Novela Império: Elenco e Personagens | Resumo das novelas Globo, SBT, Record, Canal Viva e Band

Novela Império: Elenco e Personagens

Atores e Personagens novela Império

Chay Suede
Personagem: José Alfredo de Medeiros (1ª fase)

Aventureiro e sonhador, o jovem José Alfredo chega do interior querendo mudar de vida. As consequências de um amor proibido o fazem conhecer um homem misterioso que mudará sua vida para sempre.

Alexandre Nero
Personagem: José Alfredo de Medeiros

O Comendador (como é conhecido por todos) é dono de um verdadeiro Império – a rede de lojas Império Jóias. Frio e certeiro nas decisões da sua vida pessoal e nos negócios, é um homem de temperamento difícil. Vive às turras com a esposa e filhos – menos com Maria Clara, a filha do meio. Só usa preto e esconde um passado cheio de mistérios e surpresas.

Adriana Birolli
Personagem: Maria Marta Medeiros (1ª fase)

Descende de uma decadente família aristocrática do Rio de Janeiro. Recém-separada, descobre que perdeu tudo (menos sua pompa). O acaso, ou o destino, colocará em seu caminho o homem que se tornará seu novo amor e marido e que será responsável por lhe devolver o status, prestígio e dinheiro que havia perdido.

Lilia Cabral
Personagem: Maria Marta Medeiros

É conhecida como a Rainha do Exílio e alimenta um grande amor por seu marido, José Alfredo, mesmo sabendo que o relacionamento entre eles já acabou há tempos. Capaz de fazer tudo para conseguir seus objetivos. Para defender seus filhos (principalmente o mais velho, José Pedro), Maria Marta abrirá guerra contra o Comendador para reconquistar tudo que deseja.

Caio Blat
Personagem: José Pedro

É o filho mais velho do Comendador e casado com Danielle – uma ex-moça do tempo. Ambicioso, quer mostrar ao pai que merece ser seu escolhido e capaz de sucedê-lo à frente do Império. Com a ajuda da mãe (que o tem como predileto) será capaz de tudo para conquistar aquilo que mais deseja: poder. Mas suas decisões nos negócios da empresa – nem sempre acertadas – comprometem sua reputação junto ao Comendador.

Maria Ribeiro
Personagem: Danielle

Esposa de José Pedro, é fútil, consumista e gastadeira. Se vale de muito carinho e sexo para administrar os constantes estresses do marido referentes aos problemas de sucessão do Comendador. É mãe de Bruna, filha de um relacionamento anterior, e que José Pedro cria como se fosse pai. Vive às turras com Maria Marta, que a vê como um obstáculo para o triunfo do filho nos negócios.

Kiria Malheiros
Personagem: Bruna

Filha de Danielle, adotada por José Pedro quando ele se casou com sua mãe. Bonita e sem papas na língua, convive com as constantes lições de moral da mãe de seu padrasto, Maria Marta.

Daniel Rocha
Personagem: João Lucas

O filho mais novo é o irresponsável da família. Viu seus irmãos crescerem à sombra dos pais, recebendo todo o carinho e preferência de ambos. A rejeição que sente por aquilo que acredita ser indiferença é muito forte e se expressa através de uma revolta exacerbada. João Lucas é um caso extremo de rebeldia sem causa.

Leandra Leal
Personagem: Cristina

Filha de Eliane, carrega a grande dúvida sobre se é ou não filha de José Alfredo (irmão de Evaldo, aquele que achava ser seu pai). Leva uma vida humilde e repleta de obstáculos, mas não se deixa abater e luta para superar todos os desafios. Vive sob os olhares atentos e ambiciosos de sua tia Cora.

Rafael Losso
Personagem: Elivaldo

Filho de Eliane e (filho legítimo) de Evaldo. Nunca teve grandes ambições na vida e sempre foi fonte de preocupações para sua mãe e, posteriormente, para Cristina, sua irmã. Teve um caso amoroso com Tuane que, após ter um filho fruto desse relacionamento, abandonou a criança com ele.

Vanessa Giácomo
Personagem: Eliane (1ª fase)

Esposa de Evaldo, vive um casamento morno com o marido. Não que não exista amor, e que ele não seja um bom marido para ela. Apenas o que lhe é oferecido não supre sua principal característica: ser desvairadamente romântica. Vive sob os olhares controladores de sua irmã Cora, mas tudo muda com a chegada de seu cunhado José Alfredo.

