Tieta Resumo / Novelas Canal Viva Resumo | Resumo das novelas Globo, SBT, Record, Canal Viva e Band

Tieta Resumo / Novelas Canal Viva Resumo

Resumo Tieta Canal Viva Resumo Tieta: Ambientada na fictícia cidade de Santana do Agreste, no Nordeste brasileiro, a novela – uma adaptação do romance Tieta do Agreste, de Jorge Amado –– tem início quando Tieta (Claudia Ohana) é escorraçada da cidade pelo pai, Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos), irritado com o comportamento liberal da jovem e influenciado pelas intrigas de sua outra filha, Perpétua (Adriana Canabrava). Humilhada e abandonada pela família, ela segue para São Paulo, fugindo do conservadorismo de sua terra natal. Vinte e cinco anos depois, Tieta (Betty Faria) reaparece em Santana do Agreste, rica, exuberante e decidida a se vingar das pessoas que a maltrataram. No dia de sua chegada, está sendo rezada uma missa em sua memória. Ela interrompe a celebração, chamando a atenção de todos na igreja e desfazendo o mal-entendido. A ousada Tieta diz que veio para ficar e acaba mudando a rotina de todos os moradores da pequena cidade. Os que a condenaram na juventude passam a cortejá-la, movidos pela sua fortuna ou atraídos por sua exuberância. Para chocar a família, ela se envolve com o sobrinho, o jovem seminarista Ricardo (Cássio Gabus Mendes), filho de sua rancorosa irmã Perpétua (agora Joana Fomm).

Confira abaixo o resumo semanal da novela Tieta

Novela Tieta Canal Viva: resumo dos próximos capítulos


Capítulo 194 – sábado, 09 de dezembro: Juracy pega a chave da casa de Carol, com a desculpa de mandar sua empregada fazer lá uma faxina. Arturzinho viaja. Leonora decide realizar o complexo turístico que Ascânio idealizou. Juracy manda cartas anônimas para Marcolino, sugerindo que ela tem um amante e que os encontros dos dois são na casa de Carol. Osnar diz a Tieta que quer ficar com ela para sempre. Osnar comunica aos amigos que resolveu namorar Tieta. Dez dias depois, Arturzinho volta.

Capítulo 195 – segunda, 11 de dezembro: Arturzinho ameaça Tieta de mostrar o dossiê sobre sua vida a toda a cidade se ela não desistir de Mangue Seco. Helena procura Mirko, que queima a mão dela com um cigarro. Milu conta ao coronel que Arturzinho é o culpado pela morte de Mirandinha. Imaculada e Gladstone chegam. Milu revela ao coronel que Arturzinho preparou tudo para a mãe flagrá-lo com a sobrinha, o que a levou ao suicídio. Leonora e Carmosina avisam a Tonha que Arturzinho quer destruir Tieta. Ricardo e Imaculada iniciam o namoro. Arturzinho faz Tonha desistir de saber a verdade com Tieta. Filó põe sonífero no chá do coronel, mas ele não bebe. O clipe de Elisa passa na TV e ela decide ir embora do Agreste. Leonora, Ascânio, o coronel e Helena saem armados. Perpétua lê o dossiê sobre Tieta. Arturzinho é morto na prefeitura.

Capítulo 196 – terça, 12 de dezembro: A arma que matou Mirko é deixada ao lado do corpo. Perpétua vê o assassino deixando a prefeitura, vai até lá e, ao sair, esquece seu terço. Tonha dá dinheiro a Elisa para ela conhecer São Paulo. Amintas pede Amorzinho em casamento e eles passam a noite juntos. Filó não vai ao encontro com Leôncio porque o coronel passa mal. Tieta procura Mirko na prefeitura. Perpétua leva o padre e Osnar até lá e eles encontram Tieta com a arma. Perpétua diz a Tieta para confessar o crime antes que todos descubram o seu segredo, mas jura não saber de nada. Tieta a acusa de já saber da morte de Mirko e ter armado o flagrante.

Capítulo 197 – quarta, 13 de dezembro: Elisa comunica a Timóteo que vai para São Paulo. Carol o aconselha a ensinar a Elisa o que ela quer aprender. Gladstone e Ascânio convocam todos para uma reunião para descobrir quem matou Mirko. O coronel diz a Filó que vai se casar com ela para que ela possa tomar conta de tudo quando ele morrer. Bafo de Bode avisa a Perpétua que seu terço está na sala do crime e que, se ela não contar quem é o assassino, vai falar que ela esteve lá. A reunião começa e Perpétua pede para falar sobre Tieta.

Capítulo 198 – quinta, 14 de dezembro: Filó dá dinheiro a Trapizomba para ele se esconder. Quando Perpétua vai contar quem é o assassino, Filó entra na sala, acusa Trapizomba e dá a Perpétua uma bolsa cheia de dinheiro para ela confirmar a história. Timóteo rasga a roupa de Elisa para não deixar ela embarcar. Depois, ele a leva para casa, tira a sua roupa e a deita na cama. Perpétua é obrigada a contar a Tieta que o assassino é o coronel. Helena encontra o dossiê de Tieta e Perpétua a espanca para impedi-la de desmascarar a irmã no seu lugar. Leonora avisa a Ascânio que vai concretizar o projeto do complexo turístico. Na missa para Arturzinho, Perpétua diz a todos que Tieta é quenga.

Capítulo 199 – sexta, 15 de dezembro: Perpétua conta sobre o bordel de Tieta, mas, ao tentar provar o que diz, vê que o dossiê pegou fogo. Enlouquecida, ela avança para a irmã, que lhe arranca a peruca. Perpétua sai correndo para casa, tem uma visão do Major e some. Tieta abre a caixa branca e todos se espantam ao ver ali as partes íntimas do Major. Amorzinho decide não se casar com Amintas e vê-lo apenas de vez em quando. Marcolino passa a noite com Juracy na cama redonda de Carol. Osnar e Tieta terminam porque ele não conseguiria morar em São Paulo. Antes que ele saia de sua casa, ela revela que tudo o que Perpétua disse era verdade. Tieta vai embora sem Leonora, prometendo a Carmosina que voltará para ver seu bebê. Osnar e Carol reatam. Filó e o coronel se casam. Dário escreve para Carmosina, falando de uma dupla gravidez. Carmosina tem uma menina, Gladstone pede para ela ser a última mulher de sua vida e eles ficam juntos. Modesto leva uma nova amante para Mangue Seco. Leonora volta a viver com Ascânio. Filó e seus “rolinhos” vão à fazenda dar a mesada das “rolinhas”, que estão casadas e grávidas. Imaculada e Ricardo se casam. Tieta inaugura o complexo turístico. Bafo de Bode abre o seu circo.

Fonte: Resumo Novelas Canal Viva Tieta Resumo dos próximos capítulos