeu
Theodoro CochraneDelegado Petronílío Amaral
Zéu BrittoMaestro Totó
André AbujamraMaestro Cursino
Val PerréFirmino
Carolina BezerraDora
Dja MartinsDas Dores

Não deixe de conferir o resumo e as novidades da novela Saramandaia!

• Acesse: Resumo da Novela Saramandaia