Malu Galli
Personagem: Eliane

Com o passar dos anos, carrega a culpa de não ter seguido seu grande amor e por ter sido influenciada por sua irmã Cora. Viúva, essa profunda tristeza a faz ser amargurada com a vida e uma pessoa extremamente doente. Se preocupa e batalha pelo futuro de seus filhos, mas nada apaga os sentimentos sobre suas escolhas no passado.

Marjorie Estiano
Personagem: Cora (1ª fase)

Maledicente, fofoqueira e – quando encontra pela frente alguém mais fraco como é o caso de Eliane – manipuladora, Cora se ocupa da vida de todos e só não vê defeitos em si mesma. Não suporta ver a irmã feliz e livre de sua influência. É capaz das maiores maldades para que tudo saia conforme seus desejos ambiciosos.

Drica Moraes
Personagem: Cora

O tempo passou e a amargura de Cora apenas aumentou, assim como sua ambição e seu relacionamento de posse e manipulação frente à família. Depois que descobre que José Alfredo se tornou um homem milionário, mantém a ideia fixa de tirar proveito disso a qualquer custo, mesmo que para conseguir passe por cima dos sentimentos das pessoas que convivem com ela.

Adriano Alves
Personagem: Victor

Filho de Elivaldo e Tuane, é uma criança adorável e muito carinhoso com o pai e a tia, Cristina. Apesar de ter sido abandonado, se torna extremamente curioso quando conhece a mãe e passa a querer saber melhor quem é ela.

Erom Cordeiro
Personagem: Fernando

Advogado e namorado de Cristina. Já se conhecem há anos e namoram há quase tanto tempo. É completamente apaixonado por Cristina e está sempre ao seu lado para apoiá-la e ajudá-la nos momentos difíceis.

Nanda Costa
Personagem: Tuane

Engravidou ainda jovem de Elivaldo e, mesmo tendo decidido ter o filho, foi capaz de abandoná-lo com o pai assim que a criança nasceu. Ambiciosa, retorna casada com um homem mais velho e cheio da grana para tentar recuperar a guarda de Victor, seu filho.

Flávio Galvão
Personagem: Reginaldo

Extremamente ciumento e possessivo, sabe que tem Tuane nas mãos graças a seu dinheiro e poder. Vai ajudá-la na disputa pela guarda do seu filho, Victor. Mas tudo tem seu preço, e Tuane sabe bem disso. Esconde uma história obscura em seu passado.

Ailton Graça
Personagem: Xana Summer

Dono do salão de beleza onde as moças de Santa Teresa batem ponto, é amigo e conselheiro de todos que o rodeiam. Sempre amável, carinhoso, mas também muito sincero. Dá duro o ano todo para fazer a alegria das crianças da comunidade no dia de Cosme e Damião. É fã de carteirinha de Donna Summer.

Alejandro Claveaux
Personagem: Josué (1ª fase)

Piloto de helicóptero. Conhece José Alfredo em suas idas ao Monte e se torna mais que um amigo, vira o homem de confiança do jovem.

Roberto Birindelli
Personagem: Josué

Após diversas provas de lealdade, é contratado oficialmente por José Alfredo. Piloto de helicóptero, segurança, investigador privado, entre outras funções, Josué é fiel ao homem que lhe paga um excelente salário e não vê problema nenhum em estar à disposição dele dia e noite. Tem um caso com Helena, a amiga fiel de Maria Marta.

Othon Bastos
Personagem: Silviano

Mordomo e homem de confiança de Maria Marta, por quem possui verdadeira adoração. É extremamente discreto e totalmente fiel a sua patroa. Dá um valor extremo a sua profissão e trata de valorizá-la ainda mais no dia a dia, servindo aos patrões com requinte e pompa, tal qual um serviçal inglês do início do século XIX.

Marina Ruy Barbosa
Personagem: Maria Isis

Linda, jovem e extremamente frágil. Possui um amor sincero pelo Comendador, com quem vive um caso amoroso. Porém se vê dividida entre a fidelidade que tem a sua família – verdadeiros aproveitadores que a usam para sugar dinheiro de José Alfredo – e seus sentimentos frente ao homem que ama.

Zezé Polessa
Personagem: Magnólia

Mãe de Maria Isis. Interesseira, aproveitadora, sem qualquer noção de ética, capaz de explorar ao extremo a filha – tudo isso para não ter de trabalhar nem ganhar a própria vida. Tem no marido Severo um cúmplice à altura. Os dois são tão ruins que se bastam… Mas ainda contam com a ajuda do filho Robertão, que é bonitão, mas tão ordinário quanto os pais.

Tato Gabus Mendes
Personagem: Severo

Pai de Maria Isis e cúmplice fiel nas armações mais absurdas de sua esposa, Magnólia. É menos duro com a filha que a mulher, mas como faz o que Magnólia quer, sempre acaba magoando Maria Isis.

Rômulo Neto
Personagem: Robertão

Filho de Magnólia e Severo, irmão de Maria Isis. O que tem de bonito tem de ordinário. Preguiçoso, é do tipo “à toa” que só quer aproveitar a vida e viver às custas do dinheiro que Maria Isis ganha do Comendador.

Paulo Betti
Personagem: Téo Pereira

Maldoso e ferino, destila todo seu veneno nas notícias que publica em seu blog. Não é muito amante da verdade, por isso de vez em quando apela para o “segundo me contaram” e publica uma notícia mentirosa – razão dos vários processos a que responde. Persegue figuras públicas e da sociedade, e quando cisma com alguém… Sai de baixo!

José Mayer
Personagem: Cláudio Bolgari

Badalado cerimonialista da sociedade carioca, sendo o mais requisitado de todos os profissionais do gênero. Cobra caríssimo por esse tipo de serviço! É casado com Beatriz e pai de Enrico e Bianca, com quem forma uma família feliz e perfeita (ou quase perfeita)

Joaquim Lopes
Personagem: Enrico Bolgari

Filho de Cláudio e Beatriz, criado para ser um homem fino e muito bem preparado. É dono de um restaurante que leva seu nome e que se tornou o ponto de encontro preferido dos ricos e antenados. É noivo de Maria Clara.

Rafael Cardoso
Personagem: Vicente Ferreira da Silva

É um mestre do improviso quando está na cozinha fazendo aquilo que mais gosta: cozinhar! Foi obrigado a sair do Rio de Janeiro ainda criança, mas prometeu a sua namoradinha da época, Cristina, que retornaria à Cidade Maravilhosa para dar continuidade a esse amor infantil que teve que deixar no passado.

Thiago Martins
Personagem: Evaldo (1ª fase)

Irmão de José Alfredo e marido de Eliane. Homem simples, trabalhador e muito sério. Ama (da sua maneira) a esposa, apesar desse sentimento não completá-la da forma que ela sempre quis. Não vivem em luxo, mas também não deixa faltar nada em casa – nem a Eliane, nem a sua cunhada, Cora.

Reginaldo Faria
Personagem: Sebastião Ferreira (1ª fase)

Homem misterioso que surge na vida de José Alfredo num momento difícil e de grande decepção. Torna-se tão importante que é capaz de mudar radicalmente a vida do jovem e apontá-lo para o caminho que o tornará o homem poderoso que é nos dias atuais.

Regina Duarte
Personagem: Maria Joaquina

Bonita, pragmática e decidida. Mora em Zurique, onde comanda uma empresa especializada na compra de diamantes. Possui um passado misterioso com Sebastião e, assim como ele, também se tornará importante e responsável por aquilo que José Alfredo é nos dias atuais.

Cris Vianna
Personagem: Juliane

Conhecida como Juju Popular, nos tempos em que era rainha de bateria de escola de samba, Juliane abandonou tudo quando se apaixonou por Orville. É batalhadora e decidida e, hoje, forma uma família ao lado do marido artista plástico e do filho do casal.

Paulo Rocha
Personagem: Orville Neto

Pintor de prestígio, casado com Juliane e pai de Orville Junior. Apesar de ter prestígio com suas telas, é reconhecimento mesmo por ser um falsificador de quadros – apesar de sua família não saber dessa atividade escusa.

Viviane Araújo
Personagem: Naná

Manicure e confidente de Xana no salão. Forma com ele quase que uma dupla dinâmica.

Letícia Birkheuer
Personagem: Érika

Natural de Santa Catarina, está no Rio para ganhar a vida como jornalista. Aprendiz de Téo Pereira, não consegue suportar sua falta de ética e seus vícios. Mas, no fundo, nutre pelo patrão uma amizade verdadeira, talvez a única que ele conheça.

Jonas Torres
Personagem: Ismael

O catador de lixo é ex-marido de Lorraine e seu freio ético. Extremamente honesto, está sempre atrás da ex para ajudá-la a sair das enrascadas e na esperança de voltarem a se entender de novo.